Blog

Posicionamento estratégico: quais são os impactos no comercial?

Posicionamento estratégico

Sumário

Reading Time: 4 minutes

O posicionamento estratégico é uma estruturação de como a sua marca quer ser percebida no mercado. É também uma maneira de planejar as ações necessárias para se destacar e criar competitividade.

Com um posicionamento digital e de marca consistentes, a atração de prospects passa a ser mais assertiva, aumentando os seus resultados em vendas.

Sendo assim, nesse texto reunimos a importância de investir nesta estratégia, suas características e alguns exemplos de sucesso.

Boa leitura!

Entenda a importância de ter um posicionamento estratégico de marca

O posicionamento estratégico de marca está relacionado a percepção dos seus clientes e do mercado. No entanto, essa prática constitui nos esforços em controlar essa interpretação. Para isso, o planejamento deve focar na criação de um diferencial mercadológico.

Com uma estratégia bem definida você assume o controle da narrativa e da percepção dos clientes. Há um maior destaque aos pontos que pretende salientar como referência à sua marca. Assim, será necessário construir uma imagem sólida e diferente das outras.

Um levantamento sobre as principais estatísticas relacionadas ao branding da marca, aponta que as mais consistentes são 3,5 vezes mais inclinadas a desfrutar de uma excelente visibilidade se comparado àquelas que possuem uma apresentação mais inconsistente.

O relatório também evidencia que ter uma marca consolidada, em todas as plataformas, pode aumentar a receita em até 23%.

Destaca-se também a informação de que 77% dos profissionais de Marketing B2B declaram que o desenvolvimento da marca é fundamental para o crescimento do negócio.

Por fim, mais um dado relacionado a esta estratégia enfatiza que 89% dos clientes só permanecem fiéis àquelas empresas que compartilham dos mesmos valores.

Essas informações ressaltam a importância de estruturar um posicionamento de marca que compreende os desejos, necessidades e dores do cliente e mercado. Entender como se destacar e se comunicar com seus leads e clientes é fundamental para fechar mais negócios.

As percepções do público são formadas com base em avaliações online, presença digital, experiências, atendimento, recomendações e estratégias de Marketing. Logo, o posicionamento precisa estar presente nessas áreas de maneira coerente e consolidada.

Em resumo, esse é o processo que vai definir se a sua marca será conhecida por ter preços competitivos, qualidade de produto e serviço, ou cuidado com a interação com o cliente, por exemplo.

Como isso impacta nas vendas

posicionamento estratégico

O posicionamento claro será o norte de todas as ações estratégicas do seu negócio. Dessa forma, esse planejamento também afeta diretamente as vendas. O branding e comercial andam lado a lado na busca de uma captação mais assertiva.

Isto é, com a identificação correta da sua persona será possível entender as suas principais características e dores. Com isso, há uma melhor compreensão sobre a possibilidade de resolvê-las e os recursos necessários para isso. O que simplifica a identificação dos diferenciais do seu negócio e do que deseja destacar.

Logo, ocorrerá um trabalho de encantamento correto de prospects, possibilitando um aumento na taxa de conversão e fechamento de vendas. Com o posicionamento ideal e forte, o cliente entenderá que a sua marca é a melhor opção para garantir a resolução das suas necessidades.

Para negócios B2B, em que as jornadas de compras são mais extensas devido à complexidade das vendas, ter um facilitador como este é essencial para garantir ainda mais sucesso nos resultados comerciais.

O case da Elber Medical explica como a parceria com a Adove promoveu um crescimento de 293% nas vendas da indústria. A exploração dos canais de atração e das ações de geração de leads, alinhadas a um posicionamento forte no digital, são responsáveis por esse número.

Baixe gratuitamente o nosso case para compreender melhor esses resultados.

posicionamento estratégico

No vídeo abaixo há, também, o exemplo da Rohden Portas. A empresa garantiu uma expansão de 530% com o auxílio da Adove. A parceria resultou em presença e posicionamento digital mais claros e assertivos, tendo essas estratégias como instrumentos de venda. Confira o depoimento!

O que faz parte de um posicionamento de marca

O posicionamento estratégico está presente no desenvolvimento da marca. Ou seja, ele é aplicado às estratégias digitais, à criação das personas até a produção da identidade visual, por exemplo.

Portanto, o Marketing passa a ser a principal ferramenta para fortalecer a percepção dos clientes. Com o fortalecimento da marca, é possível adquirir autoridade, boa reputação e uma maior fixação perante ao mercado.

Há, basicamente, 4 tipos de posicionamento. São eles:

  • Preço: aqui o preço do produto/serviço é o diferencial. Pode estar relacionado aos baixos e altos valores. O importante é reforçar essa característica e criar apelos quanto a ela. Por exemplo, marcas de luxo são mais caras, mas oferecem o valor agregado em troca daquela quantia;
  • Diferenciação competitiva: o diferencial competitivo pode se referir a diversas características. Como, por exemplo, a modernidade, referência, valores ou atendimento de qualidade. A dica é identificar essa qualidade que se destaca de todos os outros concorrentes;
  • Monopolização de um mercado: essa está ligada ao oferecimento de um produto/serviço por uma única empresa que ocupa mais de 90% desse mercado. O negócio, mesmo que tenha concorrência, será sempre a referência no assunto;
  • Benefícios oferecidos: essa é a estratégia que foca nos benefícios oferecidos com a aquisição do seu serviço/produto. Geralmente são associados a valores e princípios.

Essas características se desdobram nas ações estratégicas. Logo, fazem parte disso a definição, identificação e análise dos concorrentes, reconhecimento dos diferenciais da marca e uma comunicação clara,  direcionada ao público, dos pontos fortes e valores do negócio.

Conheça a Adove

Somos uma agência de comunicação digital com foco em transformar estratégias de marketing em resultados.

Queremos apoiar aqueles que buscam um reposicionamento estratégico, melhores resultados comerciais guiados pelo marketing e um maior fortalecimento da marca.

Se deseja entender como melhorar a sua autoridade e, assim, se destacar no mercado, conheça os nossos serviços.

posicionamento estratégico

Entre em contato agora e vamos
juntos alavancar sua empresa!

Acompanhe nosso blog