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Por Abraind em 30 de Julho de 2023

Inbound Marketing para indústrias: o que sua empresa ganha com essa estratégia?

Reading Time: 5 minutes

O Inbound Marketing para indústrias se tornou uma estratégia fundamental para quem busca posicionamento digital com pouco custo e muita assertividade.

Mas, para você que ainda não investiu nessa técnica ou ainda continua com dúvidas sobre ela, reunimos neste blog tudo que precisa saber sobre o assunto. Inclusive, com exemplos reais de quem obteve ótimos resultados com o Inbound Marketing. 

Continue a leitura para conferir!

Você sabe como funciona o Inbound Marketing para indústrias?

Se você procura por uma estratégia que funcione e se adeque perfeitamente a realidade do seu negócio, aposte no Inbound Marketing para indústrias. Ela garantirá destaque para a sua empresa em meio a alta concorrência desse mercado. 

Antes de mais nada, cabe ressaltar o que é Inbound Marketing. Esse é um braço do Marketing, responsável por explorar um conjunto de ações que visam atrair e converter clientes. Para isso acontecer, conta com conteúdos relevantes capazes de solucionar as dores das suas personas.

Ou seja, o Inbound Marketing para indústrias é uma maneira de informar e educar o público a partir das necessidades dele e da busca por soluções. 

O Inbound Marketing Industrial tem um diferencial incrível para o seu negócio: permite a mensuração das ações. Dessa forma, é possível adequar as estratégias conforme a descoberta do que funciona e do que não gera resultado.

Se comparado com o Outbound, o Inbound é mais assertivo porque o cliente irá de encontro com a sua empresa, sendo atraído pelos conteúdos relevantes. Logo, não será necessário “empurrar” produtos e serviços que não fazem sentido para ele. 

Dessa maneira, podemos concluir que as ações no Inbound Marketing são de baixo custo e geram resultados constantes, previsíveis e a longo prazo. Inclusive, ao criar conteúdos mais focados, há um retorno mais assertivo.

Por consequência, a estratégia colabora para a avaliação de métricas importantes, como o ROI (Retorno sobre Investimento) e o CAC (Custo de Aquisição do Cliente).

Por fim, o Inbound gera valor agregado aos seus possíveis clientes, focando na construção de relacionamentos duradouros e de confiança. Afinal, o mesmo encontrou a sua indústria e estabeleceu o contato de maneira espontânea. 

 

O que sua empresa ganha com Inbound Marketing industrial?

Podemos citar outros benefícios do Inbound Marketing essenciais para o crescimento da sua indústria no ambiente digital e no mercado todo.

O primeiro deles se refere ao ciclo de vendas. Nos negócios B2B, entre empresas, as etapas (prospecção; qualificação; abordagem; proposta; negociação; fechamento e pós-venda) tendem a ser mais longas. Isso porque o cliente tomará a decisão com muita cautela devido ao alto investimento de cada compra. 

Por isso, o conteúdo deve ser baseado nas estratégias de atração construída por uma agência de Inbound Marketing, educando o possível cliente. A partir disso, será possível apontar o produto/serviço do seu negócio como a melhor solução. 

Ou seja, o lead será nutrido com conteúdos ricos e informações relevantes por diferentes canais. Ele seguirá uma jornada até a conclusão da compra, facilitando a tomada de decisão. Assim, o ciclo de vendas será reduzido.

Segundo a pesquisa “O Status do Marketing B2B no Brasil 2023”, ao menos 73,3% das empresas B2B produzem algum tipo de conteúdo hoje porque entendem os impactos disso para a tomada de decisão do cliente. 

E 58,1% das lideranças em Marketing consideram essa tática muito importante para a geração de leads. Afinal, ela ajuda na qualificação e segmentação deles. Essa personalização permite gerar mais conversão e mais pedidos realizados.

Para acrescentar, o Inbound Marketing para indústrias ajuda no posicionamento digital da marca. Com o compartilhamento de conteúdos informativos, sua empresa será referência, ocupando um lugar único na mente do público e com credibilidade.

Essa estratégia reforça os diferenciais dos seus serviços, tornando-o a melhor opção frente aos concorrentes. Com uma mensagem forte e consistente, a sua indústria terá um posicionamento firme graças à abordagem de temas coerentes com a sua realidade e objetivos organizacionais.

