Como gerar Leads no Facebook

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Como gerar Leads no Facebook

O que é Lead?

Termo muito comum na área de Marketing Digital, Lead se refere a um potencial consumidor/cliente de uma marca. Alguém que demonstrou interesse em consumir o produto ou serviço, entrando em contato com a empresa para mais informações ou assinando um newsletter, por exemplo; assim a empresa passa a possuir dados de contato (e-mail, telefone, etc.) do cliente em potencial.  Em uma visão mais ampla, um lead pode ser composta por um mailing list e suas extensões, mas pode também servir como referência para os contatos de uma marca nas redes sociais, como seguidores no Twitter, Instagram ou Linkedin, curtidores de uma Fanpage do Facebook, inscritos em um canal no YouTube, etc. Ou seja, de um modo simplificado, uma lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independente da forma de contato.

O que é o Facebook Ads?

Facebook Ads é o sistema de anúncios publicitários pagos, veiculados dentro da plataforma do Facebook. É hoje uma das mídias pagas mais eficientes de Marketing Digital. Os anúncios possuem uma grande variedade de formatos para a campanha, não se limitando apenas aos textos.  Com base em todo o comportamento do usuário na rede social, o Facebook filtra os conteúdos através de um algorítimo que determina qual é mais relevante para cada usuário. O poder de segmentação do Facebook Ads é enorme e você pode detalhar para a ferramenta o perfil do público que você deseja alcançar. A última sacada genial da plataforma foi desenvolver uma forma rápida de como você pode obter Leads através dos anúncios da rede: o Geração de Cadastros.

O que é o Geração de Cadastros?

O Geração de Cadastro é um formato de anúncio disponibilizado pela rede social para que empresas consigam criar formulários simples para coletar dados dos usuários. Essa funcionalidade gera Leads através de mídia paga sem que o usuário impactado pelo anúncio precise sair da rede social. Em uma campanha tradicional, é criado um anúncio e, ao despertar o interesse do usuário, o mesmo clica no banner e é redirecionado a uma página fora do Facebook (geralmente site específico) onde preenche suas informações em troca de algum produto ou serviço.

Com a nova forma de anúncio, quando o usuário clicar no anúncio, aparecerá um formulário dentro do próprio Facebook, já previamente preenchido com suas informações públicas (como nome e e-mail), bastando apenas dois cliques para o processo estar finalizado: um no anúncio e outro para enviar as informações já previamente preenchidas.

A ferramenta foi desenvolvida apenas para dispositivos móveis, onde o preenchimento de formulários comumente é mais trabalhoso em comparação com o desktop, devido a interface dos dispositivos, o que faz muitos usuários desistirem do processo ao se deparar com a necessidade de preencher alguma coisa.

Além disso, nos anúncios de leads do Facebook, as empresas têm a possibilidade de personalizarem os formulários com perguntas abertas ou de múltipla escolha, para que recebam as informações que mais interessam aos seus negócios. Assim, cada formulário de anúncio de leads oferece campos padronizados (que já estarão preenchidos) e campos personalizáveis, que as empresas podem perguntarem algo mais direcionado ou específico, de acordo com seus objetivos.

Como gerar leads no facebookDicas para uma boa campanha para gerar leads no Facebook:

 

  • Se possível, inclua cupons ou outros incentivos nos anúncios de solicitam cadastro, é necessário incentivar os usuários para compartilhar a informação com sua empresa.
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  • Forneça mais contexto do que faria em um anúncio tradicional. Certifique-se de que está claro para os visualizadores de que eles devem enviar informações pessoais para receber a oferta.
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  • Tente criar alguns conjuntos de anúncios diferentes com diversos formatos. Teste e experimente vários formulários para descobrir qual formato dará o menor custo por cadastro.
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  • Peça somente as informações de que você realmente precisa. Perguntas adicionais podem aumentar a probabilidade de que a pessoa abandone o formulário antes de evitá-lo.
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  • Você pode fazer perguntas em aberto, mas lembre-se de que qualquer necessidade de inserir texto aumenta o trabalho de preencher um formulário. Por isso, dê preferência as à múltipla escolha, já fornecendo opções para que as pessoas possam escolher como respostas.
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  • Na múltipla escolha, tente limitar as opções a apenas três ou quatro. Isso reduz as rolagens e melhora a experiência do usuário.
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  • Adicione uma tela de boas-vindas ao seu anúncio de Leads para convencer as pessoas a a enviarem suas informações de contato. Destaque as vantagens que seu negócio oferece ou ofertas especiais que os usuários receberão ao se inscreverem.
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  • Importante: Assegure às pessoas de que você não usará indevidamente as informações que elas compartilharem com você, se possível já na tela de boas-vindas, para ganhar confiança. O Facebook também exige de todos que criam um anúncio de cadastro que possuam uma política de privacidade publicada no site e é necessário linkar o endereço na campanha.
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  • Escolha veicular seu anúncio em horários estratégicos para o seu negócio.
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  • Ao escolher a otimização por “adquirir cadastros”, é importante dar um lance maior para obter alcance suficiente para o anúncio. O Facebook recomenda dar um lance real pelo custo por cadastro, ou seja, o valor real máximo que você pode pagar por um cadastro e ter um retorno sobre o investimento.
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  • Implemente o pixel do Facebook em todo o site para permitir uma melhor otimização dos anúncios e a criação de Públicos Semelhantes.
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  • Experimente configurar conjuntos de anúncios com diferentes direcionamentos, lances e formas para encontrar a combinação ideal para maximizar o retorno.

 

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