Blog

09 livros sobre marketing digital para você entender mais do assunto

Adove_Blog3-10-livros-sobre-marketing-digital-para-você-entender-mais-do-assunto

Há no mercado uma verdadeira biblioteca de livros sobre o marketing digital. Seja nacional ou internacional a temática tem publicações valiosas, que trazem desde o conceito de marketing como um todo, até conteúdos mais específicos e direcionais ao mundo virtual.

Entender sobre marketing digital não é uma tarefa fácil. Todos os dias surgem novas metodologias, ferramentas, estratégias e até alguns empecilhos ao que já está sendo aplicado. É por isso que estudar esse segmento é atividade continua.

A verdade é que selecionar apenas 10 livros para quem quer entender mais do assunto é complexo. Essa lista poderia ser baseada em segmentos, temáticas ou ainda por preferências de atuação. Mas, optamos por trazer uma lista genérica, que trará uma visão geral do assunto.

Confira a nossa listagem de livros sobre marketing digital

Permission Marketing de Seth Godin

Começamos dizendo que o livro que possui duas décadas é muito atual.  O Marketing de permissã é um termo criado por um dos maiores especialistas da área, Seth Godin, autor também do livro homônimo.

Em 1999 Godin já enxergava que as táticas tradicionais não surtiriam mais efeito ou que, pelo menos, teriam menor eficácia. No lugar de, constantemente, interromper as pessoas com anúncios as empresas deveriam obter permissão de seus clientes para contatá-los, só assim ganhando sua atenção.

O livro explica as ações usadas hoje no Inbound Marketing e no marketing de conteúdo. Ele explica como promover uma aceitação voluntária dos consumidores e oferece conselhos sobre como melhorar a eficácia do marketing, construindo relacionamentos de longo prazo com os clientes, criando confiança e construindo o reconhecimento da marca.

Nocaute de Gary Vaynerchuk

Buscando entender melhor as redes sociais e o grande duelo de marcas por atenção nessas plataformas? Essa é uma boa dica de livro sobre marketing digital.

O livro aborda em como a luta unilateral promovida pela marketing tradicional mudou com a vinda das redes sociais. Na visão do autor, as mídias sociais transferiram a luta para um novo ringue, onde os consumidores se mostram prontos a desafiar as empresas, expressando suas opiniões e interesses antes de comprar alguma coisa.

Repleto de cases e exemplos de acertos e erros, o livro traz dicas valiosas as empresas e promove um desafio a elas. Que elas mudem o foco das interações que fazem com os consumidores. A sugestão é que as marcas façam os usuários, possíveis clientes, rirem, pensar, brincar e sentir-se valorizado. Os exemplos abordam as mídias de Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Snapchat, Vine e até do Google+.

Vaca Roxa de Seth Godin

Se você gosta da área de marketing certamente já ouviu falar desse livro. Seth Godin, um dos profissionais mais influentes do marketing, mostra em “Purple Cow: Transform your business by being remarkable” que para ser notável é preciso aderir ao sentido da “vaca roxa”.

A vaca roxa, para Godin, representa um novo P do mix de marketing de promotores. Ele defende que não só as pessoas ligadas diretamente ao marketing da marca a promoverão, como todas as pessoas que se envolvem com ela.

Ser diferenciado, uma vaca roxa, permitirá despertar atenção e assim, conseguir que pessoas contribuam para a difusão de produtos e serviços no mercado.

Ask de  Ryan Lavesque

O livro é dividido em duas grandes partes. A primeira é Ask: a história. A segunda grande parte apresenta a metodologia Ask e é ogrande ganho desta obra. O conceito é bastante simples, mas altamente eficaz: Se você não sabe o que seu potencial cliente quer, basta perguntar.

Ask mostra as estratégias e técnicas que Ryan desenvolveu para fazer as perguntas do jeito certo e depois aplica-las a funis e ferramentas de conversão. Sim, o método ele se baseia em um funil de vendas.

