Blog

Confira algumas tendências para o LinkedIn 2020!

Confira algumas tendências para o LinkedIn 2020!

A produção de conteúdos focados em nichos de mercado é uma das principais vantagens das redes sociais, e onde mais se destaca o LinkedIn!

A rede, que vem crescendo constantemente entre os usuários brasileiros, chama a atenção por seu foco profissional e oportunidades de negócio. Por isso, é fundamental que as empresas estejam presentes neste canal.

Neste conteúdo você verá as principais tendências do LinkedIn para 2020, como sua empresa pode aproveitá-las, além de mais algumas dicas para destacar sua página na rede. Continue a leitura!

O crescimento do LinkedIn

A rede social voltada para negócios têm atraído muitos profissionais e empresas, inclusive no Brasil. Com seus conteúdos segmentados, alto nível de interação e grande geração de oportunidades, o LinkedIn completou 16 anos em 2019 contando com mais de 560 milhões de usuários.

E entre todos os 200 países e territórios em que o LinkedIn está presente, o Brasil é um dos cinco com a maior adoção da rede! Conforme Cristiano Santos, palestrante no RD Summit 2019, o LinkedIn ganha cerca de 2 novos usuários por segundo.

Portanto, fica claro a relevância desta rede social no mercado digital. Uma empresa ou profissional que não perceba isso está perdendo muitas chances de negócio.

Tendências do LinkedIn para 2020

Reunimos abaixo as principais tendências do LinkedIn para 2020. Entre vídeos, grupos, compartilhamento de notícias, storytelling, entre outros, sua empresa tem muitas oportunidades para se destacar!

Vídeos

O conteúdo em vídeo é uma tendência não apenas para o LinkedIn, como para todas as redes sociais. Prova disso é o crescente aumento de usuários e a produção de conteúdos no Youtube.

Mas voltando o foco para o LinkedIn, é preciso lembrar que a rede social tem um alcance orgânico significativo, e como os vídeos costumam engajar muito mais, é fácil perceber como esta combinação pode ser positiva para a sua estratégia.

Além disso, o vídeo também é uma ótima forma de praticar o storytelling, outra tendência que iremos abordar mais a frente e que tem grande potencial de engajamento.

Em um conteúdo publicado pela SEMrush, a empreendedora Addyson-Zhang recomenda combinar a estratégia de vídeos com lives, pois estima-se que em 2020 82% das atividades na internet envolverão conteúdo em vídeo.

Se você quer ententer um pouco mais sobre o assunto, clique aqui e baixe gratuitamente nosso eBook Estratégias de vídeos para redes sociais, onde apresentamos dicas para criar vídeos autênticos e de forma intuitiva!

Lives

Como citamos, a estratégia de vídeos pode ser combinada com lives no LinkedIn. Segundo o site Mundo do Marketing, a rede social está testando o recurso em alguns perfis e em breve estará disponível para todos.

As lives vêm crescendo exponenciamente nas redes sociais e a explicação está na entrega que você proporciona ao público: além de ser mais natural, pois não conta com edição, o que colabora para humanizar e aproximar a marca do público, em uma live é possível interagir e tirar dúvidas das pessoas em tempo real.

Tudo isso colabora para tornar o conteúdo mais dinâmico, interativo e garantir maior engajamento.

Portanto, fique de olho e não deixe de aproveitar quando este recurso for liberado!

LinkedIn como mecanismo de busca

Assim como no Google, é possível otimizar seu conteúdo e perfil para as buscas dentro da plataforma. Por isso, as técnicas de SEO estão sendo amplamente utilizadas no LinkedIn, seja para perfis pessoais que buscam vagas de emprego ou para empresas que buscam conectar-se com outros negócios e com seu público em geral.

É preciso otimizar as informações da sua página de acordo com sua área de atuação e com o que seu consumidor está buscando.

Além disso, o próprio conteúdo gerado pode ser otimizado por meio de hashtags estratégicas, fazendo com que a publicação alcance mais pessoas interessadas no assunto.

