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Por Abraind em 13 de Maio de 2020

SEO para e-commerce: entenda a relevância dele para as vendas do seu site!

Reading Time: 7 minutes

No meio digital, o SEO para e-commerce é uma das formas mais eficientes de atrair visitantes e aumentar as vendas. 

Quem possui uma loja virtual precisa estar atento às práticas de SEO que contribuem para o site conquistar as primeiras posições de resultado do Google. 

Por isso, apresentamos neste conteúdo o que é e qual a importância do SEO para e-commerce, as vantagens de estar na primeira página do Google e quais são as práticas mais recomendadas.

Além disso, você também verá quais são os erros que devem ser evitados em sua estratégia. Confira!

O que é e qual a importância do SEO para e-commerce?

Contar com uma estratégia de SEO para e-commerce é uma ótima maneira de atrair mais visitantes qualificados para o seu site sem investir em mídia paga. 

Caso ainda não conheça, a sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou em português, Otimização para Mecanismos de Busca. 

Basicamente, a estratégia reúne diversas técnicas de otimização para sites e blogs corporativos, visando conquistar as primeiras posições dos resultados do Google. 

Com o SEO para e-commerce é possível gerar mais tráfego para a sua loja virtual, destacar sua marca no meio digital e aumentar suas vendas. 

Para isso, é preciso entender os fatores de ranqueamento utilizados pelo mecanismo de busca. Existem outros buscadores, como o Bing e o Yahoo, mas devido à relevância e liderança de mercado do Google, bem como, a semelhança com os fatores dos outros buscadores, abordaremos o assunto com foco na pesquisa do Google. 

O objetivo do Google é oferecer o melhor resultado para as buscas dos usuários, por meio de uma boa experiência, conteúdos de qualidade e resultados eficientes. 

A ferramenta utiliza mais de 200 fatores para realizar esta análise, além de atualizá-los constantemente para acompanhar as tendências digitais. Conforme conteúdo da Rock Content, os 10 principais fatores que ajudam a melhorar o ranqueamento do seu site são:

  • Conteúdo único e de valor
  • Autoridade da página
  • Autoridade do domínio
  • TrustRank
  • Velocidade de carregamento
  • Responsividade
  • Certificado SSL e HTTPS
  • Palavra-chave no título
  • Usabilidade
  • Arquitetura do site.

Ao otimizar o seu site conforme estes fatores de ranqueamento, você está mostrando ao Google que sua página é confiável, entrega um conteúdo de qualidade e oferece uma boa experiência de navegação para o usuário.

Assim, suas chances de estar entre os primeiros resultados de busca aumentam. Mas por que é importante estar na primeira página do Google? Continue a leitura e entenda!

Vantagens de estar na primeira página do Google

Vantagens de estar na primeira página do Google

Como você viu, o SEO para sites de e-commerce é fundamental para atrair mais visitantes e aumentar as vendas. 

Para obter bons resultados, o ideal é conseguir ranquear o site na primeira página do Google. Isso porque, é comum que os usuários naveguem apenas nesta página, e caso não encontrem o que procuram, desistem ou iniciam uma nova pesquisa. No site Advanced Web Ranking você pode entender melhor como a taxa de cliques reduz após a primeira página. 

Assim, ao estar nos primeiros resultados seu e-commerce tem mais oportunidades de venda. Conquistar as primeiras posições do Google mostra que a sua página tem mais chances de apresentar o que o usuário está pesquisando, e de alguma forma, gerar valor. 

Isto nos leva a outra vantagem, que é a confiança que sua marca passa ao estar bem posicionada. E desta forma, seu negócio também conquista mais autoridade no mercado. 

Além disso, a primeira página do Google deixa o seu e-commerce à frente de diversos outros concorrentes que não utilizam uma boa estratégia de SEO. Você estará, em termos de ranqueamento, no mesmo nível dos líderes de mercado. 

