Blog

Tudo que você precisa saber sobre marketing no agronegócio

marketing no agronegócio

Sumário

Reading Time: 5 minutes

Ainda há uma ideia equivocada de que essa estratégia só funciona para organizações mais digitais ou de tecnologia, mas o marketing no agronegócio também é essencial para o crescimento das empresas deste setor.

Pensando nisso, reunimos neste texto tudo que você precisa saber sobre o assunto para desmistificá-lo dentro da sua empresa. Boa leitura!

O papel do marketing no agronegócio

O marketing no agronegócio é uma ferramenta que potencializa as ações e resultados desse setor. Se engana quem ainda acredita que modelos de negócio mais tradicionais não podem investir em marketing digital. Muito pelo contrário! A estratégia funciona para diferentes mercados. 

Um estudo sobre o assunto afirma que o agronegócio no Brasil é composto por uma parte considerável do PIB nacional, sendo um dos grandes responsáveis pela transformação econômica. 

Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2020 a participação do setor no Produto Interno Bruto brasileiro aumentou para 26,6%. Já em 2021, ocorreu mais um aumento de 8,36%.

“Com a globalização de mercados, o sucesso de um negócio cada vez mais depende de uma interrelação do marketing na sua divisão de comercialização, entre indústria, serviço e agricultura”. 

O artigo esclarece que o setor possui, atualmente, grande competitividade mundial. E para se destacar em meio a este mercado, é preciso fazer o que qualquer outra empresa faria: uma gestão eficiente do negócio.

Logo, é nesse momento em que o marketing se mostra fundamental para o setor. 

Benefícios dessa estratégia no setor

Entenda a seguir quais benefícios e resultados podem ser alcançados com uma boa estratégia de marketing digital no agronegócio:

  • Melhora na interação com o público-alvo, reduzindo a distância entre empresa e consumidor;
  • Desenvolve um melhor relacionamento com o cliente;
  • Aumenta o valor percebido dos produtos ou serviços;
  • Contribui na geração de leads e oportunidades comerciais;
  • Amplia o reconhecimento de marca;
  • Destaca diferenciais competitivos do negócio;
  • Elimina objeções comerciais, influenciando diretamente nos resultados de vendas.

Isso tudo só é possível graças a conexão entre consumidores e empresas, compreensão da demanda dos clientes e o devido posicionamento no mercado.

Um dos principais benefícios do marketing no agronegócio é a consolidação e a garantia da sobrevivência em um mercado competitivo e globalizado. Esse desenvolvimento de planos estratégicos pode garantir estabilidade em cenários econômicos mais instáveis e de transformações de consumo, assegurando um crescimento sustentável.

Por fim, o Portal do Agronegócio afirma que o “marketing no agronegócio brasileiro tem uma importante missão institucional e social, além de agregar valor a marcas e produtos, amplamente diversificados e segmentados”.

Importância do marketing no agronegócio

O Portal do Agronegócio ainda afirma que um dos principais desafios do setor está justamente no desenvolvimento de estratégias capazes de alinhar o marketing ao market share (porção referente a participação do mercado). Só assim será possível ampliar a atuação no cenário internacional, considerando estratégias de países que agregaram valor aos produtos, além da quantidade produzida, como os Estados Unidos, Inglaterra e China.

A importância dessa ferramenta está na quebra de paradigmas no setor, agregando valor a toda a cadeia produtiva e construindo o diferencial competitivo. Para isso, é preciso ter um foco ampliado e uma visão sistêmica e detalhada. É fundamental usar o conceito de pesquisa, por trás do marketing, para analisar estrategicamente todo o mercado, gerando maior criatividade e inovação no planejamento.

Com a constante evolução e mudança comportamental do consumidor, o setor precisa estar atento e agir com rapidez para se manter competitivo no mercado global. Com o apoio do marketing, essas alterações podem ser previstas e resolvidas com antecedência para garantir a saúde do negócio. 

Vale destacar que o cliente está cada vez mais no ambiente digital, analisando a reputação de empresas, pesquisando concorrentes e buscando novas soluções. Sendo assim, com as estratégias de marketing, é possível posicionar bem o seu negócio para que ele seja a primeira opção para solucionar as dores dos seus prospects.

Marketing digital no agronegócio

Conforme a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), as Agtechs ocupam o terceiro lugar no país entre os segmentos mais comuns de startups, representando 11,8%. Ficam atrás apenas da educação (17,3%) e da saúde e bem-estar (17,1%).