Conheça exemplos reais de empresas que apostaram no marketing industrial e conseguiram ótimos resultados!

Para tornar esses benefícios algo mais tangível, temos aqui dois exemplos de empresas que apostaram no Inbound Marketing para indústrias. Elas, com a Adove, uma agência de negócios digitais, tiveram resultados significativos para suas evoluções. 

Confira os cases a seguir!

Delta Máquinas Têxteis

A primeira delas é a Delta Máquinas Têxteis. A empresa atua no setor têxtil e  procurou a Adove com o objetivo de ampliar as possibilidades de negócios, destacando o propósito da empresa em contribuir com a evolução do mercado têxtil. 

Sendo assim, buscou um melhor posicionamento no mercado nacional e latino, visando ampliar as vendas. Esse foi o desafio apresentado.

E com a ajuda do Inbound Marketing, em apenas um ano, foi registrado um aumento de mais de 500% no tráfego do site, muito dele orgânico. O intuito era equilibrar o investimento em mídia e gerar leads mais qualificados. 

Logo, ampliar os números de ações ativas por parte dos leads e não reativas a campanhas trouxe um aumento de mais de 50% na geração de leads orgânicos nesse tempo. 

Com a base segmentada e leads orgânicos, os conteúdos específicos foram disparados por área de interesse. Essa ação fez com que as oportunidades aumentassem em 25%.

E as operações que focavam mais na qualificação, reaproveitamento da base e geração de leads orgânicos geraram a redução de, aproximadamente, 75% no Custo de Aquisição de Cliente ao que tange o digital.

Segundo Ana Maria Brockveld Furlani, Marketing na Delta Máquinas, isso tudo se dá graças aos desenvolvimentos de materiais ricos, com foco no comercial. Para a especialista, eles foram responsáveis por levar ao time de vendas mais subsídios e discurso comercial baseado no trabalho de marketing industrial

Além disso, com a ajuda do Inbound, eles estão “criando um posicionamento forte que permite novas aberturas de mercado. Hoje, as pessoas já sabem quem é a Delta através do digital”.

Cercas Cattoni

A Cercas Cattoni é uma fabricante de cercamentos no interior de Santa Catarina que atua no mercado desde a década de 70!

Em 2020, o desafio era atender não só mais clientes finais. Assim, passou a contemplar, de maneira mais incisiva, o mercado B2B. O objetivo era promover melhor eficiência comercial, otimizando os processos para não atrapalhar aquilo que já funcionava bem, na visão da empresa.

Então, as ações de Inbound focaram mais no comercial, repassando diretamente as informações necessárias ao time de vendas da Cercas Cattoni.

Com a Adove, e a aplicação do Inbound Marketing para indústrias, apenas no período entre março e julho de 2022, a empresa foi capaz de gerar  968 leads, dos quais 611 se mostraram oportunidades. Logo, a taxa chegou a 63,1% neste período, quase 2% a mais do que no mesmo período em 2021.

Com os investimentos mais pontuais e direcionados, a empresa manteve um ROI de 2,5 em média em 5 meses. Nesse momento, as vendas provenientes da operação Inbound Marketing e reestruturação comercial já representavam 3,43% do volume total.

Para Barbara Caroline Becker, Administradora Financeira na Cercas Cattoni, “o trabalho desenvolvido pela Adove é muito além do que buscávamos: uma empresa que atuasse em nossas mídias sociais para “estar na internet”. A Adove superou as nossas expectativas com desenvolvimento de conteúdos de qualidade, reuniões de acompanhamento de resultados e uma equipe acessível e comprometida”. 

Barbara ainda complementa dizendo que “ao longo desses 4 anos de parceria obtivemos ótimos resultados de visibilidade da nossa empresa resultando em ótimos negócios. Temos a equipe da Adove como uma extensão da equipe Cercas Cattoni, somos um único time”.

Invista em Inbound Marketing para indústria com quem é especialista!

A Adove é uma agência de negócios digitais que atua com marketing digital industrial e vendas, desde a estratégia até a execução de projetos para negócios B2B. Somos especialistas em Inbound Marketing para indústria!

Todas as ações são personalizadas e automatizadas para garantir agilidade e organização neste processo interdisciplinar. Sempre com imersão e muita parceria estratégica.

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Publicado por Abraind 30 de Julho de 2023
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