Considerando que o seu site segue as boas práticas de usabilidade e experiência do usuário, após visitar sua página o usuário saberá que o seu e-commerce é uma boa referência no segmento e pode até mesmo voltar a comprar da sua loja, caso o seu modelo de negócio permita a recorrência. 

Por fim, estar na primeira página faz com que o seu site atraia mais visitantes qualificados sem a necessidade de investir em mídia paga, como anúncios no Google Ads. Ou seja, seu custo de aquisição de novos clientes reduz consideravelmente. 

Dicas de SEO para o seu e-commerce

Agora que você já entende melhor o que é o SEO e qual sua importância para o e-commerce, reunimos a seguir as principais dicas que você deve seguir para obter um bom ranqueamento no Google. Confira:

Inicie pela pesquisa de palavras-chave

A palavra-chave é o que irá relacionar a pesquisa do usuário com o seu site. Com palavras-chave assertivas você tem chances de aparecer em mais resultados de busca e aumentar suas conversões. 

O primeiro passo para isso é entender muito bem a sua buyer persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal. 

Entendendo o comportamento deste público no meio digital é possível realizar uma pesquisa de palavras-chave mais eficiente. 

Por exemplo, lojas virtuais que vendem móveis para escritório podem utilizar na página referente a palavra-chave “cadeira para escritório”.

Esta pesquisa pode ser realizada por diferentes formas. Uma delas é o Keyword Planner.

Esta ferramenta do Google ajuda você a encontrar os termos mais relevantes para sua empresa e ainda mostra a frequência de algumas palavras-chave e como essas consultas mudam ao longo do tempo.

Mas, você deve estar se perguntando o que fazer com as palavras-chave encontradas em sua pesquisa, certo? É isso que explicamos nos próximos itens!

Utilize as palavras-chave de maneira inteligente

A forma como você utiliza as palavra-chave influencia no entendimento que o mecanismo de pesquisa tem do seu conteúdo. 

Os termos devem ser utilizados no título da página, descrição, URL, nos textos alternativos das imagens e no conteúdo do site. 

Entretanto, é importante destacar que o uso das palavras-chave deve ser cuidadoso e sem exageros, caso contrário, seu ranqueamento será prejudicado por não oferecer uma boa experiência ao usuário. 

O título é o primeiro elemento que chamará atenção durante a pesquisa. Então, insira sua palavra-chave de maneira natural e contextualizada no título. Um ponto de atenção é o tamanho do título, que não deve passar de 63 caracteres para ser exibido completamente. 

Também é importante incluir a palavra-chave em sua URL, além da descrição. 

Seja objetivo na meta description

A meta description é a descrição que acompanhará o título nos resultados de pesquisa. O ideal é que o texto desta descrição seja breve e informe claramente o que o usuário encontrará na página. 

É fundamental que a meta description contenha sua palavra-chave, pois ela aparecerá em negrito para o usuário, chamando ainda mais atenção para a sua página. 

Aqui o limite de caracteres para exibir a descrição por completo é de 160.

Tenha URLs amigáveis

Não basta apenas incluir sua palavra-chave na URL, é preciso que este elemento tenha uma estrutura de fácil compreensão. 

É comum encontrar páginas com códigos e números na URL, mas isso acaba tornando o link menos amigável ao usuário, além de prejudicar o ranqueamento. Por exemplo, se você vende artigos de decoração, uma boa URL para a página de produtos é “site.com/artigos-de-decoracao”. 

Você também pode incluir nomes de produtos específicos conforme a página e sua palavra-chave definida. 

Adicione o texto alternativo nas imagens

Também conhecido como alt text, este elemento contribui para o aumento de tráfego das suas páginas. 

Basicamente, o alt text é o texto que aparece caso a imagem não seja exibida, seja por problemas de conexão ou alguma falha do seu site. Assim, mesmo sem o apoio visual, o usuário consegue entender do que se trata a imagem, desde que você inclua uma descrição clara e objetiva. 

Outro benefício de utilizar o alt text é aparecer nos resultados de pesquisa de imagens.

