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Por Abraind em 30 de Novembro de 2020

Como saber se minha agência atual está trazendo resultados em vendas e marketing?

Reading Time: 4 minutes

Quer saber como avaliar os resultados em vendas e marketing obtidos com a sua atual agência? Esse conteúdo foi desenvolvido justamente para isso!

Elaboramos ele para te ajudar a visualizar melhor o cenário da sua empresa quanto aos resultados apresentados pela sua agência de marketing.

Acompanhar os resultados recorrentes e saber como mensurá-los é uma tarefa importante para a sua equipe comercial se manter alinhada com o time da agência.

Logo, existem alguns fatores que podem ajudar nessas atividades, e nós te contamos quais são. Continue a leitura e confira como analisar os resultados da sua agência atual!

Por que acompanhar os resultados em vendas e marketing da sua agência?

Como muito bem colocado pela Resultados Digitais, focar na identificação de resultados tem o objetivo de criar relatórios que mostrem o Retorno Sobre o Investimento (ROI) das áreas de marketing e vendas da empresa, que são complementares, além de outras métricas relevantes.

Sem trabalhar com a mensuração de resultados, as equipes podem sofrer com uma série de problemas, como:

  • Dificuldade para identificar o canal de conversão que gera o melhor resultado para vendas;
  • Dúvida sobre qual etapa do funil precisa de ajustes e melhorias;
  • Desconforto para comunicar se uma ação específica gerou retorno ou não.

Reunião com a agência é importante para ter mais assertividade nos resultados

Antes de mais nada, não se pode ignorar o fato de que o alinhamento entre empresa e agência é crucial para o sucesso das estratégias.

Logo, é fundamental realizar reuniões periódicas para feedbacks e planejamento de ações. E assim, analisar junto o que manter, o que é preciso mudar, reformular, etc.

Mas além disso, é interessante se manter atualizado, de forma recorrente, sobre quais resultados estão sendo obtidos com as estratégias de vendas e marketing.

Para isso, existem algumas formas de avaliar e identificar se as estratégias de marketing trazem retorno e se o time de vendas gera o resultado esperado, as quais mostraremos a seguir!

Estratégias para mensurar ações de Marketing e Vendas

Como a sua empresa mede o resultado de marketing e vendas? A resposta para essa pergunta pode significar o sucesso das estratégias realizadas, e sabê-las é fundamental, principalmente se a sua agência não tem o hábito de apresentar com frequência os resultados obtidos com o trabalho realizado.

Pensando nisso, listamos a seguir, algumas métricas essenciais para acompanhar o cenário e o retorno das ações de marketing e vendas!

Métricas de Marketing

Algumas das métricas mais utilizadas na área de marketing para fazer análises são:

Número de visitantes: Total de pessoas que visitam o site, é importante porque mostra de forma clara como está a audiência do seu site e/ou blog.

Número de Leads: Quantas pessoas estão se interessando na sua solução, através das ações executadas. Ou seja, potenciais clientes, com quem você pode iniciar um relacionamento de vendas futuramente.

MQL (Marketing Qualified Lead ou Leads Qualificados pelo Marketing): De acordo com o Vooozer, é um lead com maior probabilidade de se tornar um cliente em comparação aos outros leads. Essa métrica é baseada em análises de inteligência de leads feita pela equipe de marketing.

SAL (Sales Accepted Leads ou Leads Aceitos por Vendas): De acordo com o Nectar Blog, o SAL serve para determinar se o Lead já reconheceu e aceitou que precisa de uma solução para sua demanda e está analisando opções de solução no mercado.

ROI (Return On Investment ou Retorno sobre o Investimento): Uma das métricas mais importantes e perspicazes para a análise de resultados, o ROI é usado basicamente para saber o retorno adquirido, de acordo com o que foi investido. Clique aqui para entender esta métrica mais a fundo e saber como calcular o ROI.

Métricas de Vendas

As principais métricas de vendas incluem:

Oportunidades: Trata-se do número de oportunidades em aberto em que cada profissional do time comercial está trabalhando no momento.

Ticket Médio: Essa métrica serve para analisar o valor gasto por cada cliente com o seu produto e/ou serviço em um período de tempo determinado.

Ciclo de vendas: É o caminho percorrido pelo lead desde o momento em que ele entra no CRM até o momento em que se torna cliente. É importante para entender a trajetória até que ele adquira a sua solução e, assim, compreender melhor a sua persona.

Taxas de conversão para entender as métricas

Como muito bem colocado pela Resultados Digitais, além de olhar para as métricas de forma específica, é importante entender que há uma relação direta entre elas através das taxas de conversão.

Apenas o número de visitantes no site, por exemplo, pode não significar nada se forem observados separadamente. Em contrapartida, se olharmos o percentual dos leads sobre o número de visitantes, é possível identificar se a taxa gerada está dentro do esperado e dentro dos padrões de mercado para o segmento do seu negócio.

Não apenas, mas a quantidade de novas contas fechadas também precisa ser relacionada com outras métricas, como o volume de oportunidades trabalhadas ou o número de contatos que passaram para a etapa de negociação, por exemplo, para entender os resultados de forma mais efetiva.

Relatórios

Por último, mas definitivamente não menos importante, os relatórios são primordiais para entender se a agência atual está trazendo bons resultados em vendas e marketing.

A ideia é que a agência passe relatórios periódicos, assim como o time interno de marketing também, com dados visualmente claros, para entender os resultados alcançados.

Os relatórios funcionam como um mapa que todos podem seguir e se situar do ponto em que estão as ações, qual o destino a percorrer para atingir as metas e em que parte da jornada as estratégias se encontram.

Além disso, os relatórios também ajudam a criar os dashboards, para facilitar o acompanhamento diário das metas.

E então?

Neste conteúdo você pôde conferir algumas ações que ajudam a entender os resultados que a agência está trazendo para a sua empresa.

Vale enfatizar que as reuniões e relatórios periódicos são fundamentais para que a empresa e agência se mantenham alinhadas com ações realizadas e os respectivos resultados obtidos.

Ainda não tem uma agência de marketing para alavancar os resultados da sua empresa por que tem medo que isso possa prejudicar o seu lugar na empresa? Acesse nosso conteúdo Se contratarmos uma agência de marketing, ela vai tomar meu lugar? e entenda como essa parceria funciona!

Publicado por Abraind 30 de Novembro de 2020
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