Outra forma de aproveitar o mecanismo de busca do LinkedIn é pesquisar por empresas do seu ramo, trabalhando seu networking para encontrar possíveis parceiros, clientes e fornecedores.

Compartilhamento de notícias e informações

Um ponto de destaque da transformação digital é a forma como as pessoas buscam por notícias do seu interesse. Se antes os portais de notícias, programas de televisão e até mesmo os impressos eram mais consultados, agora as pessoas se informam por meio das redes sociais.

Um estudo da Forbes mostra que metade dos usuários da internet se atualizam das últimas notícias através de alguma rede, antes mesmo de ser impactado por outro meio de comunição. Isso acontece devido à alta velocidade que a informação percorre no meio digital.

E como um dos diferenciais do LinkedIn é a segmentação por interesses, compartilhar notícias da sua área de atuação, que sejam relevantes para a sua persona, é fundamental para aumentar o engajamento e consequentemente sua visibilidade e autoridade na rede.

Grupos

Grupos

Redes e aplicativos, como o Facebook e Telegram, vêm aproveitando o senso de comunidade, exclusividade e desejo de pertencimento das pessoas para ganhar usuários e mantê-los por meio do recurso de grupos. E este recurso também está disponível no LinkedIn!

Seja para compartilhar experiências, atualizar o público com as últimas notícias, dar dicas sobre determinado assunto, ou promover a interação entre pessoas que possuem o mesmo interesse, a criação de grupos pode ser um grande aliado das marcas.

Conseguir reunir diversas pessoas que possuem um mesmo interesse, e que de certa forma estão ligadas com a solução que sua empresa vende, é uma ótima oportunidade de aumentar sua relevância, gerando valor para seu público.

O poder do storytelling

O storytelling, que citamos anteriormente, é uma estratégia eficiente para conseguir conectar sua marca com o público de maneira emocional, mostrando seus valores e a diferença que seu negócio faz na sociedade.

Apesar de contribuir indiretamente para suas vendas, aqui a intenção não é promover seus produtos ou serviços, e sim contar histórias que gerem empatia e mostrem o lado humano de sua marca.

Sendo em conteúdo textual, imagem ou vídeo, o storytelling atinge o lado emocional das pessoas, pois é baseado em experiências pessoais que trazem identificação à um problema ou dor que seu público certamente compartilha.

Geração de conteúdo

Por fim, tudo isso nos leva à criação de contéudo estratégico, segmentado e de alta qualidade. Independente do formato, os usuários no LinkedIn não buscam apenas por vagas de emprego ou oportunidades de negócio, mas também por conteúdo de valor, que agregue de alguma forma em seu dia a dia.

Colaborar com a resolução de problemas e crescimento profissional das pessoas, e consequentemente das empresas onde trabalham, tende a ser uma maneira eficiente de provar a importância do seu negócio.

Além disso, a geração de conteúdo mostra de forma sutil como seus serviços podem contribuir para as necessidades comuns do mercado em que você atua.

Criar seu próprio conteúdo também ajuda no aumento da sua audiência e engajamento do perfil. Mas é preciso lembrar de priorizar a qualidade, e não a quantidade.

De nada adianta publicar todos os dias conteúdos aleatórios e sem valor para sua persona. É preferível publicar uma vez por semana, por exemplo, e trazer maior profundidade e qualidade no assunto tratado.

Como destacar sua empresa no LinkedIn?

Estar atento a essas tendências e aproveitar os recursos que citamos neste conteúdo já é um grande avanço para tornar sua marca mais relevante nesta rede. Contudo, trouxemos abaixo mais algumas dicas para colaborar com a sua presença digital. Confira:

Tenha uma company page

Caso seu negócio ainda não tenha uma, o primeiro passo é criar uma Company Page. Mesmo que você consiga promover sua marca e solução em um perfil pessoal, uma empresa precisa ter sua própria página.

