Blog

7 mitos do marketing digital em negócios B2B que você precisa saber!

7 mitos do marketing digital em negócios B2B que você precisa saber!

Sumário

Reading Time: 6 minutes

Verdade seja dita, atualmente existe a disseminação de fake news, sobre os mais diversos assuntos. Falando em marketing digital, por exemplo, volta e meia surgem algumas informações duvidosas relacionadas ao assunto, mas a maioria não deixa de ser mitos do marketing digital.

Há quem diga que não faz sentido empresas B2B investirem em estratégias digitais de marketing, sendo que isso está muito longe de ser verdade, aliás, o caminho é bem o contrário.

Pensando nessa e em outras afirmações erradas acerca de ações de marketing digital, em especial para empresas B2B, preparamos um conteúdo especial, para esclarecer de uma vez por todas, esta história.

Então, continue a leitura para saber quais são os 7 principais mitos do marketing digital, e entenda por que eles não passam disso, de mitos!

1. Estratégias digitais só servem para grandes empresas é um dos maiores mitos do marketing digital

Quando se fala em mitos do marketing digital, não tem como deixar de lado essa informação enganosa que muitas pessoas disseminam. Estratégias de marketing digital podem atender com excelência as mais diferentes empresas, grandes e pequenas, nos mais diferentes segmentos de mercado.

Até porque, para aplicar ações digitais em um negócio, não existe uma fórmula mágica, exata, com regras imutáveis. Nada disso, existem sim boas práticas de marketing digital, mas cada caso é um caso, é feito um estudo de mercado, demandas e muitos outros fatores para entender qual a melhor forma de determinada empresa atuar nos canais.

Então sim, empresas médias e pequenas não só podem, como devem investir em marketing digital, uma vez que ele pode ser fundamental para, dentre outras coisas, impulsionar o posicionamento e fortalecimento da marca.

Para tirar essa afirmativa da sombra do mito, podemos considerar o marketing de conteúdo:

Segundo a Rock Content, se você despender um esforço para oferecer materiais relevantes, criando uma rede de pessoas que consomem regularmente as informações que você produz e aumentando a confiança na sua marca, é possível competir com concorrentes com uma estrutura maior que a da sua organização.

Aliás, se o seu negócio for pequeno e tiver um público-alvo muito específico, isso pode ser ainda melhor. Com o conteúdo certo, você terá condições de se tornar referência na sua área e chegar ao seu nicho por meio de informações realmente úteis e interessantes para essas pessoas.

2. Marketing digital não traz impacto para as vendas

7 mitos do marketing digital em negócios B2B que você precisa saber!

Isso é de longe um mito, e perigoso ainda por cima, pois acreditar nessa afirmação errônea, é deixar de potencializar vendas na sua organização de uma maneira bastante eficaz.

Um processo de vendas estruturado, alinhado às estratégias digitais certas, pode impactar positivamente nos resultados comerciais do seu negócio.

O marketing digital ajuda muito nas vendas, e um estudo feito pela Content Trends prova que dizer o contrário é estar propagando mitos do marketing digital, uma vez que 68,1% dos entrevistados disseram investir em marketing de conteúdo para gerar vendas. Tendo como principal objetivo da estratégia, a geração de leads, com 83,4% das motivações.

E não para por aí! Além de ajudar com a retenção de leads, o marketing digital ainda é uma ótima ferramenta para aumentar o ROI da empresa.

Afinal de contas, por meio das ferramentas utilizadas em ações digitais, é possível identificar o retorno que cada estratégia está tendo. E assim, direcionar investimentos mais assertivos e otimizados, potencializando os ganhos e reduzindo os gastos.

3. Muito barato ou muito caro, não vale a pena para negócios B2B investir em marketing digital

E aqui está mais um dos mitos de marketing digital, que ainda por cima não se decide: há quem diga que o marketing digital é muito caro, devido ao gasto com campanhas, posts patrocinados, desenvolvimento de sites, etc. Ou aqueles que acham que é muito barato por causa das práticas de SEO, marketing de conteúdo e e-mail marketing, que geram menos custos, e por isso são duvidosos.

Quer ver só como isso não passa apenas de mito?

  • Falando em mídias pagas, elas podem ser consideradas mais caras porque precisam de orçamento constante para funcionar. Mas, em contrapartida, quando as campanhas são configuradas e otimizadas corretamente, fazem com que o orçamento investido valha a pena, retornando em vendas;
  • Quanto ao SEO e marketing de conteúdo, que são tidas como estratégias mais duradouras, dependem de constante atualização e produção de materiais, bem como, mensuração constante. Podem não despender altos investimentos, mas precisam da alta capacitação do capital humano.

Os dados não nos deixam mentir!

Investir em marketing digital vale, e muito, a pena. Algumas provas disso, apontadas pela Resultados digitais, são o fato de que:

  • Já são mais de 4 bilhões de pessoas conectadas à internet no mundo todo;
  • Foram 10 milhões de novos usuários brasileiros utilizando as redes sociais só em 2019;
  • Em termos de horas por dia gastas na web, o Brasil soma 09h29 – ficando atrás apenas das Filipinas neste ranking.

