Blog

Tudo que você precisa saber sobre marketing digital para indústrias!

Tudo que você precisa saber sobre marketing digital para indústrias!

O marketing digital para indústrias apresenta a possibilidade de aproximar as empresas de seus consumidores ideais, oferecer soluções adequadas às necessidades do mercado e obter melhores resultados, tanto em eficiência como em questões financeiras.

Com diversas vantagens para o setor, o marketing industrial é fundamental para as empresas que não querem estagnar e pretendem garantir seu crescimento nos próximos anos.

Neste conteúdo iremos explicar de forma detalhada como funciona o marketing digital para indústrias, quais são seus benefícios e dados do setor que comprovam sua importância.

E ainda, estratégias digitais que podem ser utilizadas para ganhar maior reconhecimento e gerar oportunidades, além de mostrarmos quais são os riscos de não investir no marketing digital.

No fim deste texto você ainda verá como tudo isso foi aplicado em uma indústria e gerou resultados surpreendentes, como 5.690% de retorno sobre os investimentos em marketing! Continue a leitura!

O que é o marketing industrial?

O marketing industrial é um nicho do setor que visa obter resultados precisos focados em vendas e melhorar o relacionamento das indústrias com seus respectivos clientes.

A maioria das indústrias do mercado atuam no modelo Business to Business, conhecido como B2B. Isso significa que essas empresas vendem para outras indústrias, fornecedores e varejistas, e não diretamente para os consumidores finais. Podemos citar como exemplo empresas do setor madeireiro, indústrias de produção de material hospitalar, fábricas de móveis, entre outros.

Estes modelos de negócios demandam estratégias de marketing diferenciadas pois possuem características próprias, como um ciclo de vendas muito mais longo e complexo.

Neste mercado a decisão de compra é baseada em diferenciais de produto ou serviço, benefícios e resultados que serão entregues.

Desta forma, o marketing digital para a indústria precisa fazer com que a empresa ganhe credibilidade, confiança dos clientes e estabeleça relacionamentos duradouros.

Para isso, é preciso definir um processo de vendas bem estruturado aliado com estratégias específicas para a necessidade de cada empresa, mas que geralmente envolvem produção de conteúdo, anúncios de mídia paga e automação de marketing.

O plano de ação traçado dependerá muito do ramo de atuação da empresa e das personas identificadas, portanto, é preciso ter em mãos o máximo de informações possíveis a respeito do negócio e do mercado.

Dados do setor

Dados do setor

Antes de apresentarmos mais detalhadamente os benefícios do marketing digital para indústrias e como criar estratégias realmente eficientes para este setor, é importante analisarmos alguns dados referentes a este segmento.

Conforme a pesquisa Panorama do Marketing nas Indústrias: Brasil 2019, 51,9% dos entrevistados informou que sua empresa possui no mínimo 10 anos de atividade. Entre os desafios encontrados no mercado, 25,9% dos participantes apontaram dificuldades com estratégias de marketing, como custo de venda alto e desconhecimento da marca.

Já na gestão de marketing, 44,4% possui dificuldades em identificar o público correto, 24,4% em comprovar o retorno nas atividades que faz e 17,5% em integrar marketing e vendas.

Um dado que se destaca entre a pesquisa é que 47,4% dos participantes não define metas de marketing em sua empresa! Esta é uma etapa fundamental para atingir os objetivos desejados, assim como entender o que precisa ser feito para que a empresa tenha sucesso no mercado.

Por outro lado, entre as empresas que definem suas metas, 11,2% nunca as alcança. Isto pode significar falta de alinhamento entre a situação da empresa e a realidade do mercado, ou até mesmo estratégias ineficazes.

Em relação aos dados de vendas, 59,1% dos entrevistados apontou que seus clientes compram da empresa devido à qualidade do produto oferecido. Com isso, percebemos como é importante conseguir comprovar os diferenciais da solução ofertada pela indústria.

Benefícios que o marketing digital entrega para a indústria

O marketing industrial utilizado de maneira correta para a necessidade de cada empresa pode aumentar consideravelmente o número de vendas, e assim, o lucro do negócio.

Além disso, um dos maiores benefícios do marketing digital é a possibilidade de diferenciar a empresa no mercado, fazendo com que seus clientes e outros stakeholders enxerguem o valor que sua indústria entrega.

Falamos no início do conteúdo sobre a importância de identificar a persona do negócio, e você também viu na pesquisa apresentada que esta é uma das principais dificuldades no setor industrial.

