Blog

Tecnologia, marketing e vendas: como essa tríade potencializa os negócios

Tecnologia, marketing e vendas: como essa tríade potencializa os negócios

Sumário

Reading Time: 6 minutes

Avançar mais rápido, com mais dados e com menor esforço. A evolução da tecnologia em vendas e marketing traz como resultados esses três pontos. A tríade é fundamental  para os negócios que buscam maior competitividade e sustentabilidade econômica. 

A comodidade oferecida pela tecnologia em tantos outros pontos das rotinas de gestão, está presente agora na melhoria dos processos comerciais. A agilidade já tem início no marketing e seguem até o final do funil de vendas com fechamentos mais assertivos no comercial. 

Automações, ampliação de canais de aquisição, atendimentos sincronizados, coleta de dados são alguns dos benefícios que a tecnologia em vendas e marketing trouxe. Se você está procurando otimizar tempo e recursos, esse texto pode te trazer bons insights.

Você verá como a tríade de tecnologia, marketing e vendas pode potencializar os negócios e como a ligação desses três fatores pode ser feita.

Tecnologia em vendas e marketing

O processo de vendas tornou-se hoje muito mais eficaz com as novas ferramentas e soluções tecnológicas disponíveis.

Essas soluções não surgiram para substituir o vendedor, mas sim para potencializar as vendas, de modo a prospectar o cliente com maior probabilidade de conversão, facilitar a rotina das empresas e tornar os processos mais eficientes. 

O marketing, com as novas tecnologias, cresceu e se desenvolveu muito rapidamente nos últimos anos com estratégias pensadas em conversão. No entanto, as ações estão mais focadas em identificar cada etapa de venda, não aproveitando só quem já tomou a decisão de compra, mas toda a cadeia de prospects. 

Portanto, já deu para entender que falar de vendas e marketing, é falar do mesmo assunto e não de assuntos diferentes, e ao inserir a tecnologia e a internet nesse meio, tudo fica ainda mais unido, deixando as conversões cada vez mais assertivas.

Uma das grandes vantagens da tecnologia na atuação dessas áreas é a automação. Com as ferramentas corretas hoje  é possível construir canais de conexão de forma automatizada, tornando o trabalho comercial mais focado na negociação final. 

Muitas são as possibilidades e vamos pontua as principais ferramentas que você pode utilizar na sua empresa e que inclusive algumas utilizamos aqui na Adove.

Modelo de automação de marketing

Automação de marketing

Durante muito tempo marketing e vendas estiveram separados, agora além de atuarem juntos na definição de estratégias eles estão interligados pela automação de algumas etapas. 

O Inbound Marketing, por exemplo, uma estratégia de atração, considera a nutrição dos prospects durante toda a sua jornada de vendas inclusive no pós-venda. Mas, o que isso tem a ver com tecnologia? A aplicação dessa estratégia se dá através de ferramentas que acompanham o lead, coletam informações do seu histórico e ainda executam uma cadência automática de contato com o objetivo de apresentar melhor a empresa, produtos e serviços e ainda reduzir as objeções comerciais como você pode ver nesse texto aqui.  

Mas, esse é apenas um ponto do avanço da tecnologia em marketing. As expertises criadas na hora de apresentar anúncios personalizados é mais um deles. Para atrair os potenciais clientes, é possível construir e apresentar anúncios em canais específicos, usando inclusive os dados coletados em outras ações. 

Isso se dá através do Google Adwords e Facebook Ads. Com essas ferramentas é feito a segmentação o público para quem você quer veicular o anúncio, fazendo com que haja um aumento de conversões. Estratégia mais qualificada através de ferramentas que trazem inteligência para ações mais assertivas. 

A questão é que a tecnologia tem permitido ações mais pontuais, com foco no indivíduo e ainda de forma automatizada. As opções são várias, mas todas elas buscam uma melhor experiência do usuário. 

Criando Relacionamento – automação comercial

Conhecer melhor o seu lead, ter uma negociação eficaz e ainda demonstrar conhecimento sobre o problema a ser resolvido sempre foi o objetivo do setor comercial. Mas, com o mapeio das áreas de interesse do contato, a nutrição por ferramentas de automação de marketing que geram dados e a integração com CRMs ficou ainda mais fácil.

A habilidade de vender, estabelecer rapport e outras técnicas de vendas são potencializadas com o uso correto da tecnologia. Seja na etapa do marketing ou já nas vendas, usar o histórico do lead pode reduzir o tempo de venda. Isso mesmo. 

