Blog

Vídeo Marketing: como se beneficiar do IGTV

A mais famosa ferramenta para vídeos na web é o Youtube. Porém, além dele, outras redes sociais tem investido na modalidade para se fortalecer. O último exemplo é o Instagram, que lançou o IGVT. Saiba como os vídeos podem alavancar sua estratégia de marketing e como utilizar o IGTV para este fim!

Vídeo Marketing

Os vídeos são elementos essenciais para uma boa estratégia de marketing e conteúdo. A transformação digital trouxe uma infinidade de estímulos diários que todos acabam consumindo, mesmo sem querer. No meio de todos eles, se destacam os que apresentam um nível de interatividade maior. Ou seja, nesta disputa os vídeos levam a maior se comparados aos materiais estáticos, de leitura.

De toda forma, o segredo do sucesso é buscar o equilíbrio entre as diversas formas de produzir conteúdo e fazer marketing. A importância do marketing em vídeo não elimina as outras formas de oferecer conteúdo à sua comunidade. Porém, incluir o vídeo marketing na sua estratégia pode otimizar muito os resultados.

Benefícios do vídeo marketing

As pessoas gostam muito de conteúdo interativo. Contudo, com o avanço das tecnologias disponíveis e a própria mudança no comportamento do consumidor, o cenário para os vídeos nunca esteve tão favorável.

  • Tráfego orgânico: Os acessos que sua página recebe de forma orgânica (que não acontecem por campanhas pagas de anúncios no Google), é fundamental para o sucesso no marketing digital. Se a empresa não conseguir atrair visitantes, dificilmente vai gerar muitos leads e ou vendas. O vídeo aumenta muito essas chances!
  • Retorno sobre investimento (ROI): O Aberdeen Group realizou uma pesquisa e determinou que as empresas que investem no uso de vídeos como parte da estratégia de marketing conseguem 66% mais leads qualificados por anoe 54% de aumento no Brand Awareness. Outra pesquisa, a Social Video Forecast, da Animoto, concluiu que 5% dos pequenos negócios que usam vídeos consideram que a estratégia tem impacto direto em suas operações.
  • Fácil consumo: O vídeo é um material de fácil consumo. O que isso quer dizer? Ele não exige grande esforço do público para ser aproveitado. Além disso, o conteúdo em vídeo tem alto poder de engajamento e persuasão. Ele gera capacidade de transmitir diversas emoções e reações, além de geralmente possuir uma linguagem muito mais clara e compreensível que os textos.
  • Viralização: O poder de viralização dos vídeos é drasticamente diferente do que o conteúdo escrito. De acordo com a Simply Measured, vídeos sociais geram 1200% mais compartilhamentos que imagens e texto combinados!

IGTV: a nova ferramenta do Instagram

Como a nova atualização do Instagram pode ser eficaz na estratégia de marketing digital da sua empresa?

AdoveBem ao lado do símbolo “direct”, um novo item surgiu na interface do Instagram: O IGTV O que ele é? O App criou sua própria plataforma para exibir vídeos com duração de até 1 hora e possibilidade de transmissão ao vivo, assim como o Youtube.

Quanto mais famoso o canal do Instagram, mais recurso o serviço pode ofertar. Sendo assim, até então, usuários comuns podem subir vídeos de até 10 minutos no IGTV. Mas a situação é diferente com as contas verificadas: que podem postar vídeos de até 60 minutos.

Como usar

Para começar a usar a ferramenta, alguns padrões básicos devem ser conhecidos e seguidos. O IGTV só aceita vídeos na vertical, seguindo proporção mínima de 4:5 e máxima de 9:16.

Essa padronização é interessante porque a maioria dos usuários mantém o smartphone na vertical quando acessa as redes sociais. Deixar o celular em formato vertical permite digitar rapidamente e acessar menus de forma mais natural e intuitiva. Portanto, atente-se a esse formato quando for produzir um vídeo para esta plataforma.

O algoritmo também traz surpresas. Ao abrir o IGTV, não é necessário pesquisar pelo vídeo, eles surgem de forma aleatória. Aleatória “mais ou menos”, pois é importante saber que eles levam em consideração os assuntos e perfis que o usuário costuma interagir.

O IGTV para empresas

Gerar um conteúdo relevante para o seu público auxilia no engajamento do cliente com a sua marca/produto/serviço. Sabendo disso, o IGTV pode ser uma ótima estratégia para o mundo dos negócios!

O ideal é que os conteúdos compartilhados lá sigam alguns princípios básicos.

O primeiro, é claro, é o conteúdo. Tenha uma estratégia específica para o IGTV. Conteúdos reciclados de outras plataformas podem não agradar a audiência. Por isso, invista em novidades e adapte-as à plataforma.

AdoveO segundo fator é a duração do conteúdo. Para saber quanto tempo de vídeo faz mais sucesso para seu público, faça testes. avalie se vale apostar no tempo máximo que tem disponível ou vídeos mais curtos. De maneira geral, modelos menores agradam mais o público. Mas você pode querer passar um curso ou uma palestra e, então, usar todo potencial de tempo que o app fornece.

Por último, preste atenção à estética do vídeo. Já sabemos que plataforma só aceita vídeos na vertical. Além disso, a qualidade dos vídeos pode ser bem alta. Então, aproveite! Seja cauteloso com a iluminação a qualidade da filmagem e do som.

Geralmente, as marcas optam por produzir um conteúdo informativo, mas é possível investir em outros formatos. Veja a seguir:

Ideias para investir no IGTV

1. Entrevistas

Entrevistas mais rápidas e até grandes diálogos podem ser compartilhados de maneira simples no App. A vantagem é que é possível contar com a interação dos usuários na seção de comentários. As entrevistas possuem um status mais atemporal que os conteúdos ao vivo, portanto é bom que sejam bem produzidas.

2. Tutoriais

Empresas que produzem conteúdos voltados para a utilização de algum procuto ou a prática de alguma atividade, podem apostar nos modelos de “como fazer”. O famoso “Do It Yourself (DIY)”. É possível investir em dicas para apresentar produtos, novidades e hacks.

3. Demonstração do produto

Seguindo o princípio dos tutorias, o IGTV pode ser um canal para apresentar o que seu produto tem de melhor. Mostrar expertise do seu serviço, qualidades e tirar dúvidas dos clientes. Faça tudo sempre de forma breve, simples e clara.

4. Webinars

Os webnars, um tipo de seminário online, oferece conteúdos diferenciados e valiosos para o público. Quando inseridos no aplicativo, estarão ainda mais próximo do público-alvo da sua marca. Pela ferramenta, é possível colocar links direcionados para landing pages. Então por que não investir em palestras e cursos pelo IGTV? Aproveite para redirecionar as pessoas para uma landing page e conquistar leads.

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado