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Principais tendências de marketing e vendas para 2022

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Sumário

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As tendências de marketing e vendas para 2022 foram impulsionadas pela mudança no comportamento do consumidor por conta da pandemia de Covid-19. E para o contexto das empresas B2B, que já possuem vendas mais complexas, apostar em estratégias smarketing pode ser um ótimo caminho para alcançar bons resultados neste próximo ano.

Neste conteúdo iremos abordar o cenário atual que influencia nas tendências de marketing e vendas, e quais serão as principais para o ano de 2022.

Boa leitura!

Cenário atual e as tendências de marketing e vendas

Com a crise socioeconômica causada pela Covid-19, algumas tendências de marketing e vendas foram intensificadas e adiantadas. Isso porque com o uso da tecnologia como principal ferramenta de contato, em resposta ao isolamento social e ao distanciamento, ocorreram algumas mudanças de pensamento, de acordo com uma pesquisa da Deloitte.

O estudo declara que 66% dos entrevistados acreditam que a pandemia aumentou a apreciação por tecnologia bem projetada e 63% julgam que depois da Covid irão usar mais tecnologias digitais do que antes. 

Essa mudança de perspectiva, quanto a tecnologia, influencia diretamente no marketing e nas vendas. Isso porque é preciso estar cada vez mais presente nos ambientes em que o seu consumidor está inserido. 

Ou seja, se ele compra mais pela internet e entra em contato com o seu negócio através de canais digitais, é necessário estabelecer estratégias que vão contemplar essas mudanças. 

Ainda sobre o mesmo estudo, durante a pandemia, 65% das empresas aumentaram a presença nas redes sociais. Enquanto 57% mudaram significativamente as plataformas digitais para atender melhor às necessidades dos clientes. E 49% intensificaram o número de eventos virtuais e workshops.

Para o B2B essas alterações são ainda mais importantes e necessárias, visto que as vendas são geralmente mais complexas. Conforme a pesquisa da Intelligenzia, 67,2% das empresas B2B acreditam que a pandemia acelerou o amadurecimento das estratégias digitais.

E ainda, para a resposta da pergunta “como a sua empresa está gerando leads de negócios atualmente?” 68,3% responderam que tem sido por meio do relacionamento do time de vendas com o mercado, enquanto 71,4% afirmam ser através das iniciativas de marketing digital.

Tendências de marketing e vendas para 2022

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Depois da análise do contexto atual, confira a seguir as principais tendências de marketing e vendas para 2022.

Social Selling

O Social Selling é um conceito de venda por meio das plataformas digitais como Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok. Aqui o objetivo principal é gerenciar melhor o relacionamento com clientes em potencial ou já consolidados. 

Os vendedores usam abordagens, através dos perfis da empresa, de interações que criam essa conexão maior com o cliente, sem a pressa de resultar em venda.

Conforme os dados da Super Office, citados pelo Leads 2b, a maioria dos compradores B2B são ativos e envolvidos nas redes sociais. 

Atendimento conversacional

Essa tendência corresponde à mudança do comportamento do consumidor. Com o isolamento social, aplicativos de mensagem, como o WhastApp e chatbots passaram a ser o maior canal de comunicação entre os clientes e a empresa.

Aqui o objetivo é conectar o marketing e as vendas conversacionais às estratégias de marketing digital. 

Maior utilização de marketing de conteúdo

Um artigo da B2B Marketing Alliance acredita que o marketing de conteúdo ganhará mais destaque em 2022. Para eles, inclusive, esse tipo de estratégia está ligado diretamente à experiência do cliente. 

E segundo estudo da Exame sobre uma pesquisa da Salesforce, os conteúdos no próximo ano tendem a ter análises mais profundas e com base em dados. Isso porque 78% dos profissionais de marketing acreditam que o engajamento do cliente ocorre mais quando há dados. Para 2022, eles acreditam em um aumento de 75% no número de fontes usadas para dados.

Maior personalização

A personalização também é uma aposta para o marketing de conteúdo, segundo a B2B Marketing Alliance. O portal indica que 77% dos profissionais de marketing e vendas afirmam que essa estratégia constrói um relacionamento melhor com o cliente e 55% afirmam que aumenta as taxas de conversão.

O consumidor atual está, cada vez mais, em busca de personalização e de marcas que permitam essa experiência. Sendo essa a principal característica para a decisão de compra. E em vendas complexas como o modelo B2B, essa tendência está crescendo porque facilita a concretização do negócio de maneira mais rápida. 

Vídeo por toda parte

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82% do tráfego online até 2022 será ocupado por vídeo. É o que diz o relatório Cisco. Para empresas B2B essa tendência auxilia na visualização dos produtos e da empresa que realizará o negócio.

E o crescimento da plataforma TikTok exemplifica esse cenário. Ou seja, investir em conteúdos em vídeo pode dar um maior suporte à experiência do consumidor por trazer maior proximidade.

Assim como eventos em live streaming, que obtiveram uma maior aderência por conta do distanciamento social, devem permanecer como tendência no próximo ano.

Diversificação de mídia e a interatividade

Aqui a experiência é ainda mais explorada. A diversificação de conteúdo em diferentes mídias está conectada a uma maior interatividade. 

Conteúdos que permitam a interação do consumidor, seja por voz, vídeo ou outra mídia, tendem a fidelizar mais o mesmo. 

Um exemplo que explica melhor essa tendência é o conteúdo da Google sobre Inteligência Artificial. Esse é um guia que deixa os tópicos do assunto em um menu lateral disponível para o consumidor decidir a ordem e qual item deseja acessar primeiro. A premissa desse material é ser atualizado com frequência.

E agora?

Nesse conteúdo abordamos as mudanças do cenário atual que acarretaram nas principais tendências de marketing e vendas para 2022. Você viu que é preciso apostar em tecnologia alinhada às experiências do cliente para criar estratégias que impulsionem o seu negócio no próximo ano. 

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