Blog

Saiba o que é o marketing human to human e como usá-lo no seu negócio!

Saiba o que é o marketing human to human e como utilizá-lo no seu negócio!

No universo do marketing muitas estratégias têm sido trabalhadas com foco no B2B ou no B2C. E isso até então tem dado muito certo. Como você já deve saber, existem negócios que focam em outras empresas, criando-se uma relação B2B e outros, que focam no consumidor final, estabelecendo o relacionamento B2C.

Essas práticas não deixarão de existir, pelo contrário, elas se transformarão e já estão se transformando em algo muito mais genuíno e próximo: o marketing human to human.

Ao enxergar a conexão com o seu público – seja ele consumidor final ou empresa – de uma forma mais “humana” essas classificações se tornam pouco relevantes, afinal, mesmo que você utilize tecnologias e ferramentas para chegar até neste cliente em potencial, antes de mais nada, ele é um ser humano.

Para que você entenda melhor esse tipo de estratégia, vamos apresentar seu conceito, suas características, vantagens e algumas dicas de como você pode usá-lo na sua empresa. Continue a leitura e confira todos os detalhes desta nova forma de se relacionar com as pessoas no mundo dos negócios!

O que é o marketing human to human?

O marketing human to human ou H2H, é o marketing feito de pessoa para pessoa. Essa estratégia demanda uma atenção especial ao cliente.

Muito mais do que atender suas necessidades e expectativas, o foco é cuidar para que o relacionamento seja estabelecido com um rosto, um tom de voz que traz identidade para a empresa e desperta a confiança no cliente em potencial.

Dentre as bases para a identificação e aplicação dessa estratégia, podemos dizer que estão a criação de elos emocionais e o atendimento personalizado. Ao invés de tratar cada cliente como um mero número, esse marketing visa tornar não só a comunicação da marca com o público mais humana, como também, a marca em si.

Um ponto que vale a pena esclarecer ainda, é que o marketing human to human se assemelha em alguns aspectos ao inbound marketing. Isso porque, nele a ideia é educar o lead, o cliente em potencial, dentro de uma jornada de compra, para então oferecer um produto ou serviço.

O foco inicial é ajudar o cliente – seja por meio de dicas ou possíveis soluções – a resolver um problema para então apresentar o próprio produto. Isso torna a relação um pouco mais humana, já que a empresa se preocupa em um primeiro momento em auxiliar para depois dizer “caso você precise do produto X, estamos aqui”.

Só que claro, o marketing human to human além de ter por intuito ajudar sua buyer persona, ele visa criar um contato mais genuíno. Não se trata apenas de entregar conteúdo relevante, mas de oferecer canais de contatos diversificados e profissionais que ofereçam um atendimento humanizado.

É o cliente encontrar na sua marca, no seu negócio, mais do que uma relação comercial, mas uma parceria na qual ele se sinta seguro em buscar ajuda quando precisar.

Qual é a importância desta estratégia?

Qual é a importância desta estratégia?

Como já pontuamos na introdução deste conteúdo, antes de qualquer negociação, existe um ser humano falando com outro ser humano. Humanizar todos os pontos de contato com o cliente em potencial é essencial para que exista um maior engajamento deste público com a sua marca.

E mais do que isso, é através dessa estratégia que a sua empresa consegue despertar e trabalhar a empatia, de forma que o cliente veja no seu negócio a solução que ele procura.

Outro ponto que reforça a relevância do marketing human to human é a questão do volume de informações que estão disponíveis na internet. Com tantas opções no mercado, com tanto conteúdo ao alcance dos dedos, é preciso se diferenciar.

Se o seu produto/serviço é de qualidade e tem um preço bacana e ainda sim tem dificuldade para alavancar no mercado, além de investir no marketing digital – caso ainda não invista – uma boa solução é o marketing H2H.

Se você tem feito o “dever de casa” talvez o que falta para o seu negócio se destacar frente a concorrência é transformar a comunicação interna e externa em algo mais humanizado e focado no cliente.

Vantagens de aplicar o marketing human to human

Vantagens de aplicar o Marketing Human to Human
  • A empresa se diferencia no mercado
  • Conquista clientes fiéis
  • Estratégia centrada no cliente
  • Mensagem dinâmica, simplificada e com emoção
  • Maior engajamento com o público
  • Compreensão do comportamento do cliente
  • Marketing boca a boca cresce
  • Melhores resultados.

Como ele pode ser aplicado?

Como ele pode ser aplicado?

Já apresentamos o conceito, importância e vantagens de você trabalhar o marketing human to human na sua empresa. Agora é preciso ver como ele de fato pode ser aplicado e trabalhado no seu negócio!

Existem alguns pontos interessantes sobre como aplicar o marketing H2H, listados em um conteúdo do site da Rock Content, que acreditamos ser relevante apresentar. Para aplicá-lo você precisa:

  • Ter um mindset voltado para os clientes
  • Fazer marketing omnichannel
  • Tornar sua comunicação simples
  • Treinar sua equipe para tratar os clientes de igual para igual
  • Usar ferramentas que tornem o atendimento humanizado eficaz
  • Estar preparado para encantar seu cliente
  • Não deixar de acompanhar o grau de satisfação do seu cliente.

Lembra que logo acima falamos sobre o inbound marketing? Dentro dessa estratégia é elaborada a buyer persona (cliente ideal) e nela são detalhadas informações muito relevantes como o que ela gosta, como se sente, o que pensa, quais suas necessidades, desafios, desejos. E isso é algo que deve ser traçado dentro do marketing H2H. Por isso a semelhança entre uma estratégia e outra.

Conforme mencionado no site Score Media, a estratégia de marketing human to human deve valorizar as emoções das pessoas, seus sonhos, expectativas, possibilidades e alternativas. […]As campanhas de marketing H2H procuram explicar, orientar e fazer com que os consumidores entendam o produto, a proposta e o objetivo maior da empresa, algo que vai muito além do interesse comercial.

Como falamos no início do conteúdo, o marketing H2H não tem como propósito invalidar a atuação do marketing B2B e B2C. Ele vem para agregar e tornar essas estratégias ainda mais eficazes por meio de um contato mais humano e empático com o público-alvo dos negócios.

E então?

Você viu que falamos sobre o que é o marketing human to human, qual a sua importância, vantagens de utilizá-lo e como ele pode ser aplicado.

Essa estratégia não tem por intuito anular ou tornar menos relevante o B2B ou o B2C. Como já falamos, ela vem como um ingrediente a mais, humanizando e trazendo para perto o cliente em potencial, entregando não só um produto ou serviço, mas valor, um relacionamento mais próximo e duradouro.

E claro, a dica que não poderia faltar é: se você ficar com alguma dúvida nas suas ações e estratégias de marketing, se algo irá funcionar ou não, lembre-se de avaliar se o que você está propondo irá “conversar” de maneira agradável e simples com um outro ser humano.

Se a resposta for não, é melhor você analisar com mais calma o que está planejado. A essência de qualquer ação dentro do marketing digital ou não deve focar prioritariamente em conversar de maneira simples, mas eficaz com as outras pessoas.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se deseja conhecer mais sobre como trabalhamos a estratégia de inbound e assim contribuímos com o marketing H2H de nossos clientes, clique abaixo e solicite um orçamento sem compromisso!

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!