Blog

WhatsApp Marketing: saiba o que é, vantagens e como usá-lo!

WhatsApp Marketing: saiba o que é, vantagens e como usá-lo!

Você utiliza o WhatsApp Marketing para promover seus produtos ou serviços? Se sua resposta for não, ou se deseja melhorar suas estratégias, neste artigo iremos mostrar como você pode fazer isso!

O WhatsApp já foi visto apenas como um aplicativo, porém, agora também é preciso considerá-lo uma ferramenta de marketing.

A estratégia de WhatsApp Marketing traz diversas possibilidades e vantagens para o seu negócio. Continue a leitura e entenda o que é esta estratégia, suas principais vantagens, cases e dicas para utilizá-la em sua empresa! Continue a leitura!

Entenda o que é o WhatsApp Marketing

O primeiro ponto a se destacar sobre o assunto é que o WhatsApp Marketing é uma estratégia digital que utiliza os benefícios da plataforma, ou seja, não se trata de um recurso nativo do aplicativo.

O WhatsApp conquistou uma popularização relativamente rápida entre os usuários de todo o mundo por trazer diversos recursos e tendências que facilitam a rotina das pessoas.

Conforme o blog do Neil Patel, o WhatsApp já superou o Facebook como aplicativo mais usado no mundo em dispositivos Android e iOS. Além disso, ele é a rede social – sim, o WhatsApp já é considerado como rede social! – com mais usuários ativos por mês.

Nesse sentido, o WhatsApp Marketing é o nome dado à estratégia que utiliza deste aplicativo para criar um canal de relacionamento entre as marcas e seus públicos. Por meio da plataforma, é possível se comunicar, relacionar e inclusive vender para seus clientes.

Para isso, o uso do WhatsApp Business é fundamental, pois esta ferramenta foi desenvolvida exclusivamente para o uso empresarial. A seguir, conheça um pouco mais sobre o WhatsApp Business!

Conheça o WhatsApp Business

O WhatsApp Business foi lançado gratuitamente em 2018, trazendo recursos exclusivos para o meio empresarial, pois muitas das pequenas empresas já utilizavam os benefícios da plataforma em seus negócios.

Por exemplo, algumas empresas utilizavam o aplicativo para marcar ou desmarcar atendimentos, ou então oferecer suporte ao cliente, além de divulgar seus produtos.

Com a versão Business foi possível trazer um tom mais profissional para esta comunicação, entre outras vantagens, como automatizar e responder mais rapidamente às mensagens de clientes.

Segundo matéria da Revista Exame, no ano de lançamento da ferramenta, 87% das PMEs já utilizavam a versão empresarial e acreditavam que ela facilitava a comunicação com clientes; e 81% apontou que o aplicativo contribuia com o crescimento do negócio.

Entre as funcionalidades estão a criação de um perfil empresarial, onde você pode inserir o endereço, site, email e horário de funcionamento do seu negócio. 

Também há a possibilidade de configurar mensagens automáticas, recurso extremamente útil para fornecer um retorno ao cliente mesmo quando você está fora do seu horário de funcionamento.

Além disso, a plataforma permite inserir tags de organização nas conversas para identificar os seus contatos, como “novo cliente”, “pagamento” e “agendamento”.

Por fim, uma grande vantagem que a versão Business traz, desta vez para o consumidor, é a garantia de segurança ao ter certeza que está conversando com um perfil profissional.

Vantagens de utilizar esta estratégia

Vantagens de utilizar esta estratégia

Devido ao grande alcance deste aplicativo, a principal vantagem de utilizar o WhatsApp Marketing está em atingir praticamente todo o seu público-alvo. Mas além disso, outros benefícios da estratégia são:

  • É uma plataforma gratuita, portanto, é acessível mesmo se você não possui uma verba para o marketing
  • Atende a todos os segmentos do mercado
  • Mensagens instantâneas ajudam o seu negócio a realizar atendimentos com a rapidez esperada pelo público digital
  • O mesmo conteúdo do Neil Patel citado anteriormente aponta que as mensagens possuem 70% de chances de abertura. Como o aplicativo não possui algoritmos como o Facebook e Instagram, sua mensagem pode ser visualizada por todos os contatos que a receberam
  • É um canal de contato direto e privado com seus clientes e prospects, trazendo mais pessoalidade à conversa e humanizando sua marca
  • Utilizar o WhatsApp Marketing é um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes que não utilizam
  • A plataforma proporciona uma grande versatilidade de conteúdo, permitindo o envio de mensagens em texto, imagens, vídeos, gifs, áudios e arquivos, além de realizar ligações e videochamadas.
  • A interação pelo aplicativo leva ao usuário maior comodidade, que é uma das grandes tendências dos serviços digitais.

Agora, continue a leitura para conferir 3 exemplos de empresas que utilizaram o WhatsApp Marketing e como foram as ações!

Confira 3 exemplos de ações com o WhatsApp Marketing

Como você viu, esta estratégia apresenta diversas vantagens para as empresas que sabem como utilizar seus recursos, e os resultados podem ser surpreendentes! 

Um bom case de exemplo é a campanha WhatsCook, da Hellmann’s. A ação foi pensada com base em um dos principais problemas enfrentados por quem cozinha: quando você possui os ingredientes, mas não sabe qual receita preparar.

Pensando em oferecer uma experiência personalizada para seus consumidores, a Hellmann’s criou um tipo de serviço pelo WhatsApp.

O usuário deveria enviar fotos dos ingredientes que possuía em sua geladeira, e então, os chefs de cozinha convidados pela empresa enviavam orientações e receitas a partir dos ingredientes disponíveis.

