Blog

Posicionamento de marca: entenda como o marketing digital pode ajudar nesta etapa!

Posicionamento de marca: entenda como o marketing digital pode ajudar nesta etapa!

Sumário

Já parou para pensar como a sua marca é vista pelo público? Agora, depois dessa pergunta, provavelmente está pensando. Aproveite, e por um instante, visualize algumas das marcas mais celebradas no mundo todo e como elas se apresentam.

Neste momento, você está analisando o posicionamento da marca – que é basicamente, como uma empresa é vista aos olhos do público que se destina.

E você, sabe como seu público-alvo enxerga sua empresa? Ou melhor, tem definido qual a posição de destaque deseja conquistar no seu segmento?

Confira neste conteúdo os pontos mais importantes sobre posicionamento de marca e ainda desvende como o marketing digital pode ser um grande aliado nesta etapa! Continue a leitura!

O que é e como funciona o posicionamento de marca?

Posicionamento de marca é a estratégia de branding que busca ocupar um lugar único na mente do público-alvo.

Essa passagem é inspirada no clássico livro: Posicionamento: A Batalha por sua mente (M. Books, 2009), de Al Ries e Jack Trout. Nele se fala sobre a luta do marketing para conquistar um espaço privilegiado na memória do consumidor.

E realmente, basta olhar pela janela para ver que existe uma verdadeira guerra pela atenção das pessoas acontecendo lá fora e cabe a você saber escolher as melhores armas e desenvolver estratégias sábias, para trazê-las para o seu lado.

Ou seja, o sucesso da sua empresa depende de um posicionamento certeiro. Pense que o foco dessa estratégia está além do produto – o alvo aqui, é a percepção do consumidor.

Okay, mas como fazer isso?

A imagem do seu negócio frente ao seu público precisa ser estruturada, o pontapé inicial pode ser dado ao se perguntar:

  • Quem é a minha persona?
  • Quais são as dores que minha marca pode resolver?
  • E os prazeres que ela pode proporcionar?
  • Como destacar os diferenciais do meu negócio em relação à concorrência?
  • Como eu quero que a minha marca seja reconhecida?

Tendo a resposta para essas questões, o próximo passo é tirar do papel, desenvolver uma estratégia para comunicar tudo isso, da forma mais impactante possível.

Colocando em prática

Posicionamento de marca: entenda como o marketing digital pode ajudar nesta etapa!

Segundo a Endeavor, existe uma base conceitual para se construir um posicionamento atraente para o público, começando por perguntar o que o mercado PRECISA. O posicionamento então, deveria endereçar algumas questões:

QUEM são nossos target buyers (público potencial consumidor)?

QUAIS de seus problemas e necessidades vamos resolver?

POR QUE nossa empresa é a melhor alternativa?

A estrutura eficaz (partes e focos) poderia ser:

“Para aqueles que ……… (clientes alvo) necessitam de…. (alternativas correntes), nós oferecemos…… (objeto da inovação) que provê….. (capacidade de resolver problemas e necessidades detectados) e de forma única….. (diferenciais da inovação proposta)“.

Bem mais atraente para o público, não é mesmo?

Pontos importantes sobre o que é o posicionamento de marca

  • Só se concretiza mesmo quando sua marca se intensifica no imaginário do seu cliente;
  • O posicionamento de marca desperta um cruzamento entre valores, sentimentos, memórias afetivas e uma personalidade que só sua marca tem, e que faz a lembrança ser imediata, na mente do consumidor;
  • As pessoas podem lembrar da sua marca pelas características únicas, utilidade, comparação com a concorrência, pelos usuários, dentre outros fatores;
  • Tudo depende da estratégia que você escolher para se destacar no mercado.

Importância do posicionamento de marca

Com as passagens anteriores deste artigo, você já deve ter percebido o valor que um bom e efetivo posicionamento de marca pode agregar ao seu negócio.

Você quer vender mais, isso é fato, então sua empresa precisa ser o centro das atenções. E adivinha só? A estratégia capaz de gerar esse resultado é justamente o posicionamento de marca.

Quando falamos em centro das atenções, queremos dizer em ter uma presença marcante e consolidada no mercado, a ponto de atrair os clientes naturalmente.

