Blog

Prospecção no LinkedIn: confira dicas valiosas para acertar nesta etapa!

Prospecção no LinkedIn: confira dicas valiosas para acertar nesta etapa!

Sumário

Reading Time: 4 minutes

Pensando em fazer prospecção no LinkedIn, mas não sabe por onde começar e nem mesmo tem certeza se vale a pena? Então este conteúdo é para você!

Para este conteúdo, vamos falar sobre as oportunidades que o LinkedIn oferece, mostrar alguns motivos do porquê vale a pena prospectar por essa rede social e claro, ainda passar algumas dicas para te ajudar neste processo.

Ficou interessado e quer saber sobre o potencial do LinkedIn para as estratégias da sua empresa? Continue a leitura e fique por dentro dos detalhes!

Oportunidades para prospecção no LinkedIn

O LinkedIn oferece um potencial muito maior na prospecção de clientes do que apenas montar bases de leads. Dentro dessa rede social é possível conectar-se individualmente com seus prospects, de uma maneira que a poucos anos atrás não se conseguiria.

Considere que o processo de prospecção consiste em atrair a atenção das pessoas interessadas na sua solução, para em seguida entrar em contato e dar início a um relacionamento com este potencial cliente, até o momento em que ele esteja preparado para o próximo passo, adquirir sua solução.

E é possível desempenhar todo esse processo pelo LinkedIn, sem precisar direcionar a pessoa para outro lugar e nem mudar a sua forma de contato.

Ou seja, esta plataforma tem funcionalidades que favorecem a prospecção em toda a sua essência, desde filtrar aqueles com perfil para o seu negócio, até manter uma conversação mais direcionada.

O que facilita tudo isso, é que no LinkedIn você encontra todos os dados relevantes para uma prospecção bem-feita, incluindo contatos, informações, histórico profissional detalhado e atualizado, alinhado a ser um espaço para uma interação inteligente.

Alguns dados interessantes sobre o LinkedIn:

  • Enorme rede de potenciais conexões, já que além da sua rede de conexões, você tem acesso a rede de todas as pessoas com quem você está conectado;
  • É uma rede social voltada amplamente para negócios;
  • Sustenta o título de maior rede social profissional que existe, com nada menos que 500 milhões de usuários;
  • Facilita a conexão entre pessoas e empresas que compartilham os mesmos interesses profissionais;
  • Uma vez que o foco dessa rede social não são as publicações de cunho pessoal, familiar e de amigos, a disputa pela atenção do usuário é menor se comparado a outras redes sociais, como Facebook e Instagram;
  • Possibilita uma abordagem mais assertiva, facilitando a interação, maior engajamento e evitando o cold calling.

Motivos para prospectar no LinkedIn

Objetivo em comum na rede

Basicamente, o intuito de quem está presente no LinkedIn, é melhorar a vida profissional. Com isso, um potencial cliente lá, fazendo parte da sua rede de conexões, tem muito mais chances de ter uma demanda pela sua solução.

Conexões de conexões e interesses em comum proporcionam uma rede de networking rica e vantajosa.

Base rica de usuários

Além do fato de serem mais de 500 milhões de usuários, tratam-se de pessoas engajadas, com objetivos semelhantes aos seus.

Ou seja, a prospecção do LinkedIn é um processo mais assertivo, uma vez que o seu público-alvo se tornará parte da sua conexão, apenas pelos objetivos em comum.

Para empresas B2B, principalmente, para além de fazer networking, essa rede social demonstra alto potencial de recursos de prospecção.

Em meio a uma base de contatos riquíssima, pessoas que já estão prontas para iniciar uma conversa e saber mais sobre como o seu negócio pode ser vantajoso para elas.

Dados comprovam os resultados de prospecção no LinkedIn

Dados retirados de um estudo realizado pela Harvard Business Review enfatizam que o LinkedIn é uma ótima ferramenta para gerar receita, assim como é um verdadeiro oceano azul de oportunidades, já que atualmente ainda é uma rede pouco explorada, como coloca a Rock Content.

Informações deste estudo mostram que:

  • Mais de 90% dos entusiastas e 65% dos casuais usam o LinkedIn para pesquisar potenciais clientes antes de uma abordagem;
  • Menos de 15% dos entusiastas (e nenhum dos usuários casuais) usa as ferramentas da rede para prospecção ativa;
  • Entre os entusiastas, mais de 40% conseguiram resultados diretos do LinkedIn em suas vendas, contra menos de 20% dos casuais.

Dicas para realizar a prospecção no LinkedIn

Busque por objetivos comuns

O primeiro passo para começar a prospectar no LinkedIn é identificar pessoas que possuam demanda para a sua solução.

Para isso, você passa a analisar perfis, histórico de trabalho, formação educacional, interesse, conteúdos compartilhados. Com os dados que a rede disponibiliza, busque por coisas que conectam você ao prospect, a fim de saber como gerar valor para ele e conseguir uma abordagem mais assertiva.

Crie uma boa estratégia de marketing

Além de analisar e estar constantemente atualizando sua rede em busca de perfis que se encaixam no seu negócio, também é inteligente usar estratégias de marketing digital para atrair os potenciais clientes até você.

A ideia é que quando você chegar à maturidade para abordar determinado lead, ele já tenha tido outros pontos de contato com a sua empresa. Para isso, invista em posts estratégicos, conteúdos ricos e úteis para o seu potencial cliente.

Isso trará o prospect para o seu lado, sem nem que ele perceba, afinal de contas, ele chegará “sozinho” ao seu conteúdo, entendendo que você pode ter a solução para o problema dele.

Na abordagem, busque ser direto

Você atraiu o lead ou identificou uma oportunidade, é chegada a hora de abordá-lo. Para isso, busque assuntos em comum, situações que ambos entendam e possam se identificar, isso irá gerar uma conversa mais fluida sem o peso da pessoa sentir que está sendo prospectada.

Não foque em apenas fechar venda logo de cara, espere que o lead demonstre interesse, mas claro que de maneira sutil você deve ir introduzindo a sua ideia, comprometimento e o que tem a oferecer, alinhado à benefícios e solução para o cliente potencial.

Mantenha o networking ativo

Segundo a Rock Content, ter uma rede enorme que você não conhece e com a qual não cultiva nenhum tipo de relacionamento. não é networking.

Para fazer a prospecção funcionar, você precisa manter seus relacionamentos ativos, e procurar por dois itens essenciais em todo potencial cliente. Você precisa saber se a pessoa:

  • Tem dinheiro para comprar o que você vende;
  • Tem, neste momento, o problema que você resolve.

Ou seja, é preciso nutrir seus relacionamentos, identificar as verdadeiras oportunidades de modo a fazê-las chegar ao estágio final, assim você sempre terá prospects prontos para fechar negócio.

Dica: Caso o lead dê uma negativa na primeira prospecção, busque nutrir ele de forma humanizada, é interessante encaminhar conteúdos relevantes referentes ao negócio ou mercado do qual ele faz parte.

E então?

Como você pôde ver, vale muito a pena fazer prospecção no LinkedIn. Além disso, aproveitamos para mostrar porque essa rede social tem um grande potencial para identificar e nutrir oportunidades comerciais, até claro, fechar negócios.

Se você ficou com alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato conosco. Se você quer se aprofundar em assuntos relacionados, confira nosso blog post sobre vendas consultivas!

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!