Contudo, isso pode ser contornado com o alto nível de mensuração que o marketing digital proporciona. Como é possível saber cada clique que o usuário deu em sua página, de qual canal ele veio, em quais materiais converteu, fica muito mais fácil entender a necessidade do seu público e então segmentar conforme seus interesses.

Conhecendo melhor seu público, também é possível planejar com mais certeza as futuras ações de marketing e vendas, com base em resultados analisados anteriormente.

Outra vantagem é que o marketing digital permite identificar novos nichos de mercado, que antes poderiam não ser bem aproveitados ou mesmo desconhecidos para os gestores da empresa.

Por fim, o marketing digital para indústria melhora os custos relacionados à divulgação e autoridade de marca, pré-venda, diminuição do ciclo de compra, fidelização de clientes, e a redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Como criar uma estratégia de marketing digital eficiente

Como criar uma estratégia de marketing digital eficiente

Agora que você já entende como o marketing digital funciona dentro do setor industrial e quais são as vantagens de utilizá-lo para este modelo de negócio, iremos pontuar alguns fatores importantes para criar uma estratégia que apresente resultados positivos.

Mas é preciso relembrar que a primeira coisa a se fazer é identificar seu público e suas possíveis segmentações, assim como entender o cenário atual do mercado.

Entre as táticas que podem ser utilizadas pelas indústrias estão o marketing de conteúdo, presença digital em mídias sociais, SEO, links patrocinados e automação de marketing. Iremos explicar cada um mais à frente.

Combinando estes fatores é possível criar uma estratégia de Inbound Marketing completa e eficiente, alinhada com os objetivos de venda da empresa.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo visa fornecer conteúdos de relevância e interesse aos consumidores da marca. Para isso, é preciso saber quem é o seu público, conhecer suas necessidades e o que as pessoas têm comentado e buscado nas redes sociais a respeito da sua indústria ou ramo de atuação.

Com essas informações em mãos será mais fácil produzir um conteúdo específico, que esteja de acordo com o que os consumidores esperam encontrar em suas pesquisas.

Esta estratégia gera um relacionamento muito mais estável e confiável entre marca e cliente. Especialmente porque é baseada em passar informação de qualidade e relevância, de interesse do cliente, e não apenas uma propaganda crua de determinado produto ou serviço.

O ideal é a criação de um site ou blog corporativo, por meio do qual você possa publicar conteúdo referente ao segmento de sua indústria. Dessa forma, irá estabelecer autoridade sobre o assunto e conquistar a confiança de seus potenciais clientes.

Presença digital em mídias sociais

É preciso ter presença digital. Atualmente, uma marca que não está presente nas redes sociais encontra mais dificuldades em comprovar sua credibilidade. A presença nesses ambientes ricos em interação — como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn — contribui para que sua marca seja lembrada, além de facilitar a conexão e o diálogo próximo com os potenciais consumidores.

SEO

Aparecer nos primeiros resultados do Google é um aspecto essencial para qualquer tipo de negócio. Mas para conseguir isso, é importante investir em SEO (Search Engine Optimization).

Trata-se das técnicas de otimização das páginas para que eles apareçam em boas colocações nos resultados orgânicos do Google, ou seja, na primeira página da busca.

Dessa forma, você não só é encontrado com muito mais facilidade, como ganha uma confiança muito maior por parte de quem está pesquisando.

Links patrocinados

Outra opção a ser considerada é o investimento em campanhas de links patrocinados. Basicamente, são os links destacados que aparecem sempre em primeiro lugar nas páginas de pesquisa, identificados como anúncio.

A grande vantagem desse tipo de estratégia é o rápido retorno na geração de leads e resposta dos prospects. Os links patrocinados podem ser feitos no Google ou em redes sociais, como Facebook, LinkedIn e Instagram.

Automação de marketing

A automação de marketing utiliza softwares para atingir os leads de maneira segmentada e aumentar a geração de oportunidades de vendas.

Além de facilitar o processo de nutrição de leads e deixar a jornada de compra mais visual para a equipe de marketing, a automação também colabora para a produtividade, pois seria muito mais trabalhoso realizar manualmente o que uma ferramenta de automação permite fazer.

De forma geral, a automação de marketing funciona por meio de emails personalizados para cada segmento de leads.

É possível criar um fluxo de emails, por exemplo, para as pessoas que ainda não conhecem bem a sua indústria e a solução que ela oferece. A cada email enviado o lead entende mais sobre a sua empresa e percebe que o problema que ele enfrenta no momento pode ser solucionado pela sua indústria.

