Blog

Vale a pena o domínio personalizado?

Possuir um domínio próprio para seu site faz uma grande diferença na presença digital da sua empresa. E, atualmente, presença digital é item essencial nos negócios! Um domínio personalizado é um investimento baixo e com retorno garantido. Sua marca fica protegida, é lembrada e encontrada com maior facilidade, tem mais credibilidade e coloca a empresa em evidência! Saiba aqui como funcionam os domínios personalizados e suas vantagens.

O que é um domínio personalizado?

O nome do domínio ou “endereço da URL” é o jeito como encontramos sites na internet. Por exemplo, informações como “www.nome.com” ou “nome.com.br” são inseridas no navegador para termos acesso ao conteúdo de certa plataforma. Às vezes, ao criar um blog ou site, certas empresas elegem uma plataforma e o nome ficará com o domínio de hospedagem: “www.nome.blogspot.com.br.” O domínio próprio busca deixar o nome da empresa em evidência, mas não precisa ser necessariamente .com ou .com.br. Já é possível ter extensões mais direcionadas, como .ind para indústria, .net para empresas que lidam com tecnologia, .mus em referência a música e até .nome da sua empresa, como o Globo, que foi o primeiro a adquirir no Brasil.

Por que é importante?

AdoveO domínio personalizado reforça a identidade da marca. Ele ajuda as pessoas a identificarem a marca com mais rapidez e aumenta a credibilidade. Se você está investindo (ou já investiu) para construir um site veloz, responsivo, otimizado, também deve considerar essa possibilidade de investimento no domínio.

Como amplia as chances dos consumidores em potencial encontrarem a página na web, esse tipo de domínio beneficia a performance das campanhas e melhora a visibilidade da empresa na internet. Em termos de indexação, essa medida facilita nas táticas de SEO, atendendo às condições impostas pelos motores de busca. A URL própria também gera mais segurança aos visitantes, que possuem a garantia de estarem no lugar certo. É um jeito de fortalecer a marca no ambiente online.

Pensando nas vantagens de ter um domínio personalizado, cada vez mais os profissionais autônomos e empreendedores estão registrando os seus domínios, já que é uma forma de profissionalizar a presença online e potencializar os negócios. Confira as vantagens deste tipo de domínio:

  • Credibilidade

Um domínio personalizado reforça a credibilidade da empresa, pois passa uma imagem de profissionalismo. Os domínios gratuitos estão associados ao amadorismo e iniciantes, que não possuem verba ou conhecimento para investimentos simples. Isso afeta a confiança dos internautas quanto à empresa.

  • SEO

Os sites com domínio próprio são considerados mais relevantes para os espaços de busca. Assim,  sites de busca (como o Google) dão prioridade às páginas que contam com um domínio próprio. Dessa forma, ao registrar seu domínio, você vai facilitar o trabalho de SEO, otimizar os links do seu site e ser encontrado com mais facilidade nos dispositivos de busca. Isso aumento o tráfego e a oportunidade de negócios.

Isso não acontece quando um modelo gratuito é utilizado. Se sua empresa possui um blog que não está indexado num domínio próprio, seu blog será apenas um subdomínio dentro do serviço gratuito que você estará utilizando. Assim, aos pesquisarem temas relacionados ao seu blog na web, ele não aparecerá. Como resultado, todos os links externos que seu blog receber darão autoridade para o esse outro serviço, e não para o site da sua própria empresa. Ou seja, se sua empresa já tem um site, lembre-se que o seu blog tem que estar no mesmo domínio desse site. Só assim faz sentido trabalhar com a otimização de conteúdo para os mecanismos de busca.

  • E-mail

Ter um domínio próprio traz a possibilidade de criar também um e-mail personalizado.

Então, pegue a credibilidade que já citada e multiplique por dois. Pensa: entre os e-mails maria@gmail.com e maria@nomedaempresa.com.br, qual é o mais profissional? O e-mail próprio transmite muito mais confiança comparado aos gratuitos.

  • Migração de plataforma

Caso você tenha seu numa plataforma e resolve migrar para outra, ter o domínio próprio facilita muito. É só fazer o redirecionamento e você não perde os leitores que já estão acostumados a te acompanhar. Assim, o domínio que você adquiriu segue sendo seu independente da plataforma escolhida.

  • Investimento Acessível

No nascimento da internet, lá estavam as empresas desfilando no mundo online com os seus belos domínios personalizados, ao tempo que os meros internautas estavam com os seus domínios gratuitos. Esse movimento fez criar uma ideia – que persiste até hoje – de que pode ser caro ter um do ter um domínio personalizado. Isso é um equívoco! Um domínio custa a partir de R$ 25,00 a R$ 50,00 ao ano em algumas plataformas de registros. E é um investimento com retorno garantido!

Por que não usar os domínios gratuitos?

AdoveO principal motivo é que você ter o controle total sobre o que acontece dentro de sua empresa. E isso se estende ao website do negócio. Ao usar um domínio gratuito, fica restrito a utilizar sempre aquela mesma plataforma, tornando-se limitado ao que é oferecido por ela. Qualquer modificação que queira fazer, ou nova tecnologia que queira implantar, podem ficar inviáveis pela obsolescência da plataforma. Além disso, um endereço gratuito transmite uma imagem amadora, que pode prejudicar um muito a credibilidade da marca. A imposição da marca também é um importante motivo para ter um domínio próprio, afinal, só sua marca estará em destaque no endereço, e não acoplada a outra “ajudante”.

Como escolher o melhor domínio para o seu negócio?

Pensar na otimização é que deve guiar o gestor na hora de escolher o nome da URL. O nome não só ajudará as pessoas a encontrarem seu site, como também é imprescindível para passar pelo funil dos motores de busca. Pensa sobre:

  • incluir palavra-chave que tenha a ver com o negócio;
  • evitar a utilização de números e hífen;
  • manter o nome curto;
  • facilitar a digitação dos visitantes;
  • utilizar extensão apropriada.

Vale muito a pena levar em consideração a aquisição de uma URL diferenciada. Se tratando de internet, essa medida é ótima para conquistar a confiança do público e alcançar as primeiras páginas na web. O domínio personalizado abre portas e favorece as empresas na corrida pela vantagem competitiva.

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado

    Categorias