Publicamos recentemente aqui no blog um artigo explicando como funcionam as Company Pages, em quais aspectos elas podem contribuir para a sua estratégia digital, além de um passo a passo para criar e gerenciar sua Company Page.

Defina seus objetivos

Ter em mente quais são os objetivos da sua empresa é fundamental para criar conteúdos relevantes e que estejam alinhados com os propósitos do negócio.

Portanto, entenda se o seu objetivo é aumentar a visibilidade da empresa em determinado segmento, conquistar mais clientes ou fidelizar quem já comprou seu produto ou serviço, por exemplo.

Assim é possível compreender quais recursos podem ajudar mais em sua estratégia e que tipo de conteúdo deve ganhar mais atenção.

Entenda a sua persona

Não tem como gerar conteúdo relevante e conectar-se com o seu público se você não o conhece profundamente. Definir as buyer personas do seu negócio e entender o comportamento deste público é essencial para que sua estratégia funcione.

Depois de criar suas personas, faça testes e pesquisas para compreender melhor seus interesses, quais conteúdos mais engajam, melhores dias e horários para publicar, etc.

Faça um planejamento de conteúdo

Faça um planejamento de conteúdo

Comentamos anteriormente que é preciso priorizar a qualidade em sua criação de conteúdo. Para isso, recomendamos realizar um planejamento, seja semanal ou mensal, para organizar melhor suas publicações.

Além de conseguir tratar os assuntos de maneira mais aprofundada, pois há tempo para estudar e pesquisar informações, o planejamento colabora para que você mantenha uma frequência de publicações, deixando sua página atualizada.

Conecte-se com sua audiência

Não basta apenas produzir conteúdo e esperar que só isso traga bons resultados. Interagir com sua audiência, respondendo comentários, questionando e propondo reflexões aumenta consideravelmente seu engajamento.

Esta prática também contribui para que sua marca esteja presente no dia a dia das pessoas, tornando-se referência em determinados assuntos.

Anuncie no LinkedIn Ads

Mesmo com um ótimo alcance orgânico, o LinkedIn possibilita que você promova seu conteúdo com anúncios pagos, o que pode trazer um tráfego ainda maior para a sua página.

O recurso de anúncios, conhecido como LinkedIn Ads, é similar às outras ferramentas de anúncio do mercado, como o Facebook Ads, e possui uma alta capacidade de segmentação e análise dos resultados.

Engaje o seu time

A busca por humanização é de certa forma outra tendência do digital. E sua marca não é feita apenas de produtos e serviços, mas também de pessoas. Portanto, mostre como o seu time trabalha, detalhes dos bastidores, e acima de tudo, busque engajar seus colaboradores.

Contar com a ajuda de sua equipe para promover os conteúdos e mostrar os diferenciais do seu negócio é uma ótima forma de humanizar a marca, desde que seja feito de maneira espontânea.

E então?

Você viu neste post o potencial do LinkedIn para as estratégias de uma empresa, e quais são as principais tendências da rede para 2020.

Repare que essas tendências se aplicam a outras redes sociais também, mesmo que o foco do LinkedIn seja totalmente diferente. 

Isso nos mostra que as pessoas buscam por determinados diferenciais, como humanização ou sentimento de pertencimento, em diversos lugares.

Além de demonstrar como você pode aproveitar essas tendências, também pontuamos outras dicas para aumentar a visibilidade da sua empresa no LinkedIn. Percebemos que o conteúdo está presente em muitos aspectos e que ele pode ser um fator determinante para o seu sucesso na rede.

Esperamos que com estas informações você consiga entender melhor como atuar de maneira relevante no LinkedIn e assim conectar-se com seu público.

Aproveitando, convidamos você para conferir a página da Adove no LinkedIn, onde compartilhamos diversas dicas e informações sobre marketing digital e vendas!

Por fim, se você quer melhorar sua estratégia digital, ampliar resultados e criar um relacionamento mais próximo com seu público, entre em contato e saiba como podemos contribuir com o Marketing de Conteúdo do seu negócio!

Veja também

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!