Blog

Vídeo marketing: entenda o que seu negócio perde ao não usá-lo nas estratégias de marketing digital!

Vídeo marketing: entenda o que seu negócio perde ao não usá-lo nas estratégias de marketing digital!

Sumário

Reading Time: 4 minutes

Você sabia que o vídeo marketing pode funcionar como uma forte estratégia para alavancar os resultados satisfatórias no seu negócio? Pois sim, é possível, e foi pensando nisso que preparamos este conteúdo especial para falar sobre o assunto.

Verdadeiros protagonistas nas redes e mídias digitais, os vídeos estão com tudo, nos mais diversos estilos e formatos, deixá-los de lado, é perder grandes oportunidades para a sua empresa. Quer entender como isso funciona? A gente te mostra!

Continue a leitura, conheça o vídeo marketing e desvende o porquê ele é tão importante para as estratégias de marketing digital.

Entendendo o que é o vídeo marketing

Como toda e qualquer estratégia de marketing digital, vídeo marketing também tem o objetivo de divulgar, atrair, converter e indo além, fidelizar clientes. Parece o cenário perfeito né? E é porque é quase isso mesmo, já que se trata de uma das estratégias mais versáteis e eficazes atualmente.

Além de tentar vender através de vídeos, este método vai além, segundo o Hotmart, e inclui:

  • Publicidade em vídeo para internet, ou vídeo ads;
  • Vídeos institucionais para fortalecer a imagem de uma marca ou instituição;
  • Vídeos educativos, parte das ações de marketing de conteúdo;
  • Vídeos de apresentação e demonstração de um novo produto;
  • Cases de sucesso e depoimentos de clientes;
  • Conteúdos periódicos em vídeo, como vlogs pessoais;
  • Transmissões ao vivo e webinars.

Importância do vídeo marketing para o seu negócio

Na busca por fortalecimento de marca e geração de leads qualificados, o vídeo marketing se apresenta como estratégia certeira, isso porque ele chega e envolve o público onde quer que esteja, com maior facilidade e comodidade.

A seguir, separamos alguns pontos que mostram a importância de vídeos em estratégias de marketing digital.

Principais motivos que mostram porque vale a pena investir em vídeo marketing

Produção descomplicada

Ao contrário do que muitas pessoas acham, hoje em dia produzir vídeos não é mais um bicho de sete cabeças, até porque, ao fazer um Reels no Instagram por exemplo, já é uma forma de aplicar vídeo marketing.

Existem produções mais robustas que necessitam de uma equipe especializada, no entanto, conteúdos mais simples, que também apresentam alto potencial de eficácia, necessitam basicamente de um smartphone e um computador para serem produzidos.

O importante mesmo, neste modelo de estratégia de marketing digital, é desenvolver conteúdo útil, alinhado ao seu público-alvo e aos objetivos da empresa.

Maior facilidade em explicar conteúdos complicados

Descomplicar as coisas parece ser o ponto chave dos vídeos. Neste ponto, visualize que na maioria das vezes, a linguagem usada em um vídeo consegue apresentar uma explicação mais fácil e clara, do que um texto, por exemplo.

Isso acontece, uma vez que os vídeos combinam em um só lugar, recursos sonoros, gráficos e visuais, tornando o entendimento menos complexo. Uma ótima forma de apresentar detalhes de um produto, ou até mesmo o processo de produção do mesmo.

Inclusive, dados do Brain Rules mostram que recursos audiovisuais são capazes de aumentar a retenção de um determinado conteúdo, chegando a 65% da informação depois de três dias. Ou seja, que maneira melhor de envolver o seu potencial cliente?

Maior taxa de engajamento

Se os vídeos são um dos tipos de conteúdos mais populares da atualidade, fica fácil entender o potencial de engajamento em estratégias com vídeo marketing.

Um estudo da Forbes revelou que visitantes gastam até 88% mais tempo em um site com vídeo. Isso quer dizer que este tipo de conteúdo ainda pode ser alinhado com textos, blogs e demais conteúdos, que enriqueçam a experiência do usuário, quando em contato com a sua empresa.

Maior autoridade no assunto

O vídeo marketing pode ser usado para educar seu público alvo, uma vez que as pessoas assistem vídeos para além de se entreter, se informar e se atualizar.

Ao produzir conteúdo relevantes, você mostra que entende do assunto, mostra a capacidade da marca e firma a competência da empresa frente a determinado nicho.

ROI satisfatório

Vamos direto ao ponto, toda empresa busca por Retorno de Investimento, afinal de contas, do contrário, não vale a pena investir em algo que não gere resultados concretos, como leads qualificados e vendas, por exemplo.

Para demonstrar, a Aberdeen Group, em meio à alguns fatos sobre marketing, revelou que empresas que investem em vídeos geram 66% mais leads qualificados por ano e apresentam um aumento de 54% no brand awareness em relação às que não apostam nesse formato.

Os dados não mentem!

Tudo o que vimos até aqui, já deixa claro que, se a sua empresa não investe em vídeo marketing, está deixando ótimas oportunidades passarem. E para fortalecer ainda mais essa ideia, separamos alguns dados que mostram a importância e relevância dos vídeos em estratégias de marketing:

  • De acordo com um estudo feito pelo Google, mais da metade dos consumidores que participaram, afirmam que os vídeos online ajudam a escolher uma marca ou produto específico;
  • Num panorama geral de vídeos online, o The State of Video Marketing 2018, mostra que as pessoas consomem, em média, uma hora e meia de vídeos online todos os dias. Enquanto 15% dos usuários vão além e assistem a mais de três horas diárias de vídeo.
  • Nas redes sociais: o Facebook contabiliza 100 milhões de horas de vídeo assistidas, os stories no Instagram contam com mais de 500 milhões de espectadores, e o Twitter também não fica de fora, com 82% dos usuários assistindo a vídeos na rede social.
  • A Simply Measured revelou que vídeos geram 1200% mais compartilhamentos que todos os outros conteúdos juntos!
  • Tráfego orgânico também ganha pontos com vídeo marketing! Um estudo feito pelo The State of Video Marketing 2017, apontou que 76% das empresas que apostam no vídeo marketing, tem como consequência o aumento do tráfego orgânico de seus canais.
  • Para fechar os dados com chave de ouro, a Forrester revelou que três a cada cinco internautas assistem a vídeos quando estão interessados em um produto ou serviço. Também, 52% dos consumidores dizem que vídeos de produtos ajudam na decisão de compra.

E então?

Neste conteúdo, buscamos enfatizar a importância do vídeo marketing, e a relevância desta estratégia para fortalecer sua marca, bem como, trazer leads qualificados para o seu negócio.

Esperamos que o conteúdo tenha ficado claro, e possa te ajudar a trilhar melhor as ações e estratégias de marketing dentro da sua empresa.

Caso tenha ficado alguma dúvida, ou queira saber como podemos ajudar a sua empresa a fazer vídeo marketing, clique abaixo e entre em contato conosco!

 

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!