A campanha foi realizada no Brasil e, conforme o blog da Lahar, gerou 13.000 inscrições e obteve 99,5% da aprovação dos usuários. O sucesso da campanha no Brasil incentivou seu lançamento no Chile, Uruguai e Argentina. Para conferir o vídeo deste case, clique aqui!

Outro case é da Shopgram, que passou a criar tags no Instagram, e quando clientes cadastrados na base curtissem uma foto com alguma tag, o produto iria direto para o carrinho de compras. Em seguida, o usuário receberia uma mensagem no WhatsApp com o valor de frete e a forma de pagamento disponível.

Por fim, a rede de supermercados Muffato, no Paraná, utilizou o WhatsApp Marketing para divulgar suas ofertas e promoções. Para evitar o spam, os envios são feitos apenas para usuários cadastrados. Além de enviar as promoções, a rede também utiliza a plataforma para o atendimento e relacionamento com os clientes.

Dicas para utilizar a estratégia em sua empresa!

Se você já se convenceu que precisa utilizar o WhatsApp Marketing no seu negócio, separamos algumas dicas para você conseguir obter bons resultados com a estratégia!

Envie mensagens apenas para clientes que aceitaram previamente este tipo de abordagem

O contato direto e a pessoalidade são vantagens do WhatsApp, a menos que você entre em contato sem a permissão do usuário. Se este for o caso, sua mensagem será invasiva e sua conta corre o risco até mesmo de ser bloqueada.

Assim, toda a sua estratégia digital, inclusive em outros canais, pode ser prejudicada. 

Por isso, sempre solicite a aprovação do usuário para entrar em contato, por exemplo, por meio de uma landing page.

Utilize a plataforma para aumentar a fidelização de clientes

A fidelização de clientes é fundamental para continuar gerando receita mesmo em períodos de baixas de vendas para novos clientes. Você pode aproveitar o WhatsApp como um auxílio para esta fidelização, buscando sempre realizar bons atendimentos, além de solucionar as dúvidas e problemas dos seus clientes.

O atendimento personalizado é o que fará com que o usuário tenha uma boa experiência e volte a comprar com você.

Também é preciso garantir atendimentos rápidos e eficazes, desde que você esteja em seu horário de funcionamento, e que também seja um horário adequado para o cliente.

Envie conteúdos relevantes

Envie conteúdos relevantes

Um dos principais usos do WhatsApp Marketing é o envio de ofertas e promoções, e esta é uma estratégia muito válida. Mas, é necessário um certo cuidado para não tornar as mensagens muito frequentes e repetitivas.

Para não manter apenas uma abordagem comercial, também envie aos seus clientes conteúdos relevantes relacionados ao seu segmento, como notícias, dicas de uso do seu produto, tendências de mercado, entre outros.

Inclusive, se você utiliza a estratégia de Marketing de Conteúdo, uma boa alternativa é enviar os últimos conteúdos publicados em seu site! 

Assim, sua empresa mostrará que se importa com o cliente, que pode ajudar mesmo sem vender imediatamente, e ainda gera autoridade no assunto.

Mantenha seus clientes atualizados

Se você possui um canal tão direto com seus clientes, é importante que eles estejam sempre atualizados sobre a sua empresa.

Portanto, divulgue novos produtos, mudanças em serviços, promoções sazonais, publicação de novos conteúdos em redes sociais e site, ou até mesmo mudanças na estrutura da empresa.

Crie listas de transmissão

Com as listas de transmissão você pode enviar a mesma mensagem para vários clientes, tornando o processo mais ágil. 

Entretanto, é fundamental que você tenha o cuidado de não enviar mensagens invasivas, pois isso pode gerar problemas legais para o seu negócio.

Faça pesquisas de satisfação

Solicitar feedbacks dos clientes nem sempre é fácil, mas com a facilidade que o WhatsApp proporciona para a sua comunicação, esta opção pode apresentar bons resultados!

Com uma pesquisa de satisfação você pode entender melhor as necessidades do seu público e como melhorar seu produto ou serviço.

Mantenha as informações do seu perfil atualizadas

Imagine seu cliente buscando o seu perfil na lista de contatos e se deparando com uma informação incorreta, como o endereço desatualizado da empresa. As chances de perder uma venda neste momento são altas.

Por isso, mantenha suas informações de contato sempre atualizadas. Inclua em seu perfil qualquer alteração de endereço físico, telefone e horário de funcionamento, entre outros dados importantes.

Utilize o WhatsApp como ferramenta de suporte

É comum que seus clientes precisem de ajuda para utilizar algum produto ou entender alguma funcionalidade do seu serviço. Faça do seu WhatsApp Business um espaço aberto para que seu público solicite ajuda e suporte.

Fazer isso também irá contribuir para a sua fidelização, que citamos anteriormente.

Faça um planejamento de marketing antes de iniciar as suas ações

Antes de tudo, é preciso planejar. Busque entender qual é o seu tipo de público, ou sua buyer persona, e quais serão os conteúdos enviados.

O planejamento é o primeiro passo para definir estratégias de Marketing Digital eficientes e que tragam bons resultados. 

Por fim, esperamos que este conteúdo e todas as dicas apresentadas contribuam para você iniciar sua estratégia de WhatsApp Marketing!

Mas, se você ainda não sabe como fazer o seu planejamento, clique abaixo e faça o download gratuito do infográfico Etapas fundamentais para ter um planejamento de Marketing Digital de sucesso!

Veja também

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!