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Quero meu negócio como referência em conteúdo – como faço?

Você sabia que o seu negócio pode se tornar referência em informação, conhecimento e conteúdo usando Marketing Digital? O Marketing de Conteúdo é uma importante estratégia dessa área, responsável por fornecer conteúdo de qualidade e com relevância para o público. Ele é feito para educar, informar e entreter. Dessa forma, o Marketing auxilia em todo o processo de compra e ainda gera mais visibilidade e autoridade para a marca. Conheça sobre!

A partir da consolidação da internet, o comportamento do consumidor e os hábitos de consumo mudaram muito! Hoje, 68% das pessoas utilizam seu tempo online para pesquisar marcas, produtos e serviços do seu interesse. O Marketing de Conteúdo surgiu justamente para encontrar este público, trazendo informações e atributos interessantes para os consumidores. É uma das alternativas mais efetivas para gerar relacionamento e resultado para as empresas. Isso tudo é feito a partir do desenvolvimento de produções úteis, com conteúdos que ajudam a tirar dúvidas, resolver problemas e fornecem segurança no processo de compra.

O que é

Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, atraindo-o de forma natural e espontânea. A ideia consiste em fornecer informações de qualidade às pessoas, para que elas não só respeitem a marca e a tenham como referência, como também se tornem clientes da empresa!

Marketing de Conteúdo é falar sobre seu nicho de mercado. É muito diferente de um release de assessoria de imprensa ou do marketing tradicional. Ele não é sobre o que sua empresa faz, mas sim sobre o que seus clientes precisam e querem saber!

Ele funciona para:

  • Educar a audiência e potenciais clientes;
  • Ser referência em determinado assunto relacionado a seu mercado;
  • Influenciar na decisão de compra.

Meio Digital

AdoveSe a empresa possui uma presença online, é desejável que seja encontrada pelo maior número de pessoas. Ocupar as primeiras posições no Google é uma super missão! Essa missão exige um amplo trabalho em SEO e conteúdo. Mas como isso funciona? Se sua empresa produz conteúdo expressivo para um público-alvo e gera engajamento, comentários ou backlinks, é um sinal de que o seu site é relevante, e por isso ganhará em autoridade e, consequentemente, subirá no ranking do Google.

Além disso, entregar conteúdo gratuito a um consumidor é uma forma de aproximação e um diferencial de marca perante os concorrentes.

Vantagens

Conecte-se às suas personas

Produção de conteúdo gera é engajamento do público com a empresa! Por meio da criação de conteúdo para o blog e a disseminação dele nas mídias sociais, criam-se oportunidades para o relacionamento com o cliente. Assim, a empresa não depende de intermediários e pode atrair seus leads diretamente e de maneira pessoal.

Através do conteúdo, é importante satisfazer as dúvidas e expectativas do seu consumidor. Ao mesmo tempo, deve-se fornecer informações para que ele avance pelo funil de vendas e tenha vontade de continuar relacionando-se com a marca.

Torne-se referência

As produções do Marketing de Conteúdo têm um tom muito mais utilitário e educativo do que comercial. É exatamente isso que ajuda a gerar credibilidade e eliminar barreiras de desconfiança do público. Esse público, até pouco tempo, entendia que tudo o que qualquer empresa queria era vender a ele, mesmo coisas que ele talvez nem desejasse. Hoje, o objetivo passa a ser ajudar o cliente, oferecendo informações que realmente tenham valor para ele. É assim que a marca vira referência e será lembrada com mais rapidez e facilidade!

Seja encontrado

A melhor maneira de encontrar seu público é ser encontrado por ele”, essa é uma máxima que nunca cai. No marketing de conteúdo isso faz ainda mais sentido. Criando conteúdos ricos e otimizados por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), a empresa aumentará a encontrabilidade de seus canais e atrairá mais pessoas para eles. Quanto mais pessoas encontrarem a empresa em suas buscas, visualizando-a entre as opções orgânicas, maior a confiança na marca.

Conversão de Leads

AdoveEm cada etapa do funil de vendas é necessário fornecer informações relevantes ao público. Desde a geração de lead até o momento da compra. No topo do funil, os conteúdos devem ser menos publicitários. Às vezes, sem nem mesmo a citação da marca. De forma contrária, ao longo do funil e próximo ao processo decisório, o potencial consumidor precisará que você demonstre mais especificamente o motivo de sua empresa ser a melhor opção a ele. Assim, o conteúdo oferecido deve ser cada vez mais profundo de acordo com o engajamento do público, fazendo com que ele se atraia pela proposta de seu produto ou serviço cada vez mais.

Diversidade

Quando se fala em marketing de conteúdo, o mais comum é ter o pensamento focado em blog posts, e-books e outras mídias textuais. Essas certamente são opções disponíveis e efetivas, mas não é preciso se limitar a isso. Também pode ser interessante explorar a linguagem visual e audiovisual, especialmente a depender de qual é a persona da empresa.

A criação de infográficos, vídeos e webinars pode ser muito interessante. A saber, conteúdos visuais têm potencial 40% maior de serem compartilhados do que outros tipos de conteúdo.

O Marketing de Conteúdo eficaz auxilia na conceituação positiva da marca junto ao público, oferece a ele conteúdo útil e interessante e favorece que a empresa seja percebida como uma referência no mercado.

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