Google Meu Negócio – Apareça corretamente na Web!

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Google Meu Negócio – Apareça corretamente na Web!

Você já precisou procurar por algum negócio próximo (restaurante, oficina, consultório, entre outros) e utilizou o Google para verificar as empresas da região? Atualmente, com a facilidade de acesso à rede, muitas pessoas utilizam esse mecanismo para escolher um estabelecimento, especialmente se ele aparecer no Google e no Google Maps com informações de endereço, horário, comentários de clientes e fotos. O Google Meu Negócio é a ferramenta que permite que você cadastre sua empresa no Google e ela apareça na internet! Saiba aqui a importância de usar essa funcionalidade!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar o seu negócio nos resultados orgânicos de pesquisa, no Google Maps e no Google +. Ele permite que as pessoas encontrem informações que procuram de forma simples e prática e é uma ferramenta útil tanto para clientes quanto para os empresários.

O serviço surgiu em 2014 e traz diversas funcionalidades, entre elas:

  • Inserir e apresentar sua localização no Google Maps (incluindo um tour virtual pelo seu negócio e o traçado de rotas para o estabelecimento);
  • Acrescentar dados de contato, como endereço, e-mail, site e telefone (se um usuário pesquisar de um celular, ele poderá fazer a ligação a partir do próprio buscador);
  • Exibir o horário de funcionamento da loja e os horários de maior movimentação;
  • Expor as notas e comentários de clientes (recomendações e feedbacks)
  • Mostrar fotos internas da empresa e também dos produtos/serviços que a empresa oferece.
  • Compartilhar perfis de outras redes sociais (como deixar o endereço do Facebook, Instagram e outras presenças digitais da empresa).

Por que é importante estar no Google?

Ter a sua empresa presente no Google Meu Negócio pode ajudar os clientes a descobrirem os produtos e serviços que você oferece, mesmo que eles não estejam procurando diretamente pela sua empresa. Por exemplo, uma pessoa está à procura de uma oficina próxima ou de um restaurante de comida japonesa, colocará no Google o que deseja e sua empresa aparecerá na pesquisa - com informações de endereço, horários, wesite, contato, recomendações e imagens.

De acordo com o Google, as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores.

Se falarmos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante! Se você tem um micro, pequeno ou médio negócio local, fazer sua empresa aparecer nos resultados de pesquisas do Google ou no Google Maps é de fundamental importância para o negócio. O Google Meu Negócio é uma ferramenta de Marketing Digital que você pode tirar proveito gratuitamente ou gastando muito pouco.

Se enganam os empresários de negócios locais que nem se imaginam fazendo Inbound Marketing por pensarem que a metodologia é incompatível com a realidade em que vivem. Diversos empreendimentos desse tipo já tiveram resultados concretos investindo no digital e você aprende aqui quais são as vantagens disso!

Vantagens de cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio

1. Controlar a forma como os clientes te veem

Com a ferramenta, você é capaz de gerenciar as informações que os usuários do Google visualizam quando pesquisam sua empresa ou os produtos e serviços que você oferece. Segundo o próprio Google, empresas que utilizam o Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas de boa reputação pelos consumidores.

Ter a preocupação de garantir todas as informações ao alcance do cliente e ainda deixar um espaço aberto para feedback de quem já frequentou aumenta muito a confiança do potencial cliente na sua empresa.

2. Fazer com que as pessoas achem seu negócio rapidamente

Nada mais chato do que você procurar informações de um determinado local e não as encontrar, né? Especialmente se você estiver precisando com urgência. Com o Google Meu Negócio você pode garantir que todas as informações estejam a um click do seu cliente!

Para completar, se for necessário ajustar seus horários nos feriados, adicionar um novo número de telefone, fotos e promoções; o Google Meu Negócio permite fazer alterações na sua ficha cadastral e a mesma será atualizada na Pesquisa Google e no Google Maps com agilidade.

3. Transformar fotos em vendas

No menu “favoritos” você pode colocar fotos dos seus produtos ou serviços. Os usuários também vão poder upar fotos do seu negócio e das experiências que tiveram. As imagens mostram o que é exclusivo na sua empresa, e você pode adicionar quantas quiser. Empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas. As pessoas consomem com os olhos!

4. Conquistar fidelidade de clientes e potenciais clientes

Como já dito, a transparência de um canal aberto onde os clientes possam compartilhar suas experiências e darem nota gera muito mais confiança em quem busca pelo negócio. Os comentários que as pessoas deixam podem se transformar numa conversa com o cliente. Com a ferramenta, você o primeiro a saber quando um novo comentário for inserido para que possa responder imediatamente.

5. Atrair e fidelizar pessoas compartilhando novidades

É possível postar atualizações e ofertas diretamente na ficha local de sua empresa no Google e atrair quem está procurando sua empresa. Se um cliente estiver a procura de um restaurante próximo e encontrar, diretamente pelo Google, uma promoção do seu estabelecimento para aquela noite, aumentam muito as chances que ele escolha você,

6. Verificar os dados de procura sobre seu negócio na web

Tenha acesso aos dados por trás das buscas. Como as pessoas encontraram você? De onde elas vêm? O Google Meu Negócio permite que você veja insights de como os clientes pesquisaram sua empresa e de onde eles são. Também é possível ver informações como quantas pessoas ligaram diretamente para sua empresa usando o número de telefone exibido nos resultados de pesquisa. Descobrindo qual é a origem das pessoas que procuram por você e seu negócio, você tem a possibilidade de segmentar melhor seus clientes e alcançar novos! Também é possível criar e acompanhar o desempenho das campanhas do AdWords Express para divulgar seu trabalho.


PS: se eu já tiver um site, preciso do Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio complementa o website que você já tem, dando ao negócio uma identidade pública e presença com uma ficha cadastral no Google.

 

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