Instagram: a principal rede de 2017

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Instagram: a principal rede de 2017

Com mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente e um crescimento exponencial em 2017, não temos dúvidas que o Instagram é a rede mais “estourada” do ano! Mas por que a plataforma cresce tanto? E mais: o que você e sua empresa podem aproveitar com o sucesso da rede social? Escrevemos este post para compartilhar dados importantes sobre o Instagram e passar dicas e estratégias de marketing para alavancar seu negócio utilizando a rede mais queridinha do momento. Acompanhe!

Crescimento Histórico do Instagram

Em Abril deste ano o Instagram chegou aos 700 milhões de usuários ativos. O blog oficial da rede social divulgou ainda que os últimos 100 milhões foram os mais rápidos de toda a história da rede! A marca significa que o Instagram mais do que dobrou o total de usuários ao longo dos últimos dois anos – em dezembro de 2014, eram “apenas” 300 milhões. Em 25 de Setembro, Carolyn Everson, executiva do Facebook (dono da rede), ainda anunciou um crescimento maior: 800 milhões de usuários ativos por mês e 500 milhões ativos por dia. Não é uma loucura?

O crescimento atual acelerou sobretudo no primeiro trimestre de 2017, quando o Instagram recebeu o recurso Histórias com imagens e vídeos que desaparecem em 24 horas. A função Stories teve um impacto significativo no número de novos perfis e também na quantidade de usuários ativos. Estima-se que o recurso trouxe, sozinho, 200 milhões de utilizadores diários.

Outras Redes Sociais

Os 800 milhões de utilizadores já colocam a rede social à frente do Twitter, com quase duas vezes mais perfis, e aproxima ainda mais a plataforma de outras soluções do Facebook, como o WhatsApp e o Messenger, com 1,2 bilhão cada. Isso significa que o Instagram é a rede-produto do Facebook que mais cresce na atualidade e, por isso, a principal rede do ano de 2017!

No Brasil

Os Estados Unidos continuam como o país campeão em registros, mas o Brasil aparece em segundo lugar, com aproximadamente 45 milhões de usuários. Esse fato tem motivado cada vez mais empresas e marcas a investirem em anúncios e campanhas na plataforma. O Instagram é uma rede social poderosa e que apela para o visual, no qual o ser humano é muito impactado. Você já utiliza o Instagram como plataforma para divulgar conteúdo ou campanhas de marketing do seu negócio?

 

O Instagram e seu Negócio

Certamente você já ouviu a expressão “comer com os olhos”, não é? Ela se aplica também no mundo virtual. As imagens e vídeos são os tipos de conteúdos mais compartilhados nas Mídias Sociais. O Instagram é uma rede social focada em conteúdo visual, que tem se posicionado cada vez mais como uma plataforma de comunicação e publicidade de muita rentabilidade.

Em 2016, a marca lançou o Instagram para Empresas, que trouxe alguns diferenciais para negócios que querem utilizar a plataforma como meio para fazer Marketing digital:

  • O Instagram conta com a gigantesca base de dados do Facebook, que é usada para fins publicitários e tem à disposição o enorme poder de segmentação. Assim é possível oferecer anúncios personalizados e eficientes;
  • Permite ter acesso à uma base de seguidores em pleno crescimento, ganhando em média 1 milhão de novos usuários por mês no Brasil;
  • O Instagram conta com a força das imagens para contar histórias (Visual StoryTelling), o que ajuda a transmitir os valores de uma marca melhor do que com outros tipos de conteúdos;
  • Fornece a eficiência do uso das #HASHTAGS para se posicionar, um recurso que pode fazer toda diferença para sua empresa ser vista e encontrada;
  • A Rede traz a oportunidade de atingir diferentes tipos de objetivos nas campanhas publicitárias, contando com o feed e os stories.

Dicas para alavancar seu negócio no Instagram:

 

  1. Faça Vídeos: O Instagram anunciou que os usuários têm gastado mais tempo assistindo vídeos no aplicativo. O crescimento foi de 80% no último ano e a produção aumentou quatro vezes por dia em relação ao ano passado. As fotos ainda possuem 36% a mais de curtidas, porém é importante atentar-se ao crescimento e engajamento nos vídeos, que cresce cada dia mais e pode ser um diferencial!
  2. Responda os comentários: é claro que não é necessário ficar respondendo a absolutamente todos, mas é preciso garantir que as pessoas saibam que, ao comentar em uma foto, poderão receber uma resposta. Essa interação é muito importante na rede social!
  3. Crie conteúdos que eduquem, inspirem e entretenham: procure fazer uma pesquisa na rede social e na internet sobre quais os assuntos que seus clientes mais perguntam. O que eles mais se interessam? Sabendo o que as pessoas mais perguntam sobre o seu assunto, é mais fácil criar posts que falam sobre suas curiosidades.
  4. Transmissões ao vivo: invista nos vídeos ao vivo para aumentar sua proximidade com o público, saiba o porquê aqui (clique).
  5. Invista no Insta Stories: saiba aqui (clique) como utilizar as Histórias como estratégia diferenciada para fins de marketing na sua empresa.

 

Estatísticas úteis do Instagram para o seu Marketing:

 

- Sete em cada dez #hashtags no Instagram são de marcas: as hashtags ajudam na otimização e descoberta de conteúdos. Posts do Instagram com pelo menos uma hashtag têm 12,6% mais engajamento que aqueles que não as têm. Dica: escolha as hashtags e coloque-as no comentário do seu próprio post, dá o mesmo efeito que as hashtags colocadas na legenda, mas polui menos a publicação.

- 70,7% das empresas estão usando o Instagram em 2017: O aumento está estritamente relacionado com o lançamento do Instagram for Business em maio de 2016. A ferramenta conta com os recursos como informações de contato destacadas, dados importantes de analíticas,  possibilidade de criar anúncios para o Instagram, etc.

- 80% dos usuários seguem pelo menos uma empresa no Instagram: 60% dos usuários descobrem sobre um novo produto ou serviço por meio da plataforma e pelo menos 30% dos usuários do Instagram compraram um produto que descobriram por meio do Instagram. Você vai ficar de fora desta rede?

- 70% dos posts do Instagram não são vistos: Essa é triste! Porém, devido ao algoritmo utilizado, muitas publicações se perdem. Para corrigir esta estatística, o engajamento da sua empresa na rede precisa ser levado a outro nível. Poste com periodicidade e se destaque usando todos os recursos para mostrar experiências e diferenciais da sua marca!

- O público do Instagram interage mais em dias de semana: segunda a sexta são, de longe, os melhores dias para postar e maximizar o engajamento! Segundas-feiras se mostraram o melhor dia e, em geral, 15h é o pior horário para postar em qualquer dia. Os horários mais recomendados para postar incluem 02h, 08h e 17h.

- 65% dos posts de melhor desempenho no Instagram incluem produtos: mas cuidado! Antes de mudar sua estratégia de conteúdo para exibir seus produtos em cada post, não esqueça a regra 80/20. A regra afirma que aproximadamente 80% do seu conteúdo dever focar em educar, orientar e engajar seu público e apenas 20% deve ser autopromocional. 

- Fotos com rostos recebem 38% mais curtidas: adicionar rostos a suas fotos não quer dizer necessariamente que você deve tirar selfies e publicá-las na página da empresa. Fotos diferentes da sua equipe reunida ou de um evento no escritório são muito eficazes!

 

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