Utilize corretamente as heading tags

As heading tags, identificadas no código do seu site como <h1>, <h2>, <h3>, etc., ajudam o Google a entender a hierarquia de conteúdos dentro da página. 

A <h1> refere-se ao título principal da sua página, onde estará sua palavra-chave, como citamos anteriormente. Já as outras tags estão ligadas aos subtítulos, onde você pode utilizar outras palavras-chave relacionadas ao seu tema. 

Desta forma, seu conteúdo fica organizado e proporciona uma melhor experiência ao visitante. 

Garanta que seu site tenha uma boa velocidade de carregamento

Garanta que seu site tenha uma boa velocidade de carregamento

Uma baixa velocidade de carregamento diminui suas chances de conversão pois, ao perceber a lentidão da página, o usuário costuma voltar para os resultados e escolher outro site. 

Portanto, é essencial estruturar seu site de maneira que a página carregue mais rapidamente e entregue o resultado para o usuário de maneira eficiente. 

O Google também disponibiliza um recurso para avaliar a velocidade de carregamento das suas páginas em diferentes dispositivos. Trata-se do PageSpeed Insights.

Basta digitar o endereço do seu site e a ferramenta irá realizar uma análise, além de recomendar algumas melhorias. 

Quais são os erros que devem ser evitados?

Além de seguir as práticas recomendadas acima, é muito importante evitar alguns erros em seu site que podem prejudicar a experiência do usuário e o ranqueamento da página. 

É preciso ter atenção aos links quebrados dentro do site, que podem ocorrer em páginas muito antigas ou em produtos que deixaram de ser vendidos em sua loja. Nesse caso, quando o usuário abrir a página, encontrará o erro 404 – página não encontrada. 

Para tornar esta experiência menos negativa, personalize esta mensagem de erro com um pedido de desculpas e uma orientação do que o visitante precisa fazer. Outra possibilidade é configurar seu site para redirecionar para outra página que esteja funcionando corretamente. 

Mas, de modo geral, o ideal é fazer revisões regulares para retirar estes links quebrados do site e se certificar que todas as páginas estão sem erros. 

Além disso, também é preciso evitar o conteúdo duplicado, tanto internamente como externamente. 

O conteúdo interno duplicado acontece quando diferentes páginas levam à mesma URL original, ou à página inicial. Por exemplo:

  • site.com.br
  • com.br
  • com.br/index.html

Isto pode mostrar para o Google uma concorrência entre os conteúdos do site, reduzindo sua relevância, pois o mecanismo não consegue entender qual página é a mais importante. 

O conteúdo externo duplicado, por sua vez, pode ocorrer quando você utiliza as descrições padrão de produtos, que são enviadas pelos fabricantes.

Isso porque, outros revendedores deste produto podem utilizar a mesma descrição, deixando seus conteúdos iguais e dificultando o posicionamento nos primeiros resultados do Google. 

Portanto, ao criar as descrições de seus produtos para o e-commerce, escreva conteúdos originais e relevantes, que realmente se destaquem dos concorrentes.

Aborde os diferenciais do produto, as condições especiais de pagamento, enfim, o que sua loja consegue entregar de valor para o consumidor. 

E então?

Você viu neste conteúdo o que é o SEO, sua importância para o e-commerce e as principais vantagens de estar na primeira página de resultados do Google. 

Apresentamos também as principais práticas de SEO que você deve seguir para atrair mais visitantes para o site e assim gerar mais vendas. 

Além disso, você viu alguns erros que devem ser evitados para garantir um bom posicionamento.

O SEO para e-commerce é fundamental para empresas que desejam ter uma boa visibilidade no meio digital. Por meio de estratégias como o Marketing de Conteúdo você consegue aliar estas práticas e obter resultados ainda melhores. 

Na Adove trabalhamos com o Marketing de Conteúdo, gerando conteúdo de valor para atrair mais visitantes, aumentar o engajamento e a lealdade à marca. Se você deseja entender mais sobre nossas estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo, clique abaixo e entre em contato conosco!

Publicado por Abraind 13 de Maio de 2020
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