Essas são startups especializadas no desenvolvimento de soluções para o setor. Elas são importantes para o avanço tecnológico do agronegócio e responsáveis também, pela aderência da internet.

Portanto, o cenário tem se tornado cada vez mais favorável para a aplicação do marketing digital no agronegócio. Aqui são realizadas produções de conteúdo para distribuição de diversos canais, com o intuito de atrair e fidelizar o cliente, gerando um maior alcance de informação.

Somados a isso, o estudo ainda afirma que a presença em feiras e eventos propicia o networking e alinha o marketing offline com o marketing online. 

Estratégias de marketing para o agronegócio

marketing no agronegócio

A ABStartups aponta algumas tendências para a próxima década no setor e que exigem a incorporação do marketing. São elas:

  • A transformação do posicionamento de alimentos e bebidas para saúde e nutrição;
  • O desenvolvimento do empreendedorismo e das cooperativas na construção de marcas e fusões globais;
  • No diálogo com os principais meios de comunicação para um compartilhamento de causas comuns.

Seja qual for a tendência ou mercado de atuação, o planejamento de marketing no agronegócio deve ser realizado com foco na produção de conteúdo com base nas suas personas. Elas são as personificações do seu público-alvo. 

A criação de personas permite, com apoio em pesquisas e análises de mercado, identificar características do perfil de cliente ideal da sua empresa. Logo, a comunicação será mais assertiva, eficaz e clara. Só assim será possível definir, por exemplo, os melhores canais, mídias e estratégias de interação com o público.

As personas, inclusive, são fundamentais para a implementação do Inbound Marketing. Isso porque são essas características do perfil de consumidor ideal que irão nortear as ações das estratégias de Inbound.

Aqui vale destacar que o Inbound Marketing visa atrair, converter, fidelizar e encantar os clientes. A metodologia estabelece o contato entre a empresa e o consumidor através do conteúdo atrativo em canais que façam sentido para a sua persona, como blog, redes sociais e email, por exemplo.

Os conteúdos desenvolvidos por essa estratégia possuem o intuito de sensibilizar a persona para ela entender os problemas que enfrenta, quais são os impactos que eles geram e como o seu negócio é capaz de resolvê-los. 

O Inbound proporciona diversos benefícios que colaboram com empresas do agronegócio, como:

  • Autoridade no mercado;
  • Diferencial competitivo;
  • Maior engajamento;
  • Construção de relacionamentos duradouros;
  • Aproximação e alcance do público ideal;
  • Otimiza o ciclo de vendas;
  • Redução de custos de aquisição de clientes.

Outros exemplos de estratégias

Ainda, é possível acrescentar algumas estratégias como:

  • Marketing de guerrilha: foca em gerar emoções, através da promoção de produtos e serviços de maneira não convencional. O objetivo é aumentar o impacto da ação sobre a persona, com um menor investimento;
  • Marketing de recompensa: são realizadas ações que visam a fidelização e alimentam o relacionamento com clientes, fortalecendo o contato. Aqui, aqueles que são mais engajados são recompensados com promoções, por exemplo;
  • Marketing de dados: o intuito dessa estratégia é a utilização de informações sociais, de comportamento e dados gerais do cliente para otimizar e facilitar a tomada de decisão. Elas são retiradas de campanhas, pesquisas de mercado, do meio digital, entre outros;
  • Marketing de exclusividade: por fim, o marketing de exclusividade busca agregar valor e gerar um sentimento de urgência para o fechamento do negócio. Aqui, os serviços e produtos são mais valorizados graças ao sentimento de privilégio.

Conheça a Adove 

Somos uma agência de Inbound Marketing que visa construir a nossa história fazendo a diferença para pessoas e empresas. Nos colocamos como agentes transformadores no mundo!

Atuamos com criatividade e inovação para gerar resultados reais aos clientes, com comprovação em métricas e retorno de investimento. Somos reconhecidos pela criação de estratégias e posicionamentos definidos.

Trabalhamos com a comunicação online e automatizamos os processos de marketing digital e de vendas. Temos um time de especialistas que se dedica à imersão do mercado de atuação do cliente para alcançar o sucesso de cada ação. 

Ficou curioso e quer conhecer um pouco mais dos nossos serviços? Clique aqui ou na imagem abaixo para agendar uma conversa.

marketing no agronegócio

Entre em contato agora e vamos
juntos alavancar sua empresa!

Acompanhe nosso blog