Hoje é possível repassar entre ferramentas todas as informações do lead. Neste caso, saímos da cadência de nutrição para a cadência de qualificação e negociação. 

Além do histórico migrado, os atuais CRMs permitem a realização de ligações, criando um banco de conversas que servirão de base para futuras vendas ou ainda para a melhoria do discurso comercial.  

Mas, o foco aqui é abordar a cadência de contatos. Sim, mesmo o marketing tendo feito a nutrição as etapas de vendas continuam. Talvez será necessário mais de uma ligação, o envio de uma mensagem e até e-mail para garantir o fechamento e agora é possível deixar todas essas ações poderão ser automatizadas. 

Basta criar uma sequência de contatos, discursos e gatilhos para cada etapa. Pronto, o CRM será um forte aliado na hora de agilizar esse processo e ainda criará dados para uma melhor tomada de decisão ao que tange o comercial. 

Ou seja, o CRM é uma ferramenta que auxiliará muito nas suas vendas, capaz de registrar e organizar todas as informações de um possível cliente. Além de manter um histórico do cliente, auxiliando nas abordagens e automatizar etapas dessa cadência.

Modelo de cadência automatizada no comercial

Novos canais de aquisição de clientes

A tecnologia também ampliou os canais de aquisição de clientes. O que antes estava limitado a ações regionais ou a contatos telefônicos e e-mails, passou a ser feito por infinitas maneiras: redes sociais, mensagens instantâneas, landing pages, formulários em sites, mecanismos de busca e tantos outros. 

Além de romper barreiras geográficas, os novos canais ampliaram também a atuação de  marketing e vendas. É possível identificar novos nichos, segmentar canais por preferência do perfil do lead ou ainda determinar canais específicos para vendas de produtos e serviços pontuais. 

Atendimento Omnichannel

Mas, ampliar os canais de aquisição, aumenta também os canais de comunicação. Monitorar todos esses pontos pode tomar muito tempo e isso não é o ideal. Se um dos grandes benefícios da tecnologia é a automação que agiliza as ações, o atendimento também deve priorizar isso. 

Assim, as ferramentas de atendimento omnichannel agrupam em um mesmo local todas as mensagens recebidas nos canais de aquisição. Será possível administrar, responder e até monitorar todas as interações em um único ponto. 

A aplicação dessas ferramentas contribui para resultados mais efetivos no comercial, isso porque o perfil de lead atual exige cada vez mais rapidez na hora das devolutivas. 

Aliás, não dar retorno aos leads no tempo certo é uma das principais falhas da prospecção comercial em eras digitais.  Você pode entender mais sobre isso no vídeo abaixo: 

Analisando o resultado da tecnologia em vendas e marketing

A tecnologia empregada nessas duas importantes áreas trouxe muitos avanços. Seja nas facilidades incorporadas a rotina dos profissionais ou no mapeamento de informações que ampliam resultados a verdade é que tantos dados precisam ser tratados. 

De nada adiantará o uso de martechs se elas não forem alocadas para a melhoria de serviços, produtos, das estratégias de marketing ou nos processos comerciais. Tecnologia precisa ser sinônimo de inteligência. 

Pensando nisso, apostar em ferramentas de Big Data podem se tornar o diferencial que faltava na hora de agir mais estrategicamente dentro do negócio. As ferramentas reúnem e cruzam dados de várias outras plataformas, transformando números isolados em informações relevantes.  

O que antes era feito por feeling agora ganha o suporte de informações precisas e em tempo real em muitos casos. As plataformas de Big Data utilizam todo o enorme volume de dados existente na internet para fazer uma melhor leitura do público e personalizar as futuras ações a fim de que sejam mais assertivas e podem ser realizadas através de qualquer ferramenta de Analytics.

Ou então, analisar todo banco de dados das últimas ações e apontar pontos de melhoria na otimização de canais e recursos. 

Conclusão

Não muito antigamente, costumava-se dizer: “Vou entrar na internet.”, hoje, com o avanço das tecnologias, nós não entramos mais na internet, nós estamos na internet, em todo o tempo.

Portanto, a vida mudou e as tecnologias só vieram para facilitar as vendas e o marketing. Cada vez mais fácil e rápido de mapear as dores e necessidades do cliente e, consequentemente, oferecer uma solução para resolver essa dor.

O mercado ainda tem muita perspectiva de mudar e avançar ainda mais. Porém, enquanto isso, te convido a baixar nosso eBook Aprenda a vender para leads digitais.

Gostou do conteúdo? Aqui na Adove, nós somos especialistas na Transformação Digital de empresas dos mais diversos segmentos.

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!