Transmissão ao vivo como estratégia

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Transmissão ao vivo como estratégia

Você já pensou em utilizar a transmissão ao vivo na estratégia de marketing digital da sua empresa? Os vídeos são uma tendência que só se expande no meio digital, e é imprescindível aprendê-la a usar a seu favor! Você quer se aproximar do seu público? Quer formar laços de confiança? Quer deixar sua marca mais forte? Quer mostrar o lado humano de sua empresa? Saiba por que e como investir em transmissões ao vivo! “Quem não é visto não é lembrado”, então apareça!

Internet e Redes Sociais

A popularização das redes sociais e o aprimoramento dos serviços e ferramentas de internet no Brasil são um dos fatores do crescimento da transmissão ao vivo. As principais redes sociais já oferecem Live Streaming: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, etc. O crescimento é tanto, que de acordo com uma pesquisa da Cisco Forecast, até o final deste ano 69% do tráfego da Internet vai ser realizado em vídeos, e a previsão para 2019 é de 80%. Portanto, investir nos vídeos como estratégia de marketing é aproveitar o hype do momento e estar atualizado no mercado!

Por que transmitir Ao Vivo?

 

Trnasmissões ao VivoHoje em dia não é impossível pensar em uma estratégia completa de marketing sem a integração de conteúdos em vídeo. Seja uma palestra, uma propaganda ou uma animação. O negócio precisa estar preparado para lidar com as novas demandas do público. É nesse cenário que surge o Live Stream. Qual a diferença de u vídeo pronto e postado para um vídeo ao vivo? Será que a transmissão em tempo real é mesmo um diferencial?

As transmissões ao vivo vem transformando a forma de como as pessoas e empresas se comunicam e se relacionam. Estima-se que o engajamento na transmissão ao vivo chegue a ser até 10x superior às interações geradas por vídeos gravados. O fato de estar acontecendo a transmissão naquele momento, gera um senso de urgência e disponibilidade muito mais latente para os usuários, que gera mais cliques e visualizações.

Este formato de vídeo ganhou espaço nas redes sociais e vem para mostrar que existe alternativa de programação para além da mídia tradicional. Durante a transmissão ao vivo pode ocorrer uma interação direta entre o emissor da mensagem e do público que o assiste. Esta interação conecta as pessoas com laço de proximidade. Esse relacionamento é muito mais forte que em uma experiência gravada!Top of Form

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Live Marketing

Live Marketing significa criar ações de marketing com o propósito de atingir seu público de forma direta e ao vivo. Em época que reter a atenção e se aproximar de seus consumidores é necessário, uma das formas de estimular esta conexão é por meio do Live MarketingE uma das principais formas de proporcionar essa conexão direta em marketing digital, é por meio da tecnologia live streaming (ou transmissão ao vivo).

Benefícios da transmissão ao vivo

Os vídeos ao vivo conseguem maior engajamento, maior alcance, maiores chances de visualização e melhor ranqueamento em SEO. Além disso, eles apresentam 3 características que os tornam importantes e estratégicos: imediatismo, singularidade e interatividade.

  • Imediatismo: Uma transmissão ao vivo só existe na condição de “ao vivo” naquele instante imediato em que ela é produzida, ou seja, de forma simultânea. Mesmo que um usuário tenha acesso posterior à gravação, a experiência jamais será a mesma daquela proporcionada pelo Live Vídeo.
  • Singularidade: Cada transmissão é única. Não adianta ensaiar e tentar reproduzir um vídeo ao vivo, isso é impossível. A interação com o público, a escolha de palavras, o contexto e tom de vozes não podem ser replicados, e é isso que as torna tão desejáveis.
  • Interatividade: Aqui está o ponto mais relevante e enéfico da transmissão ao vivo. As possibilidades de interação com os seus usuários. Isso faz com que eles entendam a importância que têm para a empresa. Além disso, uma transmissão ao vivo abre espaço para a coleta de feedbacks em tempo real.

Capturando Leads

Além dos benefícios já citados, você pode ir ainda mais longe. Com ferramentas de transmissão ao vivo profissionais, é possível capturar os dados de e-mail, telefone, ou outras informações que forem relevantes para sua estratégia com as pessoas que tem real interesse na sua empresa.

Um exemplo foi da empresa Saraiva. Em apenas 1 transmissão ao vivo de 40 minutos, foram adquiridos mais de 7000 leads de clientes fãs da saga Harry Potter. Será que isso teria sido feito com outra campanha?

Ideias para seus Lives Videos

Live StreamingO que uma transmissão ao vivo realmente oferece ao público é o contato humanizado, que pode ser estabelecido a favor da sua marca. Você pode preparar diversos tipos de conteúdos diferenciados, entre eles: bate papos, jogos, exposição de novos produtos, bastidores, coleta de feedback, sessão de perguntas e respostas, transmissão de eventos, shows e palestras, cotidiano de seus colaboradores e tudo mais que couber nas demandas da sua persona. Os exemplos mais utilizados pelas grandes empresas são: mostrar os bastidores da sua empresa ou escritório, transmitir eventos, responder dúvidas dos consumidores e fazer entrevistas.

Planejamento é tudo!

Como trabalhar de forma certeira para que a inserção desses materiais seja proveitosa desde os primeiros esforços? Aposte em um bom planejamento das ações com vídeo!

Para começar, trace um panorama geral do que você já realiza em termos de marketing e veja quais pontos normalmente são os mais efetivos. Tente entender quem normalmente é o público das suas campanhas: idade, gênero predominante, interesses, dúvidas frequentes, desejos, hábitos de compra e navegação, redes sociais em que ele está presente, linguagem que utiliza. Enfim, tudo que você achar que pode ser útil na construção de sua estratégia e de seus conteúdos.

Depois, comece a identificar as necessidades e oportunidades existentes na estratégia atual de marketing da empresa e pense como os vídeos ao vivo podem te ajudar a suprir certas demandas ou a fazer ainda mais sucesso no que já dá certo! Utilize as dicas de ideias acima e se jogue (ao vivo) na rede!

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