Blog

Transformando dados em informações

Quem lida com marketing está cansado de saber que uma das grandes vantagens do Marketing Digital em relação ao marketing tradicional é a possibilidade de mensurar ações. Isso só é possível através de dados. Os dados podem oferecer informações preciosas para quem produz conteúdo e para quem quer transformar sua estratégia de marketing digital.

Mensurar é fundamental para o Marketing Digital

O marketing digital possibilita a mensuração de dados. Isso significa que sua empresa pode saber quais campanhas foram mais efetivas, qual caminho seus leads percorrem antes de se tornarem clientes, quais conteúdos são mais interessantes para sua persona e onde estão os gargalos da sua estratégia de marketing e vendas. E da onde vem tudo isso? Em forma de dados! Mas eles não bastam por si só, eles precisam ser analisados e transformados em informações para serem usados como estratégia e inteligência competitiva.

De onde vêm os dados?

Adove ComunicaçãoVocê sabia que nos dois últimos anos se produziu mais dados online do que em todo o restante da história? Impressionante, não é? O famoso “Big Data” é, por definição, o conjunto de dados gerados a todo momento. Esses advêm de redes sociais, blogs, sites, TVs, entre outros. Porém, o grande diferencial do Big Data não é a coleta ou a disponibilidade de dados, e sim a possibilidade tranformá-los em informações valiosas sobre o comportamento e interesse do consumidor.  Vindo a tornar as ações de empresas e instituições mais acertadas.

Estratégia de Marketing por dados

O que é a estratégia de marketing por dados? A tendência de utilizar informações concretas na tomada de decisões de negócios surgiu como uma forma de garantir a eficiência dos departamentos de marketing e realmente fazê-los contribuir com a empresa. Essa estratégia supre uma necessidade antiga da área e eliminam a sensação de que os dados compilados ao longo do tempo não estavam sendo aplicados a favor do negócio. Vamos entender isso melhor?

O marketing por dados possui três etapas principais: a coleta de dados, a análise dos dados e a escolha de um curso de ação. A eficácia de cada uma dessas etapas determina o sucesso da estratégia.

Vantagens

  • Campanhas melhores

A primeira vantagem do marketing por dados é sua capacidade de criar campanhas mais assertivas. Quando baseamos a tomada de decisões em informações concretas, diminui os riscos e, consequentemente, aumenta a taxa de acertos. Assim, apostar na tendência dos dados pode se tornar uma vantagem competitiva, auxiliando o negócio a se orientar por resultados.

  • Segmentação de mercado

Uma estratégia de marketing por dados possibilita segmentar melhor os mercados em que a sua empresa atua. Isso refina tanto a sua estratégia de criação de conteúdo, quanto a de captação de clientes. Pense: engajar audiências será mais fácil quando seu time conhecê-las a fundo. Além disso, o marketing por dados pode, também, mostrar novas oportunidades de mercados e nichos inexplorados por outros empresas.

  • Otimização da experiência do cliente

Nada influencia mais a decisão de compra quanto as interações entre marca e consumidor. E elas podem ser melhores com o marketing por dados! A partir do momento em que você descobre exatamente o as suas personas procuram, fica mais fácil oferecer seus produtos e/ou serviços de forma direcionada.

Quais dados coletar

Adove ComunicaçãoO BI (Business Intelligence) fornece subsídios para que as decisões estratégicas sejam tomadas norteadas por dados, e não por achismos. Por isso, o tipo de dado que você deve coletar depende do que é importante para a sua empresa. É preciso fazer uma análise de quais dados e canais são relevantes para a sua estratégia. A questão geográfica, por exemplo, pode ser essencial para um e-commerce que lida com logística, mas irrelevante para um escritório de advocacia que atua na cidade. Os dados mais comuns são: área de atuação do lead, idade, comportamento de consumo (tanto de visitas às páginas e histórico de compras quanto de horários) e cargo.

Análises de BI

Uma boa análise de Business Inteligence passa por quatro fatores importantes: O que está acontecendo? Por que está acontecendo? O que vai acontecer agora? Como podemos mudar ou melhorar o que está acontecendo?

Vamos supor que o analista de marketing da empresa faz uma análise dos dados e percebe que as interações na página do Facebook estão caindo. Isso é um dado. OK. Agora é necessário começar a análise para verificar quais fatores foram responsáveis por esse acontecimento. É isso que vai tornar esse dado uma informação e pode permitir uma ação assertiva. Quais possíveis ações? Trocar os horários de postagens, rever os conteúdos que estão sendo divulgados, trabalhar mais campanhas de impulsionamento de posts, etc.

Por meio do BI também é possível verificar tendências de comportamento para os próximos meses e permitir uma preparação mais efetiva para mudanças. Essa também é uma excelente maneira de apontar gargalos que irão surgir e trabalhar para que eles não prejudiquem a escalabilidade do seu negócio.

3 Elementos importantes para uma estratégia de dados

1 – Interações dos clientes com a empresa: é necessário mapear e compreender a jornada do comprador, desde o primeiro contato até a compra e o relacionamento pós-venda. Em seguida, identifique as mudanças que precisam ocorrer na empresa para transformar e cumprir o plano de engajamento do cliente.

2 – Ferramentas de análise: existem três principais categorias de análise: análise de negócios, análise preditiva e análises prescritivas. Como os dados e tecnologia alimentarão o analytics, é preciso determinar onde se está atualmente e qual o tipo de análise que a empresa precisa para melhorar de posição.

3 – Tratamento dos dados: isso precisa acontecer como uma parceria entre TI, Marketing e outras funções de negócios; atingindo e permeando toda empresa. A estratégia de dados precisa estar alinhada aos objetivos globais do negócio. E também atentar para as questões de gestão de dados (tais como a higiene de dados e considerações de conformidade).

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado

    Categorias