Site, aplicativo ou web app?

Voltar
Site, aplicativo ou web app?

Você sabe a diferença entre um site, um site mobile (web app) e um aplicativo para celular? Qual é a melhor plataforma para sua empresa? Cada uma dessas 3 opções possui suas vantagens e particularidades. É muito comum empresários solicitarem o desenvolvimento de um aplicativo para celular quando na verdade o que eles precisavam era apenas um site responsivo, ou vice-versa. Um erro deste pode significar perda de tempo, dinheiro e clientes. Neste post vamos te ajudar a diferenciar uma da outra e escolher qual é o melhor investimento para sua empresa.

Site

Site é uma solução que funciona pelo acesso no navegador (web browser), ou seja, pode ser usado no computador ou no celular. O site é o coração do marketing digital! Toda empresa precisa de um site e, com o crescimento do marketing digital, ele é uma das principais ferramentas de venda das empresas. Não jogue fora este canal com um site mal feito!

Já falamos aqui no blog sobre os sites responsivos e porque é importante para sua empresa ter um. O site responsivo tem o layout preparado para se adaptar ao formato de um computador, tablet ou smartphone. Quando o visitante visualiza o site no computador, o formato se expande e aproveita toda a tela. No celular, as informações mudam de posição, preservando o tamanho.

Não é porque um site roda no celular que ele é responsivo! Todo site funciona no smartphone, pois os celulares contém um browser (navegador) igual ao do computador. Porém, quando ele não é responsivo, o visitante é obrigado a ficar colocando e retirando o zoom para conseguir navegar e visualizar as informações, além do carregamento ser lentos e muitas imagens ficarem comprometidas. Ou seja, o potencial cliente tem uma experiência ruim e, conforme apontam pesquisas, a tendência e desistir do site entre 5 e 10 segundos.

Site mobile (web app)

O site mobile, também chamado de web app, tem um formato diferente do convencional, embora use a mesma tecnologia que o site responsivo. Normalmente ele é mais utilizado para facilitar a navegação, apresentando informações em formato de lista, sem possuir tantas abas e imagens. Assim, ele não é uma cópia do site comum que abrimos no computador, e sim um site feito especialmente para dispositivos mobile, pensando numa maior navegabilidade.

Grandes empresas de e-commerce costumam ter um site convencional (normalmente “não responsivo”) e um site mobile, para garantir a melhor navegação possível. Assim, quando o servidor dessas lojas reconhece que o dispositivo que está acessando é um smartphone, ele direciona o usuário para a versão mobile. Essa técnica permite ir ainda mais longe na usabilidade para dispositivos móveis.

No entanto, possuir um Web App gera um custo duplicado, uma vez que você terá que investir em dois sites: um para desktop e outro para dispositivos mobiles - o que implica em dois layouts e dois desenvolvimentos distintos. Essa opção compensa dependendo do tipo de conteúdo que o site quer fornecer e do tamanho (e quantidade de acessos) da sua empresa.

Além das lojas de e-commerce, grandes portais de notícias também utilizam muito este tipo de site, devido à grande quantidade de conteúdo e atualizações. Por possuir um layout muito resumido e carregar poucas imagens, eles são carregados de maneira mais rápida, o que os tornam mais acessíveis para a maioria das pessoas.

Aplicativo para celular (App)

Um aplicativo para celular, muito diferente do site responsivo ou do site mobile, é um software. A diferença entre um Web App e um App é grande. Na verdade, do ponto de vista técnico, é 100% diferente. Um Aplicativo para Celular é um software que precisa ser baixado e instalado no smartphone, rodando diretamente no sistema operacional. Já o Site Mobile (Web App) roda em um navegador, afinal, ele não passa de website com um formato diferenciado.

O App é construído para a plataforma do dispositivo, que pode ser IOS (iphone), Android (Samsung Galaxy, LG, etc) ou Windows Phone (Nokia). Por funcionar no sistema operacional do aparelho, tem facilidade para acessar alguns recursos, como geolocalização, câmera, fotos, etc. Um aplicativo mobile (App) pode atingir um desempenho muito melhor e tem capacidade para utilizar os recursos do dispositivo. Assim, a experiência do usuário costuma ser muito superior! Mas, cuidado! Ele não é necessário para todos os casos, podendo ser uma opção menos prática para o tipo de cliente que sua empresa possui.

Grandes empresas costumam ter as duas soluções (App e Web App), pois há usuários resistentes a baixar um aplicativo. Nesse caso, o Web App roda diretamente no navegador e não exige a instalação. É importante lembrar que para o visitante só faz sentido baixar e instalar um App quando ele vai utilizá-lo com frequência (como é o caso dos serviços de banco, por exemplo). Quando é para usar uma única vez, para consultar um produto ou serviço, por exemplo, é mais cômodo usar o Site Mobile (Web App) ou mesmo um site responsivo.

Por se tratar de um software, um aplicativo precisa lidar com as diferenças entre sistemas operacionais. Além disso, é uma tecnologia mais recente e tem menos mão de obra disponível. Todos esses fatores tornam um projeto de aplicativo cerca de 2 a 3 vezes mais oneroso em relação à um Web App.

Qual escolher?

De forma resumida, o site é o primeiro passo de toda empresa, enquanto o aplicativo para celular aprimora algum ponto específico de atendimento ou vendas. Dessa forma, ter um site é sempre indispensável! A escolha ficará entre ter um site responsivo ou desenvolver um site mobile (Web App).

Essa escolha vai depender de quais informações a empresa deseja apresentar nos dispositivos mobile. Se não há necessidade de diferenciar e facilitar as informações do site convencional para o que será acessado pelo celular, o site responsivo é o bastante. Porém, se tiver necessidade de condensar informações, expor produtos ou serviços e/ou garantir melhor navegabilidade, a escolha pelo Web App é o investimento certo! O desenvolvimento dos dois sites (desktop e mobile) podem ser fechados no mesmo orçamento, para garantir um preço melhor e seguir a mesma identidade visual.

Quanto ao App, é importante avaliar se sua empresa necessita mesmo desenvolver um aplicativo próprio ou um site responsivo ou site mobile já cumprem as demandas. Alguns projetos demandam requisitos específicos que somente um App terá condições de atender, como a interação com outras funções e recursos (fotos, localização, câmera...) do smartphone. Outros projetos são bem atendidos apenas com um Web App e podem poupar gastos.

Imagens relacionadas

Voltar
Carregando...
Top