Entre várias dicas, podemos citar como valiosa a Deep Dive Survey. Ela ajudará você entender realmente quem é o seu público, o que eles de fato querem e entregar isso de forma personalizada.

 Acredite, estou mentindo de Ryan Holiday

O livro é bastante intrigante e provavelmente fará você acompanhar as mídias com um outro olhar. Apesar de não ser um livro propriamente de marketing digital, ele mostra em detalhes como manipular o ciclo de notícias online, plantar uma história dentro de um grande site de notícias e como fazer essa história aparecer na TV, em rede nacional.

Se você surpreende com a quantidade de fake News e como elas ganham repercussão rapidamente, essa é uma boa leitura. Holiday aponta as características do atual jornalismo, e como a busca por cliques e visualizações tem dado a qualquer um notoriedade. Veja como sites de pouca credibilidade conseguem influenciar a pauta e os noticiários dos veículos maiores, criando um círculo vicioso que se autoalimenta de boatos e notícias insignificantes.

Launch de Jeff Walker

Já ouviu falar em Fórmula de Lançamento? Este livro é a sua origem. Jeff Walker apresenta em sua obra os detalhes da fórmula. Ele ainda conta um pouco sobre sua história e mostra o primeiro estudo caso de um aluno seu e explica as diferenças de utilizar um processo testado e que gera resultados contra um que não possui estratégia.

O livro tem foco no lançamento de produtos digitais, mas também serve de insights para outros produtos e serviços. Jeff explica a referida fórmula e dizendo o passo-a-passo de como ativar os gatilhos mentais ensinados por ele no capítulo anterior para alcançar seus objetivos de vendas, bem como as ferramentas necessárias para tanto.

A leitura também é indicada para quem está pensando em empreender de forma online.

Dotcom secrets de Russell Brunson

Esse livro pode parecer num primeiro momento como mais um Faça você mesmo ou como fazer marketing digital. Mas, a verdade é que ele foi construído a partir  de testes realizados por Russel.

Na experiência de Russell, depois de trabalhar com centenas de milhares de empresas, ele percebeu que o baixo tráfego ou as conversões são sintomas de um problema muito maior que é um pouco mais difícil de ver, mas muito mais fácil de consertar.

DotComSecrets lhe dará os funis de marketing e os scripts de vendas que você precisa para ativar uma enxurrada de novos leads em seus negócios.

O herói e o fora-da-lei de Margaret Mark e Carol S. Pearson

Quando todos falam de branding e de posicionamento de marcas, esse livro se faz fundamental. As autoras usam os arquétipos criados por Carl Jung para trazer dicas importantes para quem quer criar marcas fortes e reconhecidas.

Didático, prático e repleto de exemplos, o livro sintetiza como entender a alma das marcas e expressá-la podem ampliar os resultados do marketing.  Além disso, o livro traz referências importantes da construção das marcas não só pelo marketing, mas em cada ação de mercado vivenciada no dia a dia.

Para cada arquétipo citado, as autoras trazem uma marca referência, a aplicação do arquétipo no marketing e suas principais características para ações de sucesso.

Sprint de Jake Knapp

Quando falamos em marketing digital, pensamos no Google e nas várias estratégias usadas para criar esse gigante. O livro Sprint apresenta um desses métodos.

Com ele é possível testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. Dúvida? O livro traz detalhadamente o passo a passo aplicado pelo Google. Em cada capítulo uma lição e até tarefas para que você já saia aplicando a metodologia.

O Sprint tem como objetivo validas ideias antes que recebam grandes investimentos de tempo e dinheiro. No mundo das startups, podemos dizer que o livro traz uma ferramenta para criação de um MVP (Minimum Viable Product).

Então…

Esses livros permitem que você tenha uma visão das principais estratégias do marketing digital e do comportamento das mídias. A lista poderia ser muito maior, mas acreditamos que esses lhe dão um bom início Se você já conhece o assunto e ainda não leu alguma dessas obras, fica a dica.

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!