Com essa estratégia, é possível conquistar a admiração do público e desfrutar de vantagens como:

  • Fidelização do Cliente: destaque na mente do consumidor = se posicionar acima da concorrência, e assim garantir a fidelização dos clientes, mostrando que a sua empresa merece a preferência deles.
  • Controle da imagem: marcas em posição de liderança em seu segmento exercem maior influência e podem se diferenciar constantemente dos concorrentes.
  • Aumento da competitividade: quanto melhor seu posicionamento, maior será a capacidade de superar a oferta da concorrência e disputar a atenção do consumidor.
  • Maior e melhor conexão com o público: pessoas se identificam e se conectam emocionalmente com as marcas a partir de seus valores. Não por menos, a escolha da marca está ligada ao estilo de vida, comportamento e princípios.
  • Clareza nas decisões: o posicionamento de marca resulta em melhor definição de objetivos da empresa e ações efetivas para colocar em prática.

O Marketing Digital é um forte aliado para o posicionamento de marca!

Educando a sua audiência é possível virar referência e assim tornar-se uma presença constante na vida do seu público-alvo. Isso quer dizer que a sua marca vai ser a primeira a surgir na cabeça do consumidor, quando o assunto for o nicho no qual você está inserido.

Isso vale para quando o público tem alguma dúvida, precisa resolver um problema, encontrar alguma solução etc. E adivinha só qual canal te permite fazer isso precisamente? O digital!

A seguir, separamos alguns “porquês” de o marketing digital ser uma alternativa inteligente para fortalecer seu posicionamento de marca:

O marketing digital permite atingir o público de maneira contínua

O marketing digital permite atingir o público de maneira contínua

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo G1, o brasileiro passa cerca de nove horas e quatorze minutos conectado à internet, principalmente pelo smartphone.

O que isso nos diz? É cada vez maior a presença do público que você pretende atingir na internet e em seus vários meios, como nas redes sociais.

Logo, investindo em estratégias de marketing digital, sua empresa usará exatamente esse canal para chegar até as pessoas. E como elas passam muito tempo conectadas, é possível fortalecer o relacionamento estando próximo antes, durante e depois da compra.

Ou seja, por meio de estratégias digitais, sua empresa pode marcar presença na vida do consumidor e em seu cotidiano mesmo quando ele não está comprando. E isso fortalece o posicionamento de marca.

Fixação da marca

A lembrança da marca fortalece o posicionamento de mercado, e isso é mais uma consequência do marketing digital. Diz respeito, principalmente, a quão facilmente o público lembra do seu negócio na hora da compra.

Tenha em mente que, quando se fala em um determinado nicho, a marca que é lembrada mais rapidamente e pelo maior número de pessoas é considerada top of mind. E com estratégias digitais, o seu negócio estará mais próximo de atingir esse objetivo.

A grande vantagem neste cenário, é que a empresa se consolida, ao mesmo tempo em que consegue firmar uma divulgação orgânica e contínua, diminuindo os esforços necessários para converter os clientes.

Estratégias digitais posicionam a empresa como autoridade

Alguns caminhos que o marketing digital oferece podem contribuir para que a sua marca assuma uma posição de autoridade. Marketing de conteúdo e Inbound Marketing, são exemplos de estratégias que a empresa pode usar para fornecer informações úteis e de valor, indo muito além do objetivo de vendas, gerando defensores da marca.

Lembre-se que ao educar o mercado e fazer as pessoas visualizarem como resolver certos problemas, aumenta a confiança por parte do público. Assim, quando forem fazer as compras para solucionar as questões, são grandes as chances de que prefiram a empresa que os envolveu em uma jornada – sem que eles nem percebessem.

Construção de uma reputação forte

Para estar à frente dos concorrentes, a empresa precisa ter uma marca em que as pessoas acreditam. Isso quer dizer que oferecer bons serviços e produtos, pode não ser o suficiente, é necessário fazer com que os elementos positivos sejam reconhecidos facilmente.

Essa situação ter a ver com a construção da reputação da sua empresa. Podemos concluir que: quanto melhor a reputação, maiores são as chances de vendas e de se manter firme no mercado. Mas o que o marketing digital tem a ver com isso?

O papel das estratégias digitais na verdade é bem fácil de entender: através da autoridade, relacionamento e confiança, o marketing digital possibilita que a empresa fortaleça e propague sua reputação. Logo, os resultados tendem a ser progressivamente melhores.

Isso significa que, ao atingir o público continuamente, o marketing digital garante fortalecimento e estruturação da comunicação. E como consequência de se tornar uma autoridade, gerar relacionamento e construir reputação, o posicionamento de mercado da empresa se torna mais forte.

E então?

Neste conteúdo apresentamos os principais pontos sobre posicionamento de marca e como é possível fortalecê-lo através do marketing digital.

Elencamos os fatores mais importantes sobre o assunto, bem como o fato de que a sua forma de aplicação em meios digitais pode ser bastante vantajosa.

Quer entender mais como as estratégias de marketing digital podem contribuir para o posicionamento de marca do seu negócio? Clique abaixo, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

 

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!