Também existem fluxos para clientes inativos, onde tenta-se entender por que o mesmo deixou de comprar de você e se há a possibilidade de o lead voltar a ser seu cliente.

Enfim, a automação oferece inúmeras possibilidades e tem a capacidade de qualificar seus contatos, diminuindo o esforço da equipe de vendas, pois entrega leads com maior chance de compra.

Quais os riscos de não estar presente no cenário digital?

Se você ainda não está convencido da importância do marketing digital para indústrias, listamos alguns dos principais riscos de não investir nessa estratégia. Confira:

  • Perder espaço de mercado, ficando atrás dos concorrentes
  • Não conhecer seu público e entregar produtos ou serviços que não satisfazem os clientes
  • Não saber o custo de aquisição de cliente, e pior ainda, gastar mais para conquistar um novo cliente do que irá receber do mesmo na compra
  • Ter processos de vendas demorados e ineficazes, que não geram resultados
  • Ter sua credibilidade prejudicada pois o mercado não enxerga valor em sua empresa por não possuir uma presença digital abrangente
  • Perder inúmeras oportunidades de vendas.

A indústria representa 22% do PIB brasileiro, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e ainda tem muito espaço de crescimento. Mas para não ficar estagnado é preciso investir em marketing digital e novas tecnologias, e assim continuar sendo relevante no mercado.

Para finalizar o assunto, confira a seguir o case da Rohden Portas, indústria catarinense atendida pela Adove, que obteve uma expansão de 530% em um ano por meio do Inbound Marketing!

Case Rohden Portas: estratégia de Inbound Marketing resultou em 5.690% de retorno sobre os investimentos em marketing

A empresa Rohden Portas, indústria especializada na fabricação de portas de madeiras, com foco no mercado da construção civil, está no mercado há 80 anos.

A partir de 2017 a empresa percebeu uma leve queda nas vendas e os canais de comercialização pareciam estagnados. Até então, o único movimento digital era um site institucional, com poucas informações, sem conteúdos direcionados às personas e principalmente, com abas desatualizadas.

Além disso, a empresa estava a mercê de um único nicho. Apesar de atuar de forma consistente junto a construtoras, outras frentes de trabalho pareciam não avançar.

Em junho de 2017, a Adove Comunicação passou a integrar a equipe de marketing da Rohden Portas. O desafio era desenvolver estratégias de expansão de mercado e do fortalecimento da marca. 

O primeiro passo foi a realização de um Planejamento Estratégico para entender o histórico da comunicação institucional, seus gargalos, o público já conquistado e os nem projetados.

Todas as ações projetadas pela Adove se concentravam no Inbound Marketing. Ferramentas de monitoramento foram instaladas para o acompanhamento dos visitantes do site, os já clientes foram segmentados, um cronograma de frequência e conteúdos foi elaborado e as redes sociais ganharam destaque no processo de atração. 

Com base nesses dados foi possível entender que havia um público desconhecido, mas com grande potencial de investimento: o varejo especializado.

Entre os resultados das ações projetadas, podemos citar:

  • Aumento de visitantes únicos no site de 166%
  • Crescimento de 312% no número de visualizações de páginas
  • 120% a mais de engajamento na fanpage
  • Aumento de 640% no número de leads
  • 500% de crescimento no número de vendas efetivadas pelo Inbound
  • Redução do custo de aquisição de clientes (CAC) de 11% para 1,5%
  • 530% de crescimento no número de lojas revendedoras da marca.

Confira mais detalhes do case no vídeo abaixo!

E então?

Depois dessa leitura, esperamos que você tenha esclarecido suas dúvidas a respeito do assunto e que tenha percebido a relevância que o marketing digital tem para as indústrias.

Você viu ao longo do conteúdo que para atingir os resultados pretendidos é preciso conhecer a fundo seu mercado de atuação e suas personas, além de traçar estratégias segmentadas e que gerem valor para seu público.

Apresentamos aqui os principais benefícios que o marketing digital entrega para uma indústria e o que é preciso para criar uma estratégia completa e eficiente.

Você também viu quais são os riscos de permanecer sem fazer nada no ambiente digital, além de conferir como aplicamos tudo o que explicamos aqui em um de nossos clientes.

Se você também quer transformar os resultados da sua indústria e ter retornos positivos assim como a Rohden Portas, clique abaixo para entrar em contato conosco e entender como podemos te ajudar a ampliar sua presença digital!

Veja também

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!