Navegue pelas categorias
Máira da Costa
Por Máira da Costa em 05 de Fevereiro de 2019

Transmissão ao vivo nas redes sociais – descubra por que investir

Reading Time: 5 minutesTransmissão ao vivo. Quantas você já assistiu hoje? É provável que você consuma vários conteúdos desta forma todos ou dias ou talvez ainda não tenha assistido nenhuma transmissão – e isso é raro.

Mas, a verdade é que as transmissões ao vivo pelas redes sociais têm se tornado uma estratégia eficiente na hora de impactar o público. Mais do que isso, elas têm aproximado as pessoas das marcas.

Para te deixar informado sobre essa tendência de marketing digital, vamos falar sobre ela, qual a diferença entre uma transmissão profissional de uma não profissional, por que você deve investir e dicas de como fazer uma live de qualidade. Confira!

O que é a transmissão ao vivo?

As transmissões ao vivo, também conhecidas como Lives, são vídeos ao vivo que podem ser realizados no Facebook, Instagram, Youtube ou em plataformas especializadas.

Transmissão profissional x não profissional

Mulher filmando casamento

Você deve estar querendo saber o que é necessário para começar a fazer uma transmissão ao vivo, certo?

Primeiro é importante entender a diferença entre uma transmissão profissional e uma não profissional.

Você pode fazer uma transmissão com seu celular, tablet ou até mesmo da webcam do seu computador, por exemplo.

Hoje já existe no mercado várias opções de aparelhos com boa qualidade na imagem. Se você simplesmente usar um destes aparelhos, podemos dizer que se trata de uma gravação não profissional.

Se o celular tem uma boa filmagem e grava bem áudios, como os aparelhos da Apple, você pode perfeitamente fazer lives com ele.

Transmissões ao vivo do celular conquistam mais empatia do público, já que, dentre outros motivos, oferecem uma proximidade com a realidade do dia a dia.

Contudo, se for transmitir ao vivo uma palestra, show, evento da sua marca, ou até mesmo, um jogo de videogame profissional no Youtube, é importante investir em live streaming profissional. Isso com o objetivo que você entregue a melhor experiência a quem está assistindo.

Então, qual usar?

Se você quer dar opinião sobre determinado assunto e comentar com os seguidores da sua marca, através de live no Instagram, por exemplo, a transmissão com um celular de qualidade já resolve.

Mas, se você quer apresentar novos produtos, é preciso trabalhar a possibilidade de investir em transmissões mais elaboradas. Isso porque estará atraindo a atenção pelo visual. Uma transmissão com imagem prejudicada não ajuda muito, concorda?

A princípio pode parecer complicado, mas com o tempo você identifica em quais situações deve ou não fazer uma transmissão profissional.

Por que investir?

Mulher ansiosa: por que investir em transmissão

Podíamos apenas te dizer que vale a pena investir sem apresentar argumentos concretos. Mas, uma pesquisa realizada pela Livestream em parceria com a New York Magazine, apontou algumas informações muito bacanas sobre o uso de vídeos ao vivo por parte dos consumidores.

Dentre os 1.000 respondentes, 80% preferem assistir vídeos ao vivo da marca ao invés de ler um blog. Sobre o que é considerado em uma transmissão, 67% dos espectadores apontaram a qualidade como a mais importante.

Essa pesquisa ainda constatou que 73% dos negócios B2B que já utilizaram Lives, tiveram um ROI (Return on Investment) positivo. E ainda, 97% das empresas apontaram que tiveram um aumento no interesse por seus produtos e serviços.

Em um relatório da Cisco, sobre previsões e tendências até 2022, é mencionado que os vídeos ao vivo na Internet serão responsáveis por 17% do tráfego de vídeo da Internet até 2022. E ainda, que a transmissão ao vivo crescerá 15 vezes entre 2017 e 2022.

Já te convencemos que vale a pena investir em transmissões ao vivo?

Caso ainda não, confira abaixo mais razões para você começar hoje as Lives no seu negócio:

  • Não existe limitação de público. Enquanto na palestra normal tem 300 pessoas te assistindo, com a transmissão ao vivo sua live pode alcançar os quatro cantos do mundo
  • Facilidade para realizar reuniões, principalmente quando a distância é um problema para reunir as pessoas interessadas
  • Maior divulgação da sua marca, produtos e/ou serviços
  • É possível gravar o conteúdo e deixar disponível para seu público
  • Versatilidade de formatos e conteúdos (transmissão ao vivo de eventos, webinars, ações com influenciadores digitais, tutoriais de produtos, etc)
  • O vídeo proporciona maior compreensão do conteúdo e da mensagem.

Quero fazer uma transmissão ao vivo: por onde começo?

Homem fazendo anotações

É importante que você lembre que em transmissão ao vivo não existe a possibilidade de cortar cenas nem áudios.

Por isso, é relevante adquirir conhecimento sobre o ambiente que vai gravar e dos acessórios que irá precisar.

Analise a iluminação, tempo de duração, tomadas, clima e principalmente, se tem internet. Já imaginou você gravando e o vídeo termina de repente? Ponto negativo que influencia em quem está assistindo, certo?

Pontuado e verificado tudo isso, tenha um roteiro! Mesmo os mais experientes contam com um papel, anotação, post it, qualquer coisa que apresente pontos para que ele entenda o raciocínio que deve seguir para fazer uma boa transmissão.

Não transmita sem algum auxílio deste tipo. Imprevistos podem acontecer, tirar toda a sua atenção e você perder a linha de pensamento que estava seguindo.

Pense na plataforma

Quando o assunto é a plataforma, novamente precisamos pontuar que depende da situação.

Se é um evento, conferência ou algo que demande alto padrão de qualidade na transmissão, é bacana que você possa contar com plataforma especializada.

Já, se for algo do dia a dia, que deseja compartilhar com os fãs da sua marca, a transmissão pelo celular ou tablet vai ser bacana.

O que difere as Lives do Facebook para uma paga, por exemplo? Layout, ferramentas, monetização e mais alguns itens.

Então novamente reforçamos a importância de analisar sua demanda para estipular a melhor plataforma para a transmissão ao vivo.

E então?

Você viu que falamos o que é a transmissão ao vivo, a diferença de uma transmissão profissional para uma não profissional e por que deve investir. Falamos de pontos que precisam ser analisados antes de fazer transmissão e a importância da escolha da plataforma.

Sendo pequeno, médio ou grande empresário, as lives já são grandes ferramentas de marketing. Elas permitem várias formas de trabalho e, se você ainda não faz uso dessa estratégia, indicamos que comece a pensar a respeito.

Uma dica que deixamos para o final é: interaja com seu público nas transmissões. Esse contato em tempo real, respondendo perguntas dos fãs e instigando questionamentos, cria laços entre sua marca e os seguidores.

Publicado por Máira da Costa 5 de Fevereiro de 2019
Máira da Costa

Assine nossa newsletter!