Além disso, um estudo feito pela revista Exame 2019, mostrou que para o ano de 2021, o crescimento em mídias digitais é para bater a casa dos 12%.

4. Compradores B2B não utilizam mídias sociais

7 mitos do marketing digital em negócios B2B que você precisa saber!

Isso está bem longe de ser verdade, afinal de contas, empresas B2B são também formadas por pessoas, que por sua vez, estão presentes nas plataformas digitais. Ou seja, ações de marketing digitais podem e, com certeza, vão impactar o seu cliente B2B.

É cada vez mais comum que os consumidores, incluindo compradores B2B, consultem dados, informações e avaliações na internet, para encontrar as melhores soluções para os seus respectivos problemas.

E é por isso que você precisa estar lá, nas mídias e redes sociais, com um site atualizado e conteúdos relevantes, para ser encontrado e atrair o seu cliente em potencial.

Tenha em mente que estratégias de marketing digital são oportunidades de difundir valores de marca, explicar o diferencial da sua empresa, o quanto você entende o que é importante para o seu cliente e como a sua solução afeta a vida dele.

Então, conheça seu comprador e entenda seu perfil, para assim saber em quais mídias e redes ele se encontra, qual a melhor forma de abordá-lo, e entender como o seu negócio pode ajudá-lo.

Desmentindo o mito

Compradores B2B não utilizam mídias sociais = mito, veja os dados a seguir!

Um estudo feito pela Accenture sobre o estado do B2B constatou que:

  • 94% dos compradores B2B realizam algum grau de pesquisa online antes de fazer uma compra;
  • 91% dos compradores B2B estão ativos e envolvidos nas mídias sociais;
  • 84% dos executivos seniores usam as mídias sociais para apoiar suas decisões de compra;
  • 75% dos compradores B2B são significativamente influenciados pelas mídias sociais.

5. Marketing Digital é só para empresas com operações online

A Rock Content cita este como um dos maiores mitos do marketing digital, e com certeza não passa disso, sendo apenas uma informação bastante equivocada.

Afinal de contas, o Marketing Digital pode ser usado para uma série de objetivos de negócio, como:

  • Ampliar o reconhecimento da marca;
  • Fidelizar clientes;
  • Gerar leads.

Os exemplos pontuados tratam-se de propósitos que independem do fato de a empresa ter operações exclusivamente pela internet ou não.

Isso quer dizer que, mesmo que você tenha somente um negócio local, sem operações online, as ações de marketing online ainda podem ajudar a gerar mais oportunidades para o seu negócio, além de melhorar o relacionamento com o público que já o conhece.

Ou seja, se a sua empresa B2B hoje não possui processos online, saiba que o marketing digital não deixa de ser uma ótima jogada para atrair clientes para o seu negócio, expandir a marca e fortalecer a empresa no mercado.

6. Marketing digital B2B deve alcançar empresas, não pessoas

Qual é o capital mais valioso por trás do sucesso das empresas? O capital Humano. Ou seja, dizer que o marketing digital B2B deve alcançar empresas, não pessoas, é mais um dos mitos do marketing digital.

Claro que as proporções de uma venda B2B são diferentes do que seria para o consumidor final, assim como as necessidades e o uso que os produtos e serviços adquiridos terão. No entanto, a compra continua sendo humana, você ainda precisará conquistar pessoas.

Por isso que as ações digitais para empresas B2B precisam focar nas necessidades das pessoas dentro das empresas, em especial os tomadores de decisão.

Isso porque, no final das contas, uma ou mais pessoas estarão envolvidas e uma delas irá decidir assinar o contrato ou não.

7. Marketing Digital é apenas “moda” e vai passar

Para desmistificar esse mito, aqui vão alguns dados:

O estudo Digital in 2018 – feito pela We Are Social junto a empresa Hootsuite, revelou que somente no Brasil, o número de usuários de internet é de cerca de 139 milhões de pessoas, o que corresponde a 66% da população. Ou seja, é uma parcela significativa, que passa em média 9 horas e 14 minutos por dia utilizando a rede.

É válido destacar que 62% desses usuários preferem realizar tarefas por um meio digital sempre que possível. Provando o quanto os brasileiros se sentem confortáveis em resolver seus afazeres em um computador ou aparelho móvel.

Esta é a crescente do comportamento do consumidor, frente a um mundo cada vez mais digital. Ficar de fora dele, é deixar de fazer negócios, fechar vendas e se firmar no mercado.

Pense que antes de um potencial comprador fechar negócios com a sua empresa, ele vai se informar e procurar referências sobre a sua solução.

É certo que ao menos uma parte da pesquisa será feita online, então invista em marketing digital para educar o seu cliente, envolvê-lo e trazê-lo para o seu lado.

E então?

Pronto! Está esclarecido os principais mitos do marketing digital em negócios B2B. Se alguma destas situações já aconteceu com você, provavelmente foi por falta de entendimento da agência a respeito do seu negócio, falta de clareza na estratégia ou falta de mensuração dos resultados.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco. E se você quer saber como podemos ajudar a sua empresa com as ações certas de marketing digital, clique abaixo e solicite um orçamento sem compromisso!

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!