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Você sabe a diferença entre conteúdo evergreen e conteúdo noticioso?

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Já não é novidade que tanto para o marketing de conteúdo quanto para o inbound marketing, o conteúdo é fator essencial para que essas estratégias tragam bons resultados aos negócios.

Contudo, quando se fala em conteúdo, além de todo o cuidado de pensá-lo de acordo com a sua buyer persona, é primordial que seja identificado quais tipos podem ser mais eficazes na conquista do seu cliente em potencial: conteúdo evergreen ou conteúdo noticioso?

Nesse sentido, iremos falar sobre o que é cada um desses tipos de conteúdo, benefícios e ainda, pontuaremos sobre algumas questões para que você analise qual é a melhor escolha para o seu negócio!

O que é o conteúdo evergreen?

Se colocarmos a palavra evergreen no Google Tradutor, ele nos fornecerá a tradução “sempre-verde”. Então, ele nada mais é do que um conteúdo que se mantém atual, “fresco” mesmo que já faça tempo que ele tenha sido produzido.

Basicamente ele terá em sua estrutura informações duradouras e que continuam sendo válidas ao longo do tempo, o que permite que ele seja acessado por várias pessoas sem prazo de validade.

Um aspecto muito importante que caracteriza este conteúdo como tal, é que ele normalmente é um conteúdo mais completo e que responde questões que sempre terão a mesma resposta ou uma resposta que não costuma mudar com o passar do tempo.

Quer um exemplo? Uma receita de bolo é um conteúdo evergreen, ela pode ser reelaborada com outros ingredientes, mas sempre será válida e funcionará com a proposta original.

Se tratando da durabilidade dele, segundo o site da Rock Content, um conteúdo evergreen pode durar no mínimo 2 anos ou até mais que isso.

Um outro ponto interessante deste tipo de conteúdo é que ele é muito relevante para blogs novos, onde podem ser elaborados conteúdos mais genéricos e que sempre interessam o público relacionado ao seu segmento.

Conteúdo evergreen no funil de vendas do inbound

Conteúdo evergreen no inbound

Quando se entra na questão do conteúdo evergreen dentro da estratégia do inbound e do funil de vendas, normalmente esses conteúdos são produzidos para o topo do funil. Etapa onde a persona descobre que tem um problema que até então era desconhecido.

Ele é mais utilizado no topo do funil pois são produzidos conteúdos mais genéricos. Contudo, é interessante e indicado utilizá-lo também no meio e no fundo do funil, já que nestas etapas além do tema se tornar mais específico é possível se aprofundar e elaborar conteúdos mais completos para a sua persona.

Dica: tanto para a estratégia de marketing de conteúdo, quanto para a estratégia de inbound, é muito importante construir a persona e avaliar o que realmente vai agregar valor para ela. O uso do conteúdo evergreen apenas no topo do funil ou também nas outras etapas, vai variar muito da necessidade de alcançar a persona em questão. Ele é válido em todas as fases, mas é essencial investigar o que realmente será válido para o seu cliente em potencial.

Vantagens do conteúdo evergreen

  • Possibilita a conquista de novos clientes, sem que precise criar conteúdos novos todos os dias
  • Reforça a autoridade da sua marca
  • Possui alto potencial de ganhar links
  • Ajuda a segmentar seus leads
  • Se trabalhado o SEO junto, pode contribuir para a melhora no ranqueamento orgânico do seu blog/site
  • Sua audiência poderá voltar com mais frequência ao seu site, já que encontra conteúdos seus que respondem às dúvidas comuns
  • Gera visitantes e leads digitais recorrentes
  • Quanto mais autoral for o conteúdo, mais chances de outros blogs e sites mencionarem o seu blog
  • Conteúdos aprofundados podem tornar sua empresa autoridade no assunto
  • Posicionamento do seu negócio nos mecanismos de busca pode ser melhorado
  • Atrai mais visitantes vindos do Google e outros motores de busca
  • Gera resultado a longo prazo
  • Colabora para um tráfego de visitas sustentável no seu site
  • Mantém suas páginas sempre atualizadas.

O que é o conteúdo noticioso?

Como o próprio nome sugere, um conteúdo noticioso está relacionado a notícias, a produção de conteúdos que são novidades do momento, divulgação de coisas pontuais como o lançamento de um produto ou a nova versão de determinado celular, por exemplo.

Por estarmos inseridos em um mercado onde a notícia se espalha muito rápido, a produção deste tipo de conteúdo deve ser feita de forma cautelosa, já que se for propagado algo que você não queria ou ainda, de forma inadequada, problemas podem surgir.

Devido a essa propagação ser veloz, é importante que seja uma notícia verídica e, se possível, seja construída de forma autoral e com as referências devidamente feitas.

Ainda como exemplo deste tipo de conteúdo podemos mencionar acontecimentos, feiras, eventos, estatísticas, opiniões e situações que sejam pontuais e que normalmente não venham a ser válidas ou percam importância depois de um tempo.

Vantagens do conteúdo noticioso

  • Apesar do curto prazo de validade, costuma trazer bons resultados imediatos
  • Atrai usuários que estão em busca de novidades
  • Maior volume de tráfego em um curto espaço de tempo
  • Informação imediata
  • Conta novidades ou descobertas recentes
  • Tem o objetivo de informar.

Conteúdo evergreen ou noticioso: qual devo usar?

Assim como falamos mais acima na dica sobre o conteúdo evergreen para topo, meio e fundo de funil, tanto um quanto o outro devem ser avaliados.

Uma análise profunda do seu negócio, bem como, um bom planejamento estratégico permitirão que você identifique qual desses tipos de conteúdo pode trazer de forma mais assertiva os resultados almejados.

Entretanto, nossa dica é que você encaixe nas suas ações a produção tanto de conteúdos evergreen quanto noticiosos, pois ambos colaboram em pontos diferentes, fortalecendo a estratégia cada qual da sua maneira.

Enquanto o noticioso irá trazer visitantes que podem se tornar leads através das notícias do momento, o conteúdo evergreen pode não só trazer esse visitante, como convertê-lo em um material rico através de uma landing page, por exemplo.

Cada um deles tem seu valor, por isso vale a pena verificar com atenção a possibilidade de utilizar ambos para fortalecer ainda mais o seu negócio e, se tiver, também sua estratégia dentro do marketing digital.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e saiba como podemos ajudá-lo através do nosso Planejamento Estratégico, o BE MORE!

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