Blog

SEO e ORM – Não basta otimizar, é preciso gerenciar sua reputação online

SEO e ORM podem trazer bons resultados quando trabalhados em conjunto. Não basta estar na primeira página nos motores de busca se o primeiro conteúdo seu for algo negativo sobre seu negócio.

Neste texto você vai saber – caso ainda não saiba – o que é SEO e o ORM, a importância deles e a relevância de uma opinião. Além disso, poderá entender o uso deles de forma prática e ainda conferir dicas para cuidar da reputação online da sua marca. Confira!

SEO e ORM, por que você precisa dos dois?

A ideia não é dar spoiler assim no início, mas a gente precisava criar algum impacto já no começo para a importância de você utilizar os dois, principalmente se o assunto é a marca da sua empresa.

Enquanto o SEO vai te ajudar a aparecer nos primeiros resultados dos buscadores, o ORM vai ter por objetivo mover o seu conteúdo para cima ou para baixo na pesquisa e vai usar o SEO para isso, dentre outras coisas.

Mesma coisa, então? Não.

Uma regrinha simples, porém, importante a ser lembrada sobre os dois é: o SEO pode estar dentro do ORM. Contudo, o ORM não faz parte do SEO.

Complicou? Calma que a gente explica cada um logo adiante.

O foco agora é falar da importância de usar os dois em conjunto. Você pode fazer SEO sem ORM – que não necessariamente é o mais indicado – porém, não deve fazer ORM sem o SEO, isso porque, o trabalho de gerenciamento da sua reputação online é mais eficaz com o SEO em dia.

O que é SEO?

Seo: foguete, pesquisa

O SEO – Search Engine Optimization ou Otimização para os Motores de Busca – é uma estratégia/técnica que busca, dentre outros objetivos, aumentar os acessos ao seu site. Fazendo SEO, você melhora seu posicionamento nos resultados orgânicos que aparecem para um determinado termo pesquisado.

Trata-se então, de ações que você realiza para elevar seu site nos resultados das pesquisas feitas pelos usuários.

Não vamos aprofundar no assunto, mas é preciso estudar constantemente o que o algoritmo do Google tem tornado relevante, para então melhorar seu ranqueamento. O que hoje coloca seu site no topo, é possível que perca um pouco de relevância no dia seguinte.

O que é ORM?

orm: pesquisa e análise dos conteúdos internet

O ORM – Online Reputation Management ou Gerenciamento de Reputação Online – tem basicamente por intuito criar uma percepção positiva da marca na internet.

Ele não usa apenas SEO, mas também redes sociais, blogs, sites, etc. Trata-se de mover o conteúdo que você quer, na ordem que deseja, em um motor de busca, como o Google.

Ele busca aprimorar avaliações, resultados de pesquisa e remover conteúdos negativos. Além disso, pode envolver a melhoria das classificações de estrelas em sites de avaliação gerados pelo consumidor.

O processo de ORM envolve três etapas principais:

  • Monitoramento (criar alertas no Google colocando como palavra-chave o nome da sua marca, faz com que ele envie no seu e-mail tudo que foi mencionado na internet com essa palavra-chave)
  • Análise (observe as páginas que aparecem listadas nos resultados de busca por sua marca)
  • Influência (interfira nos resultados da busca ao participar de conversas online –  aqui podemos mencionar a questão de responder com agilidade comentários e tentar solucionar problemas com precisão).

O trabalho que sua empresa desenvolve com o ORM é analisar frequentemente o que aparece nos resultados de pesquisa para o nome da sua marca e gerenciar menções negativas.

O que fazer quando surgir um comentário negativo sobre sua empresa na primeira página do resultado da pesquisa? Produza conteúdo relevante que se sobressaia e responda rápido e publicamente a pessoa. Não se esqueça da importância que a resolução do problema tem no processo de decisão de compra das demais pessoas.

SEO x ORM

O site Reputation x elaborou uma relação de diferenças entre SEO e ORM que consideramos bacana compartilhar com você. Assim fica mais fácil gravar com clareza qual o papel que cada um desempenha. Confira:

Tabela com informações de SEO e ORM

Agora ficou mais fácil entender o que é cada um, concorda? Entretanto você viu que os dois realizam questões muito próximas? É essencial trabalhar os dois no seu negócio.

A importância de uma opinião

SEO e ORM: importância do comentário pessoas

Pode parecer audacioso dizer, mas, SEO e ORM se encontram em estágios diferentes no funil. Enquanto o SEO é mais focado no topo do funil, buscando atrair o cliente, o ORM é para o momento da decisão da compra, ou seja, fundo do funil. Isso porque ele vai influenciar decisivamente na escolha da pessoa.

Estamos em um momento da história que a opinião das outras pessoas conta muito, principalmente na internet. Afinal, ao navegar por um site de produtos, o que você vai usar como argumento para definir se aquele produto é bom ou não? Um comentário ou uma classificação já mudam sua forma de pensar a respeito. Positivamente ou negativamente.

Você deve estar pensando que um comentário, uma nota ruim, não vai afundar sua empresa. Ele pode até não fazer isso, mas vai causar um certo problema.

Na pesquisa desenvolvida pelo Portal da Queixa, intitulada “O consumidor português é um consumidor informado?” do ano passado, onde foram entrevistadas mais de 5.000 pessoas, obteve alguns dados importantes sobre queixas e reputação:

  • Quando os entrevistados foram questionados sobre a decisão de compra, a maioria admitiu deixar-se influenciar pelas reclamações e opiniões públicas que lê sobre uma marca: 7,4 (em uma escala de 1 a 10)
  • Esse número aumenta conforme mais jovem for o consumidor
  • A resolução da reclamação pela marca também é fator de influência na decisão da compra: os entrevistados deram uma média de 7,3 (em uma escala de 0 a 10) à influência de reivindicações resolvidas por uma marca no momento da compra.

Não olhar para o que as pessoas falam na internet é comprometer futuras vendas. Trabalhar o SEO e ORM se faz indispensável para que as pessoas só encontrem informações relevantes e positivas sobre o seu negócio, pelo menos na primeira página.

Exemplo do cachorro que morreu no supermercado Carrefour

Você ficou sabendo dessa história? Caso não tenha tido informação, coloque no Google “cachorro que morreu no Carrefour” que você vai conseguir saber tudo como aconteceu.

Nossa ideia falando disso aqui não é despertar sentimento de indignação ou tristeza. Pegamos esse caso para você entender do que estamos falando quando existe um trabalho de SEO e ORM juntos.

Se você digitar no Google “mercado Carrefour” o que aparece? Na primeira página você só encontra informações comuns como site, endereço, telefone e outras propagandas relacionadas. Isso na primeira página.

Primeira página pesquisa Google mercado Carrefour

Agora dá uma olhada na segunda aba. O que você vê?

Segunda página pesquisa Google mercado Carrefour

“Morte de animal em loja do Carrefour…”

“Morte de cachorro em loja do Carrefour gera onda…”

“Carrefour cria ações para administrar crise após…”

Viu? A segunda página do Google está cheia de informações sobre essa situação que aconteceu, e claro, isso foi algo que mexeu com a reputação online do Carrefour.

Porém, ela fez uso do ORM. Na primeira página, que normalmente é a única que as pessoas olham, está tudo bem, tudo certo.

ORM é produzir conteúdo mais relevante, atento às técnicas de SEO, para que se posicionem acima das informações ruins ao seu respeito – caso elas existam.

Mas, e se você pesquisar e não encontrar nada negativo sobre sua marca na internet?

Aí nós te damos parabéns! Porém, isso não significa que o ORM se faz desnecessário. Hoje não tem nada negativo na internet, amanhã pode ter.

Dicas para cuidar da sua reputação online

  • Utilize SEO
  • Faça o ORM
  • Responda todas as críticas e comentários negativos rápido
  • Responda todos os comentários (se possível)
  • Faça o que estiver ao seu alcance para resolver o problema da pessoa
  • Quando resolvido o problema, peça para a pessoa avaliar sua empresa novamente naquele mesmo site
  • Invista em atendimento e pós-venda qualificado

Você não precisa escolher

Você viu que tanto o SEO quanto o ORM são importantes para o seu negócio. Assim como, você aprendeu sobre o papel que cada um desempenha para o sucesso do seu negócio online.

SEO e ORM. Você não precisa optar por um, você pode e deve trabalhar os dois!

O essencial é que você produza conteúdos que agreguem ao seu público, mas que esteja também com os olhos bem abertos para o que falam da sua marca no ambiente digital.

Esse equilíbrio entre conteúdo de qualidade e gerenciamento da reputação online faz com que sua empresa permaneça com uma imagem positiva na internet.

Como anda o seu SEO? Você já faz o ORM? Conte para a gente nos comentários!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado