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Como a qualificação de leads pelo marketing contribui na redução do ciclo de vendas?

Como a qualificação de leads pelo marketing contribui na redução do ciclo de vendas?

Sumário

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Está perdendo muito tempo nas negociações e, por vezes, elas não se tornam vendas? Isso pode ser um gargalo no processo de qualificação de leads da sua indústria, o que aumenta o tempo gasto pelo vendedor para fechar negócio com um cliente.

Muitas vezes este processo pode passar despercebido, mas a análise e estruturação prévia dos clientes com potencial para adquirir sua solução, é uma etapa primordial para a qualidade e até redução do ciclo de vendas.

Para você que quer reduzir o tempo das negociações e ainda garantir mais vendas, entender a importância de leads bem qualificados e manter essa tarefa a todo vapor na sua empresa, pode ser o grande diferencial e fator decisivo, continue a leitura e veja como!

Redução do ciclo de vendas como principal vantagem da qualificação de leads

Redução do ciclo de vendas como principal vantagem da qualificação de leads

Não é novidade dizer que marketing e vendas precisam andar de mãos dadas, em prol de fazer os resultados ascenderem e se manterem em um nível de crescimento contínuo na organização. Neste sentido, a qualificação de leads pelo marketing é uma verdadeira mão na roda para o time comercial fechar as vendas.

Quando a equipe de marketing qualifica os contatos que chegarão até os vendedores, isso diminui as idas e vindas nas conversas com os potenciais clientes, deixando a jornada do lead mais clara conforme avança no funil.

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Maior assertividade desde o início do ciclo de vendas

Maior assertividade desde o início do ciclo de vendas

Quando é o marketing que se responsabiliza pela qualificação dos leads, este processo já parte desde o início com maior assertividade. Isso porque já na primeira etapa do ciclo de vendas, que é a prospecção, é realizada a tarefa de encontrar e atrair pessoas com alto potencial para conversão em vendas.

Este processo é realizado com base na persona, que foi definida levando em consideração os interesses, preocupações e hábitos do que a sua empresa entende como cliente ideal.

Falando em persona…

A representação de um cliente ideal, descoberta com base em dados qualitativos e quantitativos provenientes de pesquisas de mercado e/ou concorrentes e perfis de clientes que já existem. É a exemplificação do comprador perfeito.

A partir disso, as estratégias digitais, por exemplo, são criadas para atrair este perfil de comprador e a sua indústria reduz custos com prospects que não chegarão até o fundo do funil.

Como pontua o Semrush, as personas ajudam a decidir:

  • Para qual direção orientar o desenvolvimento de produto/serviço;
  • Como dar seguimento a leads;
  • Como lidar com questões relacionadas à retenção e aquisição de clientes.

O resultado final da definição da persona é conseguir uma parcela da atenção dos visitantes com alto valor, atrair leads relevantes e facilitar o processo de conversão e retenção.

Falando em prospecção…

Pela sua vasta experiência no mercado, a Máira Daniela da Costa, Diretora de Negócios na Adove Comunicação Digital, percebeu alguns erros comuns na prospecção que impactam os resultados das empresas. Será que eles fazem parte do seu dia a dia? Aperte o play e confira:

 

Marketing de conteúdo auxilia na redução do ciclo de vendas

O Marketing Digital tem a característica de funcionar sob medida, ao oferecer conteúdo relevante, para atrair e qualificar seu público. Nas redes sociais, site, blog, landing pages, e-mails, enfim, o objetivo é gerar valor para o seu público e assim, reduzir o ciclo de vendas, dentre outras vantagens.

Estratégias de marketing de conteúdo são uma forma eficaz de se aproximar do cliente em potencial, apresentar e firmar a sua marca, mostrando de forma clara, qual o valor – não o preço – que a sua indústria tem a oferecer para ele.

Outras ações que também podem ajudar a reduzir o ciclo de vendas

Além da qualificação de leads feita pelo time de marketing, há alguns pontos fundamentais para que a empresa diminua seu ciclo de vendas, mas ao mesmo tempo, não perca sua qualidade:

  • Investir na inclusão de processos;
  • Utilizar softwares de gestão;
  • Praticar o desenvolvimento tecnológico;
  • Apostar na automação.

Com os leads certos, o tempo do time comercial é otimizado!

Através da qualificação de leads pelo time de marketing, chega até o time de vendas apenas os contatos realmente interessados na solução da sua indústria, fazendo com que os vendedores otimizem suas tarefas e consigam maior assertividade ao abordar os clientes potenciais.

É fato que os vendedores possuem um tempo acirrado entre uma abordagem e outra, sem contar as reuniões que precisam fazer. Então, pense quantas oportunidades eles acabam perdendo, quando não há uma boa administração prévia dos contatos. Tendo que atender leads frios, que não estão prontos para fechar venda.

Além da redução do ciclo de vendas, a qualificação de leads favorece outras vantagens, como:

Redução no custo de aquisição de cliente

Famoso CAC, o Custo de Aquisição do Cliente é o responsável – pelo menos deveria ser – por dar um norte para as estratégias de novas captações. Isso porque, ele mostra o quanto é investido para conquistar um novo cliente, alinhando investimentos, estratégias e resultados.

Dito isso, através da qualificação de leads, o investimento para adquirir novos clientes é otimizado a partir do aperfeiçoamento constante dos processos. Isso causa uma melhoria na administração dos recursos comerciais da empresa e oferece maior previsibilidade nos custos de aquisição de clientes.

Clientes mais satisfeitos

Clientes mais satisfeitos

Pensar em vendas é pensar no cliente. Por isso, é necessário ter bem definido onde se encontra o público-alvo da empresa, que tipo de comunicação deve ser utilizado e qual a melhor estratégia de abordagem.

Conhecendo o seu público, a empresa estará muito mais preparada para desenvolver a estratégia de vendas, desde a prospecção até as negociações com os clientes. Ou seja, com os leads qualificados pelo marketing, as reclamações no pós-vendas serão reduzidas e a fidelização será um processo natural e constante.

Porque é importante diminuir o ciclo de vendas?

Quando a Rock Content fala que nem é preciso pensar muito para ver que a redução do ciclo de vendas significa um grande aumento nos lucros da empresa, nós assinamos embaixo.

Basta lembrar que assim você terá um número maior de vendas, em menos tempo e com a mesma estrutura que já tinha antes.

Um ciclo de vendas menor favorece o negócio de muitas formas, desde o planejamento de novas ações até a disponibilização de recursos em caixa para realizar investimentos.

E então, como está a qualificação de leads na sua indústria?

Neste conteúdo, você pôde notar como é essencial a qualificação de leads pelo time de marketing, bem como o quanto essa tarefa é vantajosa para os processos comerciais na indústria.

Quer acrescentar mais assertividade nas negociações, diminuir o ciclo de vendas e fechar mais contratos na sua empresa? Clique abaixo e saiba como podemos te ajudar na qualificação de leads:

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