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Aumento de vendas através do smarketing – como preparar a equipe

Smarketing. Esse ano ouvimos falar muito dele – ou deveríamos ter ouvido falar. A realidade é que tanto grandes empresas como pequenas tem procurado alinhar as equipes de marketing e vendas. Isso a fim de aumentar as vendas, e claro, alcançar o cliente com mais assertividade e menos do mesmo.

No texto Smarketing: como alinhar as equipes de marketing e vendas, apresentamos o conceito dele, a importância do trabalho entre esses dois setores e como alinhá-los. Para não batermos na mesma tecla, caso não tenha conhecimento básico sobre o assunto, leia o texto acima e depois dê continuidade neste conteúdo aqui.

Isso porque hoje iremos falar da importância de alinhar todos os setores, sobre o lead que vem através do marketing digital e de qual forma preparar a equipe a fim de aumentar as vendas com o smarketing.

Importância do trabalho em equipe na empresa

Aumento de vendas através do smarketing - como preparar a equipe

Com as áreas de marketing e vendas alinhadas, é possível que a equipe do comercial possa conhecer ainda mais como o cliente em potencial age, bem como, o perfil dele, dúvidas e necessidades.

Essa aproximação contribui ao aprimoramento do processo de atendimento da equipe de vendas. E ainda, favorece a conversão de leads em prospects reais, que possuem maiores chances de se tornarem clientes.

Conhecendo melhor o futuro cliente e deixando isso visível a ele desde o primeiro contato – conscientizando-o do real problema que ele tem e apresentando uma solução – agrega também na fidelização dele, objetivando novas vendas.

Dica de ouro: Nosso foco é o smarketing – trabalho desenvolvido entre marketing e vendas – mas, você pode e é recomendado que alinhe esses dois departamentos com o setor de endomarketing. Mas, por que? O objetivo é que marketing, vendas e marketing interno estejam conectados e integrados das metas e resultados. Assim o trabalho inteiro se torna mais focado, já que boas práticas internas refletem no atendimento ao cliente final.

Lead que vem do marketing digital é diferenciado

O possível cliente que visita sua loja pela primeira vez é diferente do lead que visita sua página pela primeira vez. Temos por hábito – apesar do tempo ser artigo de luxo – de ir em lojas sem ter nada em mente para comprar. Ou seja, “estamos apenas olhando”. Então, podemos por impulso ou lembrança, comprar algo naquele instante.

Só que você precisa concordar que convencer um cliente de levar algo sem que ele tenha “planejado” comprar é mais complicado. Tenha poder de persuasão.

Agora, quando o cliente em potencial visita o seu site pela primeira vez, raramente você vai ser o primeiro contato dele com determinado produto/serviço. Isso porque ele leu conteúdos em blog, assistiu vídeos no Youtube ou procurou por imagens relacionadas no Instagram. Muito ele pesquisou antes de chegar até você. Então ele já não é mais leigo sobre o assunto. E não é qualquer coisa que irá conquistá-lo.

Aumento de vendas através do smarketing - como preparar a equipe

As estratégias do time de marketing, alinhadas com vendas, não podem ser as mesmas para esses dois clientes. Podemos dizer que com o cliente da loja física você faz uma abordagem mais ativa voltada ao Outbound Marketing (identificação de potenciais clientes onde se realiza uma aproximação mais direta).

Enquanto o cara que visitou seu site, você utiliza estratégias de marketing digital, como o Inbound Marketing (ele é considerado uma abordagem mais passiva, já que primeiro nutre-se o cliente com conteúdo que possa educá-lo sobre o próprio problema, para depois oferecer a solução: seu produto ou serviço).

Aumento de vendas através do smarketing - como preparar a equipe

Como já falamos, o cliente da internet chega até você mais experiente e por dentro das opções existentes. Você deve mostrar a ele que o seu produto/serviço é o melhor, mas de forma estratégica. Conteúdos ricos despertam o interesse do cliente pelo seu produto, isso porque você mostra que tem expertise.

Como preparar a equipe para o aumento de vendas com o smarketing

Primeiro passo – caso o time de marketing e vendas ainda não esteja alinhado – é alinhar as equipes. No texto que sugerimos no início, apresentamos etapas que podem ser utilizadas para equilibrar as ações dos dois, a fim de que possam caminhar juntos.

  • Defina objetivos em comum
  • Garanta uma boa comunicação
  • Use a tecnologia disponível
  • Cogite fazer uma SLA (Service Level Agreement), contrato entre as equipes
  • Meça os resultados.

Aumento de vendas através do smarketing - como preparar a equipe

Queremos indicar algumas ferramentas/estratégias que podem contribuir para o alinhamento destes setores.

  • Benchmarking: observe as estratégias, procedimentos e resultados dos concorrentes no mercado. A ideia é identificar o que pode ser melhorado. Mas, claro, não utilizando-se da prática de cópia, apenas para embasamento na inovação
  • Análise SWOT: diagnóstico sobre pontos fortes e fracos da empresa. Essa visualização panorâmica permite identificar pontos a serem melhorados ou reestruturados. Essa análise permite visualizar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo time de marketing e de vendas, bem como, da empresa como um todo. Ajustadas essas questões torna-se mais fácil integrar os dois times no smarketing
  • CRM: conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, ele consiste em encontrar formas inteligentes de encantar o consumidor por meio do gerenciamento das relações com os clientes atuais e futuros. Essa estratégia movimenta várias ações do departamento de marketing e vendas, desde o atendimento até a venda. Por isso, se bem trabalhado, pode unir as duas equipes
  • Pesquisa de Marketing: elas contribuem para o alinhamento dos dois times já que são uma das formas mais tradicionais de adquirir informações que agreguem à empresa. Através dos dados coletados e das informações obtidas, podem-se melhorar as estratégias de vendas e ajustar as campanhas de marketing.

Realizando as etapas e utilizando as ferramentas/estratégias citadas acima, você terá um ótimo time para colocar em prática todas as ações que o smarketing permite.

Conclusão

A sincronia entre os times de marketing e vendas é essencial para que a sua empresa cresça. Principalmente porque, se você está interessado neste assunto, significa que os seus clientes chegam até você por meio da internet.

A rivalidade entre esses setores deve acabar, de uma forma ou de outra. Já que vamos chegar em um ponto que ou você conquista mais clientes através do smarketing, ou cada uma das equipes vai dar passos diferentes e os clientes vão desaparecer.

Mencionamos como dica de ouro, integrar o time do smarketing com o time do endomarketing. E isso vai ser a chave. Quanto mais setores do seu negócio estiverem caminhando para o mesmo lado, almejando o mesmo resultado, utilizando o mesmo tom de voz na conversa com o cliente, resolvendo o problema dele, mais sua empresa vai crescer.

Tudo que você faz é focado em atender pessoas. Alinhe as pessoas e estratégias do seu negócio para atender as expectativas delas. Não esqueça, a conversa de ser humano para ser humano é a que sempre vai prevalecer.

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